NECESSIDADE DE PUREZA DO CORPO DO CRENTE


1ª Coríntios 6:12-20

“Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês”. 1 Coríntios 6:20

O apostolo está trazendo a reflexão sobre a necessidade de pureza a partir do entendimento de como o crente deve se relacionar com o seu próprio corpo.

Tendo mostrado aos crentes de Corinto a profunda transformação que Jesus realizara neles purificando-os justificando-os e os santificando e fazendo-os herdeiros do reino de Deus, o apostolo passou a mostrar-lhes que a liberdade total e irrestrita que dominava a sociedade e que invadia a igreja era contraria à pureza que os crentes deveriam ter.

No tempo em que o texto foi escrito, os gregos viam o corpo como se fosse uma camisa de força para alma e por isso se colocavam em dois extremos: punir o corpo, controlando impiedosamente todos os desejos físicos ou deixar o corpo totalmente livre para satisfazer todos os desejos físicos ou deixar o corpo totalmente livre para satisfazer todos os seus instintos porque isso em nada afetaria a alma.

Então todas as coisas eram licitas, eram permitidas e as pessoas poderiam fazer tudo que tivessem vontade. Esse é o pensamento que também domina o mundo em nosso tempo:

-1. O crente precisa ter consciência do que é permitido e também do que é conveniente (6:12-14).

Mesmo aquilo que é permitido seja pelos costumes da sociedade, seja pelas leis, seja pela liberdade de escolha nem sempre é conveniente para o crente porque existem consequências para determinadas praticas e, até mesmo, limites estabelecidos por Deus.

O segredo para agir corretamente é não deixar dominar por coisa alguma.

O crente, por amor a Cristo, restringe sua liberdade pessoal e nisso prova que realmente é livre.

2. O uso do corpo do crente não é para a satisfação dos seus desejos. (6:13)

Assim pensavam os Corintos.

O corpo do crente é  para o SENHOR JESUS. Isso fica claro na afirmação que o apostolo fez no texto:

“O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo”. 1 Coríntios 6:13

O corpo é a expressão da personalidade e ele não pode ser menosprezado, pois Deus não o criou para instrumento de prostituição, para qualquer tipo de impureza sexual.
A importância do corpo é tão grande que ele será ressuscitado por Deus assim como Jesus foi ressuscitado (6:14):
Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará”. 1 Coríntios 6:14
Então o crente precisa ter consciência de que o seu corpo é membro de Jesus Cristo.
3. O corpo do crente é templo, habitação do Espírito Santo. (6:19)

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?1 Coríntios 6:19

Então o corpo do crente está em oposição à imoralidade sexual, e precisa estar capacitado para os propósitos divinos. O corpo, portanto não pode sofrer qualquer tipo de abuso. Porque é templo do Espírito Santo.

Interessante explicar, que não se trata de abuso, o sexo praticado dentro do proposito divino, que deve ser para o homem e mulher, desde praticados quando se trata de casais casados segundo as Escrituras.

Então, entende-se no texto que o corpo do crente pertence a Deus, por meio da redenção, o propósito para o uso do corpo é sublime: Glorificar a Deus, que é fazer com que os outros vejam a grandeza e a santidade de Deus mediante as coisas que realizamos com o corpo a serviço do Espírito Santo.

Aplicação:

Vivemos uma sociedade que valoriza e permite qualquer tipo de comportamento sexual. O crente, no entanto, não pode se deixar influenciar e dominar pela sociedade rebelada contra Deus. O crente não pode adotar os seus posicionamentos, pois precisa glorificar a Deus no seu corpo.

Qualquer forma de contato sexual que não seja entre um homem e mulher, unidos pelo matrimônio é impureza sexual e, portanto, inadmissível para aqueles que são membro de Cristo, que é templo do Espírito Santo.

Os cuidados com a pureza do corpo do crente deve ser alvo absoluto da vida cristã, quando aparece no texto os cuidados com o corpo a partir do comportamento sexual, é que o ensino quer transmitir o entendimento, que o sexo é forma mais intima de um homem e uma mulher, casados, se relacionar, daí as Escrituras estabelecer o casamento monogâmico como forma de viver a fidelidade conjugal.

Assim deve ser nossa relação intima e de fidelidade com Deus a partir de uma vida e corpo puro para habitação do Espírito Santo, e cumprimento dos propósitos divinos na igreja e na vida de outras pessoas na igreja e na sociedade.

Fonte: Revista Fidelidade - 1ª Corintios

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB