A SANTIFICAÇÃO DA IGREJA


1ª Coríntios 1:1-31 (10)

A composição da igreja com pessoas regeneradas, a santidade, e as características da igreja que vive a santidade, são temas primordiais do primeiro capítulo.

“Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todosBT vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer”. 1 Coríntios 1:10

1. A Igreja é composta por pessoas que se converteram e foram regeneradas por intermédio do favor de Deus (graça – 1:3-9).

A manifestação da graça divina é favor imerecido, faz parte da sua boa vontade.
Quando o Apóstolo Paulo enfatiza o fato de que as pessoas estavam na igreja por conta do favor divino, ele explica a sua declaração na abertura da carta ao desejar que a igreja tivesse a graça da parte de Deus e de Jesus Cristo. Nenhuma graça (Dom, dádiva), apesar de não merecidas não há faltar ao crente.

Deus concede a Igreja toda graça necessária: A Palavra, o conhecimento, a confirmação do testemunho de Cristo (1:5,6)

O texto faz ver que nada do que a Igreja recebe é por merecimento próprio, porque tudo é dado pela graça de Deus, manifestada em Cristo Jesus.

2. Deus é Santo, a sua igreja precisa ser santa (1:1,2)

Apesar de conhecer os problemas da Igreja de Corinto, Paulo se dirigiu aos crentes “santificados em Cristo, chamados santos”.

Santificados e santos são tradução da palavra grega que significam “Separados das coisas profanas e dedicados a Deus; purificados internamente pela renovação da alma” (James Strong).

Na carta, Paulo se dirigiu a uma congregação que pertencia a Deus – “igreja de Deus”. A Igreja que pertence ao Senhor é composta por pessoas purificadas por Cristo, que tem suas vidas renovadas, separadas das coisas profanas, e dedicadas a Deus por Jesus Cristo.

A Igreja é de Deus, do “Deus Santo” (1Pd. 1:15) e isto quer significar que a igreja é santificada, não por si própria, mas através da ação da graça de Cristo na igreja.

3. Características da Igreja Santificada (1:10-31).

Entende-se que a referencia de Paulo “Aos Santos da Igreja”, mesmo identificado na igreja problemas que o apostolo vai tratar na carta, ele não deixou de reconhecer a condição de ser composta de crentes salvos por Jesus.

A partir deste ponto o apostolo passa a advertências necessárias à santidade da igreja, e revela quais as características indispensáveis para santidade da igreja:

a) A unidade no entendimento e no parecer (1:10-15). Isto quer dizer que os crentes deviam ter a mesma disposição mental, o mesmo sentir, a mesma maneira de avaliar, o mesmo discernimento em relação ao modo como deviam viver.

A Igreja estava dividida e torno de líderes, mas isso não podia ser assim, uma vez que Cristo não está dividido.

Sendo a Igreja o corpo de Cristo, então não pode estar dividida, precisa ser unida e precisa estar centralizada no Cristo crucificado.

Todos os crentes têm a mente de Cristo (1ªCor. 2:16), pois o Espírito Santo é quem guia e ensina como a igreja precisa viver na perspectiva de Jesus Cristo como ensina as Escrituras.

b) O apego à salvação pela loucura da pregação (1:17-25). A palavra da cruz é loucura para os que perecem (1:18), mas é a manifestação real, palpável, do poder de Deus para salvação de todo o que crê. É a manifestação da sabedoria de Deus ao qual operou a salvação dos crentes pela cruz.

Os que são crentes, não devem julgar-se sábios a seus próprios olhos, porque pode ser que sejam apanhados na incredulidade.

O ser humano não pode, pela sua pretensa sabedoria, encontrar salvação. Só a encontra aquele que reconhece na cruz a manifestação da sabedoria de Deus e crê.

c) Reconhecimento do valor do que é considerado fraco por este mundo (1:26-31). Os valores do mundo são invertidos diante da verdade divina. Com a pregação da cruz, que é loucura para o mundo, mas sabedoria de Deus. Ele manifestou a salvação aqueles que o mundo considera desprezível, fez isso para confundir, e envergonhar os que se julgam sábios.

O salvo, então passa a pertencer a Deus, em Cristo Jesus e, diante da grandeza do Salvador. A glória do crente está exclusivamente baseada em Cristo, naquilo que Ele é e fez, e não nas coisas que o homem pode realizar e ter.

Aplicação:

Sabemos de que o mundo está mudando, mas isto não significa que a igreja precisa mudar, caminhar no chamado “politicamente correto”, não tem respaldo na Palavra de Deus. Lutar por isso é demonstrar que não há busca pela santificação.

Deus quer salvar o ser humano através da pregação do evangelho. Evangelizar é reconhecer e obedecer a sabedoria de Deus.

Não há porque se impressionar com igrejas que têm multidão, mas na sua membresia pessoas que toam a forma do mundo e deixam de pregar a mensagem da cruz de Cristo.

Que a Igreja do Senhor dedique-se, com amor, a falar aos outros de Cristo, que é a manifestação da sabedoria e do amor de Deus.

Fonte: Revista Fidelidade -1 Coríntios

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO