FRUTO DO ESPIRITO SANTO

Texto bíblico – Gálatas 5:22, e 23

V.22. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. V.23. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23  

(Gálatas 5, E 6)

Introdução:

Os dons espirituais são habilidades especiais que o Espírito Santo concede aos crentes com a finalidade de equipá-los para o serviço na obra de Deus.

Através do uso dos dons espirituais, os cristãos são mutuamente edificados e o Evangelho de Cristo é proclamado.

A relação dos Gálatas diante do ensino de Paulo:

Os mestres judeus legalistas na Galácia estavam incitando os cristãos à pratica da circuncisão (Gl 6.12,13).

Paulo ressalta que ser circuncidado muda inteiramente a orientação da salvação, que, em vez de ser pela graça de Deus, passa a ser pelas ações do indivíduo.

No entendimento de Paulo quem é circuncidado na tentativa de obter a aceitação de Deus é obrigado a guardar toda a lei, o que a história mostrou amplamente que ninguém pode fazer (Rm 3.10-18).

E uma perda dupla: não se pode ser justificados pela lei (Gl 2.16, n v i), e os que tentam fazer isso se separam (totalmente) de Cristo, fazendo com que Sua morte redentora na cruz de nada lhes sirva.

O que os mestres legalistas judeus fizeram com respeito à circuncisão não é diferente em princípio do que fazem mestres legalistas de todas as épocas. 

Paulo enfatiza: As obras da carne incluem porfias e emulações destrutivas, mas vão muito além delas.

Onde existe esse comportamento existe a prova de que a pessoa não está vivendo no poder do Espírito Santo (Gl 5.16,18,22,23), mas está sendo instigada por Satanás e suas hostes (Mt 16.23; At 5.3).

Contrapondo com as obras da Carne.

Paulo refere-se especificamente às obras realizadas pelo espírito humano regenerado ou às obras realizadas pelo Espírito Santo na vida do cristão.

A analogia do fruto relembra o ensino de Jesus sobre a videira, as varas, e a boa colheita (Jo 15.1-5).

v.1. Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
v.2. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
v.3. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
v.4. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
v.5. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.


João 15:1-5

1 – Dom do Espírito e Fruto do Espírito: Diferenças:

Os dons do Espírito traduzido das palavras gregas Pneuma (carisma) são capacidades sobrenaturais dadas pelo Espírito Santo aos membros do Corpo de Cristo para aquilo que for útil, visando a edificação do Corpo (1Co. 12:7; 1Co 14.12).

Tal capacidade é de caráter gratuito, ou seja, não se recebe por mérito, é dado segundo a vontade do Espírito Santo (1Co 12.11).

Apesar de o Espírito distribuí-los como quiser é possível que o cristão os busque (1Co 12.31).

Os dons falam daquilo que os crentes possuem, ao passo que o fruto fala daquilo que se torna.

Dom está relacionado ao que tenho, e fruto ao que sou.

Dom fala da habilidade de cada crente, ao passo que fruto fala do seu caráter.

Há pessoas que pensam ser espirituais porque possuem dons.

Os dons espirituais não provam o que se é; na igreja em Corinto apesar de não lhes faltar nenhum dom, não eram espirituais, mas, carnais.

Escrevendo aos Corintios o Apostolo Paulo classificação dos dons espirituais:

São ao todo nove dons. Três destes dons falam dos dons do saber: Palavra de sabedoria, palavra de conhecimento e discernimento de espíritos.

(1Co 1.7; 1Co 3.1,3; 1Co 12.8-10  )

2 – As obras da carne que se opõem à santificação:

Dentro do contexto do Novo Testamento, o vocábulo grego referente a palavra “carne” é “sarx”.

Essa palavra é utilizada para designar a natureza adâmica (Semelhante a Adão/Carnal) que domina o velho homem e o leva a praticar as obras da carne relacionadas em Gálatas 5.19-21.

Edward Robinson, no seu dicionário de grego do Novo Testamento, utiliza a palavra “sarx” para descrever a natureza exterior que difere do homem interior (Lc 24.39).

A palavra carne, no aspecto da teologia Bíblica, denota a fragilidade humana e a sua tendência ao pecado.

Ela é a sede dos apetites carnais (Mt 26.41).

O homem somente poderá viver em novidade de vida e no poder do Espírito Santo se, pela fé, receber Jesus Cristo como Salvador.

A natureza pecaminosa produz concupiscência, luxúria, desejos descontrolados e paixões impuras (2Pe 2.10).

A Bíblia ensina que a concupiscência da carne não procede de Deus (1Jo 2.16).

No inicio com a experiência do primeiro casal , veio a cobiça, o fruto da árvore que Deus havia ordenado que não comesse.

Desejo este que trouxe terríveis consequências para sua vida e para a humanidade (Gn 3.6).

A cobiça de Acã o levou à morte (Js 7.21). Assim, não permita que o desejo da carne, da velha natureza, domine você, comprometendo a santificação da vida cristã.

Atente para o que Paulo ensinou às igrejas da Galácia a respeito da cobiça da carne contra o Espírito (Gl 5.17).

Os desejos da carne serão sempre contrários à vontade de Deus.

3 – O fruto do Espírito que se opõem à carnalidade:

Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, “o fruto do Espírito são os hábitos e princípios misericordiosos que o Espírito Santo produz em cada cristão”.

Esses hábitos e princípios são o resultado de uma vida de comunhão com Deus.

Vejamos Romanos 6.22

“Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna”. Romanos 6:22

De acordo com este texto, depois de liberto do pecado, o crente precisa desenvolver o fruto do Espírito.

Reitero aqui o que já conhecemos a respeito dos dons espirituais:

Os dons espirituais são dádivas divinas, mas o fruto precisa ser desenvolvido, cultivado.

O Espírito Santo desenvolve o seu fruto na vida do crente à medida que se aproxima de Deus e procura ter uma vida de comunhão e santidade.

A santidade que o Espírito Santo gera na vida do crente.

O Espírito Santo molda e ensina o que é certo e o que é errado à medida que busca a Deus em oração, leitura, e estudo da Palavra.

Por meio da Palavra de Deus, o Espírito Santo vai trabalhando gradativamente na vida de cada servo do Senhor, até que alcance a estatura de homem perfeito (Ef 4.13).

Quando deixa de ser meninos, e prontos para produzir bons frutos (Lc 8.8).

O crente precisa andar em novidade de vida, em santidade. Segundo os pressupostos bíblicos, para a santificação.                                                                              

Conclusão:

Assim aprendemos a importância de crer que Deus é quem distribui livremente dons para capacitar o Seu povo, e estes Dons não estão limitados em uma única lista.

Deus faz muito mais: Entendo que Ele age em acordo com a história da Igreja, no seu tempo, cultura, e necessidade.    

Há da parte do Deus um Poder ilimitado a ser derramado sobre sua igreja, por isso coloque-se a disposição para receber de Deus mais dons espirituais do que a sua mente pode imaginar.

Há de se destacar que os Dons Espirituais estão ativos e disponíveis para Igreja do Senhor Jesus Cristo:

Para edificação dos santos, isto é, vigora nos dias atuais.

Isso quer dizer que este expediente da comunicação sobrenatural de Dons por parte do Espirito Santo de Deus, não morreu com os Apóstolos.

Mas nos é dada hoje, segundo a vontade, e propósito Daquele que distribui aos crentes como quer e a quem quer.

Necessário, portanto que cada crente seja vigilante, e assim não permitir que a vontade da carne prevaleça, para tanto é importante uma vida de santidade, de busca da Palavra, e oração.

Textos Bíblicos para concluir:

Gálatas 5:16-21: “Andar em Espírito” Condições para que a vontade da carne seja vencida:   

Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”.

E Gálatas 5:22-26: FRUTO (no singular) do Espírito. O que o Espírito produz na pessoa arrependida é a SALVAÇÃO que se apresenta com as características do Fruto do Espirito, Leia o Texto: 

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”.

Exemplo: “Uma Laranja” – Tem: Casaca, Membranas, Gomos, Favos, Sementes, e o saboroso Caldo! Várias características, porem, a laranja é uma só!


Pr. Ozéas Dias Gomes - Novembro 2021

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB