A PLENITUDE DO ESPÍRITO SANTO

Efésios 5.17-19 (18)

v.17. Mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
v.18. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
v.19. Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;


Efésios 5:17-19

Textos bíblicos – Efésios 3; 4; 5.15-21; Romanos 8.1-30   

Introdução:

Ser cheio do Espírito Santo é o imperativo divino para todos os crentes. Não ser cheio do Espírito Santo é desobediência ao mandamento do Senhor. Em nosso meio podemos encontrar crentes que têm o Espírito Santo, mas não estão plenamente cheios dele.

Você quando convertido a Jesus torna-se habitação do Espírito Santo, mas não significa que estar transbordando do Espírito.

Você pode ser casa do Espírito, mas precisa tê-lo como dirigente da sua vida.

Todo crente precisa ter a consciência que a vontade divina é que ele seja uma vida que dá testemunho da plenitude do Espírito, produzindo abundantemente as características do Fruto Do Espírito (Gálatas 5).

Paulo destaca a revelação recebida sobre este importante tema quando escreve aos Efésios 5:18: “...mas enchei-vos do Espírito”.

1 – O que significa e como ser "pleno" (ou cheio) do Espírito de Deus:

A plenitude do Espírito Santo é um mandamento claro da Palavra da Verdade e não uma opção.

O apóstolo Paulo dá uma ordem expressa: “Enchei-vos…”

É a efetiva Vontade Deus que você seja Cheio do Espírito Santo.

O Senhor não apenas quer que você seja Cheio do Espírito, mas ordena você a sê-lo.

Não ser cheio do Espírito Santo é estar limitado a ação Divina, é desobediência a ordem do Senhor.

Como crentes em Cristo não há como nos estacionar a uma vida infrutífera.

Se não estivermos cheios do Espírito Santo estaremos cheios de nós mesmos ou até mesmo cheios de pecado.

Não estar cheio do Espírito é pecar contra Ele, é entristecê-lo, é apagá-lo, é desobedecê-lo, assim como é pecado contra Ele quando se rejeita a Salvação.

A plenitude do Espírito Santo é efetivamente a vontade de Deus para todos os crentes.

O Imperativo Divino para ser cheio do Espírito Santo não está afeto apenas aos líderes da igreja, mas é extensivo a todos os crentes.

É privilégio de todos os salvos.

Todos são iguais.

Todos os crentes são templos de Deus.  

Não há como perceber pessoas, ou grupos privilegiados e especiais na igreja.

João Batista é considerado cheio do Espírito Santo desde o ventre materno.

Idosos, Adultos, jovens, adolescentes, e crianças, salvos em Cristo recebem o Espirito Santo, e devem buscar crescer na plenitude, sendo Cheios do Espírito.

Os líderes devem ser cheios do Espírito, espelhando, assim, as marcas de Cristo na sua vida e ministério.

A Plenitude do Espírito Santo deve ser uma busca constante na  vida do crente.

Portanto. Todos os dias os crentes precisam buscar conhecer e ser Cheio do Espírito. Precisamos depender de Deus todos os dias, andar com Deus todos os dias e buscar a plenitude do Espírito anto todos os dias.

2 – Plenitude, o desafio do crente hoje:

A atuação do Espírito Santo, precisa ser muito mais o dar (dons), o mais  importante é gerar em nós por meio da santidade o Fruto do Espírito.

Apesar dos muitos simbolismos utilizados na Bíblia (vento, fogo, pomba, água, azeite), o Espírito Santo é uma Pessoa e não uma força como alguns erroneamente pensam.

Infelizmente, o desafio para alguns irmãos, é tratar o Espírito Santo mais como um poder do que uma Pessoa.

No entanto, a Palavra nos deixa claro que o Espírito de Deus é uma Pessoa que ama, sente, fala e ouve, e tem como missão primordial conduzir a SUA MISSÃO NO MEIO DA IGREJA DE JESUS!.

É conduzir o homem a toda verdade, transmitindo-lhe as palavras de Cristo, fazendo-o lembrar delas (Jo 5:39),

Através da espada do Espírito (Ef 6:17), repassando ao homem a capacidade de ser alvo da plenitude do Senhor.

Pra que Cristo habite, pela , no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes, perfeitamente compreender, com todos os santos, qual a largura, e o comprimento, e altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.” (Ef 3.17-19).

Através do Fruto do Espírito Santo, essas virtudes constatadas na passagem acima se manifestam na vida do cristão, e este se torna cheio do Espírito Santo (Ef. 5:18).

O Fruto do Espírito são expressões do caráter de Cristo e conduz o homem à santificação (Jo. 17:17).

Outro desafio, para muitos, ser cheio do Espírito é sinônimo de “rebuliço litúrgico”, “emocionalismo histérico”, “manifestações carismáticas”, “efusão de dons” e “manifestação de línguas estranhas”.

É claro, o crente cheio do Espírito é alegre, vibrante, cheio de amor, valorizando o viver pela Palavra.

Ele não só estuda a palavra, mas tem comunhão com o Deus da Palavra; não apenas faz uso da Bíblia,

Mas guarda os ensinos da Palavra, buscando diariamente uma experiência vivencial que gere intimidade com o Espírito Santo.

De acordo com  Robert Menzies: “Não há cristão sem o Espírito. Não há cristão que exista sem a obra do Espírito Santo em nossa vida”.

Importante atentar-se ao fato de que a palavra “Fruto” encontra-se no singular, e não no plural, demonstrando que se trata de um único Fruto subdividido em nove atributos (ou virtudes).

Oriundos do amor, sendo esta a plataforma para a operação de tais atributos componentes do Fruto do Espírito (Gl 5:22I Co 13:1,4-8), pois Deus é o próprio amor (I Jo 4.7-8).

Conclusão:

Estar cheio do Es­pírito, viver e andar nele.

As­sim, estar experimentando a plenitude espiritual desejada por Deus para todos os crentes.

Embora nem a idade nem a ex­periência sirvam de garantia de maturidade espiritual, o fruto do espíri­to a produz. 

A maturidade espiritual envolve melhor entendimento do Espírito de Deus e das necessidades das pessoas:

Nessas condições, pode-se melhor exercer os dons.

A maturidade aumenta nossa sensibi­lidade diante do Espírito Santo, a fim de compreender como operam os dons e quando são necessários.

Perceber o equilíbrio, sem ir­ a extremos. Procurar resul­tados em longo prazo, e não apenas bênçãos para o momento.

E buscar um reavivamento que perdura­rá até à vinda de Jesus.

A maturidade espiritual ajuda a ter bons relacionamentos com as pessoas.

Passa-se a compreendê-las melhor e a conhecer a forma efetiva de ministrar a elas.

Deve­-se esforçar para alcançar a união.

As pessoas, ao observarem nosso caráter e conduta, passarão a ter confiança em nós.

A Igreja Pri­mitiva escolheu seus sete primeiros diáconos com base na sua 'boa re­putação' (At 6.3).

Uma boa reputa­ção confirmada pelo próximo é crucial à plena liberação do Espírito no ministério aos outros e ao cresci­mento da Igreja.

'Enchei-vos' imperativo que tem o significado, de ser pleno do Espírito.

A vida espiritual do Salvo em Cristo deve experimentar a atuação constante do Espírito (Ef 3.14-19; 4.22-24; Rm 12.2).

Mediante enchimento pleno do Espírito Santo.

Já sabemos que o crente é batizado no Espírito Santo após a conversão (ver At 1.5; 2.4).

Mas também deve re­novar-se no Espírito Santo repetidas vezes, para adoração a Deus, servi­ço e testemunho (ver At 4.31-33).

Experimentar, encher-se pleno do Espírito Santo quando mantem-se uma fé viva em Jesus Cristo (Gl 3.5),

Estar repleto da Palavra de Deus (Cl 3,16),

Orar, e dar graças e cantar ao Senhor (1 Co 14.15; Ef 5.19,20),

Servir ao próximo (Ef 5.21), e

Fazer aqui­lo que o Espírito Santo quer (Rm 8.1-14; Gl 5.16ss.; Ef4.30; 1 Ts5.19).

Notadamente pode-se observar na vida do crente Pleno do Espírito os resultados que produz na vida do salvo:

(a) Falar com alegria da Palavra de Deus,

(b) Dar testemunho da fé, 

(c) Dar graças por tudo, e

(d) Sujeitar-se uns aos outros. (Efésios 5:19-21).

Texto Bíblico para concluir:

Efésios 5:18-20: Ser Cheio do Espírito Santo:  

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

 

Pr. Ozéas Dias Gomes – Novembro de 2021

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB