A CONVERSÃO E O ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo no ato da conversão

Texto: Romanos 8:9

Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. Romanos 8:9

Textos Bíblicos: João 3:3-6 (1º Jo. 5:1); João 15:26; 16:7-14; 1ª João 5:8; Romanos 8:1-39; 1ª Corintios 2:12-16; 1ª Corintios 6; Gálatas 4; Efésios 4, e 6.

Introdução:

O Espírito Santo revela-nos a graça da salvação.

Sempre que o Espírito Santo se revela, a experiência da conversão da pessoa a Jesus Cristo se manifesta.

O Espírito Santo concede o convencimento de que dentro do ser humano existem tendências ao pecado.

Mas mostra, ao mesmo tempo, permite perceber o dano no ato de pecado, que ofende a Deus.

Isto porque o Espirito sabe como Deus é Santo e, por isso, quando Ele libera , quando Ele santifica o coração do convertido.

Daí a aversão natural do crente de magoar a Deus pelo pecado.

1 – Um fator especial: Experiência de salvação pessoal:

Quando se vai a Deus em arrependimento, oportunidade de confessar os pecados e abrir o coração para aceitar a Jesus Cristo como único Salvador e Senhor.

Ser confrontados com as promessas mais tranquilizadoras da Bíblia:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9

É esta certeza de aceitação e segurança em Cristo.

2 – A conversão e o selo da presença dele:

O Selo do Espírito Santo significa que o próprio Espírito de Deus habita no crente, e essa habitação assegura sua salvação eterna.

A Bíblia diz que somente aqueles que ouvem e creem no Evangelho de Jesus Cristo é que são selados com o Espírito Santo.

O selo é uma marca oficial de identificação.

Nos tempos antigos o selo era estampado numa carta, documento ou objeto com a finalidade de garantir sua autenticidade, identificar sua propriedade, conferir autoridade e proteger contra violação.

Um rei possuía um anel de selar com o qual validava decretos, realizava transações e marcava propriedades.

Então obviamente é muito significativo a Bíblia falar dos crentes como tendo o selo do Espírito Santo.

O Selo do Espírito Santo no crente significa propriedade exclusiva do Senhor.

O crente é salvo, redimido e justificado pelos méritos de Cristo, e regenerado e santificado pelo Espírito Santo, de fato é propriedade do Senhor (1ª Pedro 2:9).

O selo do Espírito Santo na vida do crente denota que ele pertence a Deus (1ª Coríntios 6:19, 20).

3 – A busca constante as plenitude dele:

Sem a plenitude do Espírito Santo os membros da Igreja de Cristo caminham sem rumo, ao contrario de uma vida frutífera.

Sem a Plenitude do Espírito os esforços se tornam fracos para alcançar resultados na produção dos frutos.

Sem a Plenitude do Espírito as ações dos crentes serão apenas carnais e terrenas.

Sem a Plenitude do Espírito o crente fatalmente perde a alegria da comunhão, da adoração, da gratidão, e do serviço.

A Voz Imperativa “Enchei-vos do Espirito”.

Este deve ser o exercício de todos os salvos, a busca do enchimento do Espirito, ou seja, entendendo que o Espirito habita na vida do Salvo.

É necessário permitir a Sua Ação completando em sua vida as características do Fruto do Espirito (Gálatas 5).

Isso demostra que a plenitude do Espírito, não é apenas relativa a uma pessoa, mas extensivo a todos os salvos.

A plenitude do Espírito não apenas está à disposição de todos os salvos, mas é, também, uma ordenança a todos eles, sem exceção e sem acepção.

Certamente acontecimentos tentarão fazer você desistir da Busca do Espirito Santo.

Mas o seu exercício deve ser constante para ser cheio de todo o Espirito.

4 – A comunhão com ele: O objetivo maior:

A graça do Senhor Jesus demonstra o efetivo acesso para o companheirismo com Deus.

O amor de Deus Pai mantém essa companhia viva e vibrante.

O Espírito Santo também desempenha um papel vital na garantia de companhia de todos os salvos com o Todo-Poderoso.

Sua contribuição é o foco da revelação bíblica sobre a comunhão do Espírito Santo na Vida do Crente e da Igreja.

O último versículo de 2 Coríntios é poderoso:

A graça (favor e bênção espiritual) do Senhor Jesus Cristo; o amor de Deus; e a presença e comunhão do Espírito Santo estejam com todos vó, (2ª Coríntios 13:14).

Conclusão:

Portanto Comunhão como o Espírito Santo, é à base da comunhão dos crentes na Igreja de Jesus, evidentemente, este é um aspecto da natureza da igreja.

A igreja do Novo Testamento vivia pelo testemunho, serviço e comunhão.

Todas estas três coisas são essenciais para a igreja ser perseverante.

A  igreja deve pregar e ensinar, e deve servir – seguindo o exemplo de Cristo.

Mas Comunhão com o Espirito Santo, e comunhão entre os irmãos; ambas essenciais para uma proclamação do evangelho, e efetiva para um serviço relevante.

Comunhão é a permanência da igreja na videira, para que possa produzir muito fruto.

É o corpo se tornando “bem ajustado e consolidado”, edificando-se a si mesmo em amor para que os dons individuais do Espírito possam se manifestar no mundo (Ef 4:16).

Muitas vezes tanto a pregação como o serviço da igreja tem sofrido simplesmente por falta da verdadeira Comunhão.

Textos em destaque:

Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim”. João 15:26.

Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concorda  num”. 1 João 5:5-8.

Textos Bíblicos para concluir:

João 15:26, e 27: O Espirito da Verdade capacita todo o crente:

"Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito. E vocês também testemunharão, pois estão comigo desde o princípio".

E João 16:7-14: A Obra do Espírito Santo guiando a Ireja em TODA A VERDADE:: 

“Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. "Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

E Romanos 8:9-11: A veracidade da habitação do Espírito na Vida do Crente para mortificar a vontade da carne?

Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês”.

E Gálatas 4:6, e 7: Deus enviou o Seu Espírito ao coração dos crentes para testificar a filiação divina do crente, dando as condições de Coerdeiros com Cristo:

“E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho aos seus corações, o qual clama: "Aba, Pai". Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro”.


Pr. Ozéas Dias Gomes – Novembro 2021

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO