A POSSE DOS DONS ESPIRITUAIS

Possuir um Dom (Ou Dons) Dados por Deus.

Texto bíblico – Romanos 12.1-8   

v.1. Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

v.2. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

v.3. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

v.4. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

v.5. Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

v.6. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

v.7. Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

v.8. Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:1-8

(Romanos 12, E 13, Efésios 4)

Introdução:

Por isso, diz: Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens:  Efésios 4:8.

A obra salvadora de Jesus na vida do crente foi marcante que, além de livrar do pecado e do cativeiro da morte, Jesus ainda concede dons através do Espírito Santo.

Os dons espirituais são as manifestações práticas do mover do Espírito Santo.

Quando se aproxima de Deus, e que se compromete em cumprir a Sua santa vontade, Deus é quem concede habilidades práticas às quais são para cooperar na edificação da Igreja.

Estes dons possuem tão somente esse objetivo: cooperar com o Espírito Santo na edificação do corpo de Cristo.  

Veja o texto: "[...] com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo" Efésios 4:12.

Este texto de efésios mescla dons e ministérios. E isso tem uma explicação também.

Os ministérios são, nada mais, nada menos, do que o aperfeiçoamento dos dons concedidos aos Salvos.

Quando o Senhor concede um dom e o salvo passa a desempenhá-lo na prática, então o serviço se torna um ministério.

Este é o conceito bíblico. Portanto, os dons são concedidos aos salvos para que se tornem ministérios, para edificar o corpo de Cristo.

1 – Aclarando o significado de Dons espirituais:

Os Dicionários mostram significados de Dons:

Qualidade natural; aptidão, talento.

No contexto bíblico neotestamentário, a referencia dons espirituais trata os dons dados por Deus aos crentes, por meio do Espírito Santo, para auxílio na propagação do evangelho de Jesus Cristo e edificação da igreja.

Os dons são listados na Bíblia, na primeira carta do apóstolo Paulo aos crentes da igreja de Corinto.

Dons do Espírito Santo: Eles são descritos no Novo Testamento, principalmente em 1ª Coríntios 12Romanos 12, e Efésios 4.

Para o fortalecimento da Igreja.

Os dons do Espírito Santo são capacidades que o Espírito dá às pessoas para a edificação da igreja. 

Os dons são dados de acordo com a vontade de Deus.

Os dons espirituais, ainda que sejam diferentes uns dos outros, são todos úteis para o trabalho de servir a Deus e uns aos outros.

A Bíblia diz em Romanos 12:4-5:

“Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos; somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros”.

Dom do Espírito e dons espirituais: Qual a diferença?

Dons e Dom do Espírito: Quando a Bíblia fala de dons (no plural) refere-se às aptidões dadas ao crente.

Mas quando cita o “Dom do Espírito Santo”, está se referindo a Capacitação Especial vinda do Espírito Santo para o efetivo Testemunho da Fé como em Atos 2:1-47.

Na Carta aos Coríntios, encontramos a palavra “dons”, que é traduzida a partir do original da palavra  CARISMA; portanto, o termo “CARISMÁTICO”.

A palavra raiz significa “graça”. Dons como demonstração da Graça Salvadora de Jesus Cristo.

2 – Efetiva manifestação dos dons na vida do crente:

O crente deve conhecer o propósito dos dons e que são dados por Deus.

Que são confiados às mãos dos crentes não são brinquedos.

Muito menos posses que se obtém por algum mérito ou por de ser um crente super especial.

Eles são ferramentas entregues nas mãos dos salvos para ajudar na obra do Reino de Deus.

Veja o texto de I Pedro 4:10-11:

Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém”.

Posso ter todos os dons? Paulo deixa claro em 1ª Co 12:31 que o crente deve buscar os melhores dons para ajudar na obra de Deus.

 

Mas também deixa declara que um corpo tem muitas partes.

 

Cada um tem sua função específica e deve estar satisfeito em usar uma ou mais ferramentas dadas por Deus para a edificação de todo o corpo.

 

Veja: 1ª Co 12:12: 

 

“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. (13) Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. (14) O corpo não é feito de um só membro, mas de muitos”.

 

Mas nunca se esqueça de que os diversos Dons servem para manifestar o amor de Jesus Cristo aos outros e para ajudar no Reino de Deus!

 

Cada crente é um instrumento que através do Dom Recebido, é usado nesta missão.

3 – O caminho mais excelente para eles:

 

O próprio apóstolo Paulo disse: busquem os melhores dons. Veja o texto:

 

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente”. 1ª Coríntios 12:31.

 

Paulo diz sobre “procurar com zelo os melhores dons”, o referido texto não se refere a qualificação dos dons, mas ele apontava para o que seriam mais úteis na igreja para qual ele escreveu.

 

E, considerando os dias atuais, o entendimento é o mesmo, cada crente deve buscar os dons que são úteis para a edificação da igreja.

 

Embora cada crente tenha liberdade de pedir por um dom especifico não se quer dizer que será agraciado com ele, pois o Espírito Santo concederá os dons que sejam úteis na igreja e não para a promoção pessoal da pessoa.

 

É muito comum os crentes pedirem os dons especiais, porém o que Paulo quer ensinar é que numa igreja a variedade de dons é grande.

 

Outro fator que pode ter induzido Paulo a usar a expressão “melhores dons” se fundamenta no que ele escreveu no capitulo 13 de 1ª Corintios: “Mais importante é o amor”

 

Ao dizer “melhores dons”, ele não quis que alguns dons se sobressaem a outros; quando o objetivo do dom é evidenciar que cada crente que está reunido na Igreja do Senhor, poderá desenvolver o Dom que Recebeu do Senhor.

 

Por isso, que, no capítulo 13 da primeira carta aos Coríntios, ele vai falar sistematicamente do amor, pois, para que serve uma igreja repleta de dons, mas não possuir o mais precioso dom que é o amor.

 

Portanto, não se trata de ter um dom que seja entendido como mais relevante que outro dom aparentemente diminuto, mas entender sendo a manifestação da vontade de Deus, e que é dEle que todos os Salvos recebemos os Dons; o que Ele tem para dar a cada um dos seus servos, este é “O Melhor Dom”.

Conclusão:

Às vezes alguns crentes até chegam a dizer: “Eu não tenho dom”.

Por outro lado muitos, talvez reagindo contra esta indiferença, dizem ser possuidores de dons e têm caído em exageros e erros que têm levado alguns outros a rejeitar estes dons, completamente.

Isso, porém, não deve te surpreender. Portanto, não se pode ficar indiferentes.

O trabalho de Deus é um trabalho espiritual, que só pode ser feito por meios espirituais.

Se você quer ser usado com suas habilidades e talentos para o Serviço a Deus, encontre a resposta a essas três perguntas:

O que é um dom espiritual?

Qual é o dom que Deus me concedeu quando Ele me salvou?

Como devo usar este dom?

Texto Bíblico para construir:

1ª Corintios 12:1-6: Dons pelo Espírito: 

Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes. Vocês sabem que, quando eram pagãos, de uma forma ou de outra eram fortemente atraídos e levados para os ídolos mudos”. Por isso, eu lhes afirmo que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus seja amaldiçoado; e ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’, a não ser pelo Espírito Santo. Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. “A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum”.


Pr. Ozéas Dias Gomes – Novembro de 2021

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB