O MAU USO DAS PALAVRAS
A língua é um mundo de iniquidade
Tiago 3.1 – 6
“v.1. Meus irmãos,
muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
v.2. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
v.3. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
v.4. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
v.5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
v.6. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno”.
Tiago 3:1-6 (7-12)
v.2. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
v.3. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
v.4. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
v.5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
v.6. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno”.
Tiago 3:1-6 (7-12)
Esboço de Tiago 3
3.1 – 6: A língua é um mundo de iniquidade
3.7 – 12:
Da boca procede a bênção e a maldição
3.13 – 18:
Sabedoria terrena e sabedoria do alto
Em Tiago
3, há um ensino poderoso sobre a língua.
Como a
língua deve ser usada, precisa ser a preocupação dos líderes e crentes.
As nossas
palavras podem edificar sonhos fantásticos, assim como pode destruí-los.
Tiago nos
ensina sobre o mundo de maldade e pecado que há escondido em um órgão tão
pequeno, e sobre o nosso dever de dominá-lo. Não devemos usar a boca
como fonte de bênção e maldição. Ela deve ser apenas, fonte de bênção. Uma
fonte limpa!
Ele
encerra Tiago 3, falando sobre a diferença entre a sabedoria terrena e a
sabedoria do alto:
·
Uma
se comporta de maneira carnal, egoísta, insensata, destrutiva.
·
A
outra é muito superior! Pacífica, espiritual, amorosa e promotora da
união.
Os versos 1-6. O tema principal é o uso das palavras
proferidas, e o mau da língua.
1. Mestres tem o compromisso de usar bem a sua língua (ou
palavras).
“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres,
sabendo que receberemos mais duro juízo”. Tiago 3:1
- Meus
irmãos... Mais uma vez se dirigindo a Sua Comunidade de Irmãos.
- Muito de
vós não sejam mestres... Indica o perigo de algum irmão pronunciar algum
ensino, pensando que são “mestres” no assunto.
- Sabendo
que receberemos mais duro juízo... Indica a responsabilidade que recaem sobre
aqueles que ensinam.
É como Tiago
estivesse dizendo aos irmãos “se você não sabe, ou domina o assunto, precisa
cuidar como usar as palavras”.
Não sejais – literalmente, “não se
torne”: tomar a posição de mestre apressadamente, e por sua própria vontade.
Muitos de vós – SER MESTRE é nobre;
mas poucos estão aptos para isso. Poucos governam bem a língua e somente
aqueles que podem governá-la estão aptos para o ofício; portanto, “MESTRES” não
devem ser muitos. (Tiago 3: 2).
Mestre aqui pode ser entendido como: Professores, ou os
que ensinam.
Portanto, é preciso
dar atenção aos ensinos de Tiago, quando somos advertidos a não ficar ansioso
por ocupar a função de “mestre”, por causa da responsabilidade quanto ao uso
das palavras.
2. Todos tropeçamos...
“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se
alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear
todo o corpo”. Tiago 3:2
- Porque todos tropeçamos... Tiago quer
demonstrar que nenhum de nós escapa de tropeçar... E explica: “Em muitas coisas”.
- Se alguém não
tropeça em palavra... Equivale “Se é que...”
- O tal é
perfeito... Ou seja, está apto...
- E poderoso para
também refrear todo o corpo...
Não
tropeça – literalmente “não tropeça”: é isento de ofensa ou
“escorregar” em palavras: em que se trata especialmente de alguém que se propõe
a ser um “professor”.
Portanto, tropeçamos em muitas coisas, mas os
erros mais difíceis de evitarmos são aqueles que envolvem a língua, como uma
palavra dita de forma errada.
3. Duas metáforas... Demonstram o campo de domínio do homem.
“v.3. Ora, nós
pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir
todo o seu corpo.
v.4. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa”. Tiago 3:3,4
v.4. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa”. Tiago 3:3,4
- Freios na boca
do cavalo... Conseguir dirigir todo o seu corpo.
- Um pequeno
leme... Conduz uma grande NAU, para onde quer a vontade daquele que as governa.
Freios na boca do cavalo, e leme em um navio... O autor mostra que se trata de um
instrumento de dimensão pequena, mas que serve para conduzir..., Mais adiante
vai comparar com a língua “pequeno órgão”.
Davi também usa a
figura do freio na boca do cavalo, para falar sobre o controle da fala.
“Eu disse:
Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto
o ímpio estiver diante de mim”. Salmos 39:1
Portanto, quando um
homem tem controle sobre a sua fala será senhor de toda a sua ação.
4. Assim também é a língua...
v.5. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes
coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
v.6. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Tiago 3:5,6
v.6. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. Tiago 3:5,6
- Assim também a língua...
é um pequeno membro... D o corpo.
- Gloria-se de
grandes coisas... “Tagarela”...
- A língua também
é um fogo... “Como fogo”...
- Vede quão grande
bosque um pequeno fogo incendeia... “Fagulha”
Ainda descreve:
- É como mundo de
iniquidade...
- Contamina todo
o corpo...
- Inflama o curso
da natureza...
- É inflamada pelo
inferno...
Naturalmente
Tiago faz menção como se porta a língua dominada pela natureza carnal.
Orgulha-se
de grandes coisas – Há grande momento em que os descuidados
pensam “pequenas” coisas (Bengel).
“Um mundo de iniquidade”, “inflama o
curso da natureza”, “dominada pelo inferno”: que ilustra como as grandes palavras da pequena língua
produzem grande dano (Tg 3:6).
Portanto, é
indispensável que todos os leitores de Tiago compreendam que todo o poder destruidor
da língua ferina vem diretamente do inferno.
5. Da boca procede a bênção e a maldição - 3.7 – 12
v.7. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
v.8. Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
v.9. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
v.10. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
v.11. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
v.12. Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Tiago 3:7-12
Assim... A língua é...
- As bestas feras, e animais da terra podem ser domados pela natureza humana.
- Mas nenhum homem pode domar a língua.... - nem mesmo a sua própria língua
- É um mal que não se pode refrear.
- Está cheia de peçonha mortal... - Como veneno mortal.
O que fazemos com a lingua?
- Com ela bendizemos a Deus e Pai,
- E com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
- De uma mesma boca procede bênção e maldição.
- Meus irmãos, não convém que isto se faça assim... Alerta!
- Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? - Uma pergunta para reflexão!
- Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? - As contradições da língua!
- Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Portanto, todos os crentes devem cuidar do emprego das palavras pronunciadas pelos seus lábios,,, De outra forma é preciso aprender usar o "filtro" para falar, ou responder alguma indagação, para não incorrer em enganos...
5. Da boca procede a bênção e a maldição - 3.7 – 12
v.7. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
v.8. Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
v.9. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
v.10. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
v.11. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
v.12. Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Tiago 3:7-12
Assim... A língua é...
- As bestas feras, e animais da terra podem ser domados pela natureza humana.
- Mas nenhum homem pode domar a língua.... - nem mesmo a sua própria língua
- É um mal que não se pode refrear.
- Está cheia de peçonha mortal... - Como veneno mortal.
O que fazemos com a lingua?
- Com ela bendizemos a Deus e Pai,
- E com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
- De uma mesma boca procede bênção e maldição.
- Meus irmãos, não convém que isto se faça assim... Alerta!
- Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? - Uma pergunta para reflexão!
- Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? - As contradições da língua!
- Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Portanto, todos os crentes devem cuidar do emprego das palavras pronunciadas pelos seus lábios,,, De outra forma é preciso aprender usar o "filtro" para falar, ou responder alguma indagação, para não incorrer em enganos...
O que aprendemos?
Aprendemos que o autor Tiago focou o seu ensino na direção de advertir os crentes da comunidade cristã de sua época quanto ao bom uso da língua no pronunciar as palavras.
Aprendemos que a nossa lingua pode ser domada, e que devemos usa-la PARA O LOUVOR AO SENHOR, e para abençoar os nossos irmãos.
Aprendemos que a nossa lingua pode ser domada, e que devemos usa-la PARA O LOUVOR AO SENHOR, e para abençoar os nossos irmãos.
Podemos
ver que a questão do falar, e ouvir, está fortemente presente nos ensinos de
Tiago.
Além de Tiago 3, também podemos ver: Tiago 1:19, 26;
4:11, 12; 5:12.7.
Leia Prov. Cap. 18
Provérbios 25: 11. Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
https://bibliajfa.com.br/app/acf/20O/25/11
- Palavras ditas no tempo certo e da maneira certa são valiosas.
Concluímos que todo crente, seja líder, ou irmãos
na igreja precisam cuidar do uso das palavras, para que sejam respeitados
quando for testemunhar, ou ensinar a respeito da sua fé.
Comentários
Postar um comentário