O MAU USO DAS PALAVRAS


A língua é um mundo de iniquidade
Tiago 3.1 – 6

“v.1. Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.
v.2. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.
v.3. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
v.4. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
v.5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
v.6. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno”.


Tiago 3:1-6 (7-12)

Esboço de Tiago 3

3.1 – 6: A língua é um mundo de iniquidade
             3.7 – 12: Da boca procede a bênção e a maldição
3.13 – 18: Sabedoria terrena e sabedoria do alto

Em Tiago 3, há um ensino poderoso sobre a língua.

Como a língua deve ser usada, precisa ser a preocupação dos líderes e crentes.

As nossas palavras podem edificar sonhos fantásticos, assim como pode destruí-los.

Tiago nos ensina sobre o mundo de maldade e pecado que há escondido em um órgão tão pequeno, e sobre o nosso dever de dominá-lo. Não devemos usar a boca como fonte de bênção e maldição. Ela deve ser apenas, fonte de bênção. Uma fonte limpa!

Ele encerra Tiago 3, falando sobre a diferença entre a sabedoria terrena e a sabedoria do alto:

·       Uma se comporta de maneira carnal, egoísta, insensata, destrutiva.

·       A outra é muito superior! Pacífica, espiritual, amorosa e promotora da união.

Os versos 1-6. O tema principal é o uso das palavras proferidas, e o mau da língua.

1. Mestres tem o compromisso de usar bem a sua língua (ou palavras).

“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo”. Tiago 3:1

- Meus irmãos... Mais uma vez se dirigindo a Sua Comunidade de Irmãos.
- Muito de vós não sejam mestres... Indica o perigo de algum irmão pronunciar algum ensino, pensando que são “mestres” no assunto.
- Sabendo que receberemos mais duro juízo... Indica a responsabilidade que recaem sobre aqueles que ensinam.

É como Tiago estivesse dizendo aos irmãos “se você não sabe, ou domina o assunto, precisa cuidar como usar as palavras”.

Não sejais – literalmente, “não se torne”: tomar a posição de mestre apressadamente, e por sua própria vontade.

Muitos de vós – SER MESTRE é nobre; mas poucos estão aptos para isso. Poucos governam bem a língua e somente aqueles que podem governá-la estão aptos para o ofício; portanto, “MESTRES” não devem ser muitos. (Tiago 3: 2).

Mestre aqui pode ser entendido como: Professores, ou os que ensinam.

Portanto, é preciso dar atenção aos ensinos de Tiago, quando somos advertidos a não ficar ansioso por ocupar a função de “mestre”, por causa da responsabilidade quanto ao uso das palavras.

2. Todos tropeçamos...

“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo”. Tiago 3:2

-  Porque todos tropeçamos... Tiago quer demonstrar que nenhum de nós escapa de tropeçar... E explica: “Em muitas coisas”.
- Se alguém não tropeça em palavra... Equivale “Se é que...”
- O tal é perfeito... Ou seja, está apto...
- E poderoso para também refrear todo o corpo...

Não tropeça – literalmente “não tropeça”: é isento de ofensa ou “escorregar” em palavras: em que se trata especialmente de alguém que se propõe a ser um “professor”.

Portanto, tropeçamos em muitas coisas, mas os erros mais difíceis de evitarmos são aqueles que envolvem a língua, como uma palavra dita de forma errada.

3. Duas metáforas... Demonstram o campo de domínio do homem.

“v.3. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.
v.4. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa”.
Tiago 3:3,4

- Freios na boca do cavalo... Conseguir dirigir todo o seu corpo.
- Um pequeno leme... Conduz uma grande NAU, para onde quer a vontade daquele que as governa.

Freios na boca do cavalo, e leme em um navio... O autor mostra que se trata de um instrumento de dimensão pequena, mas que serve para conduzir..., Mais adiante vai comparar com a língua “pequeno órgão”.

Davi também usa a figura do freio na boca do cavalo, para falar sobre o controle da fala.

“Eu disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com um freio, enquanto o ímpio estiver diante de mim”. Salmos 39:1

Portanto, quando um homem tem controle sobre a sua fala será senhor de toda a sua ação.

4. Assim também é a língua...

v.5. Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
v.6. A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Tiago 3:5,6

- Assim também a língua... é um pequeno membro... D o corpo.
- Gloria-se de grandes coisas... “Tagarela”...
- A língua também é um fogo... “Como fogo”...
- Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia... “Fagulha”

Ainda descreve:

- É como mundo de iniquidade...
- Contamina todo o corpo...
- Inflama o curso da natureza...
- É inflamada pelo inferno...

Naturalmente Tiago faz menção como se porta a língua dominada pela natureza carnal.

Orgulha-se de grandes coisas – Há grande momento em que os descuidados pensam “pequenas” coisas (Bengel).

“Um mundo de iniquidade”, “inflama o curso da natureza”, “dominada pelo inferno”: que ilustra como as grandes palavras da pequena língua produzem grande dano (Tg 3:6).

Portanto, é indispensável que todos os leitores de Tiago compreendam que todo o poder destruidor da língua ferina vem diretamente do inferno.

5. Da boca procede a bênção e a maldição - 3.7 – 12

v.7. Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
v.8. Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
v.9. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
v.10. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
v.11. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
v.12. Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce
Tiago 3:7-12

Assim... A língua é...

- As bestas feras, e animais da terra podem ser domados pela natureza humana.
Mas nenhum homem pode domar a língua.... - nem mesmo a sua própria língua
É um mal que não se pode refrear. 
- Está cheia de peçonha mortal... - Como veneno mortal.

O que fazemos com a lingua?

Com ela bendizemos a Deus e Pai, 
- E com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. 
- Meus irmãos, não convém que isto se faça assim... Alerta!
 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? - Uma pergunta para reflexão!
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? - As contradições da língua!
- Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. 

Portanto, todos os crentes devem cuidar do emprego das palavras pronunciadas pelos seus lábios,,, De outra forma é preciso aprender usar o "filtro" para falar, ou responder alguma indagação, para não incorrer em enganos...

O que aprendemos?

Aprendemos que o autor Tiago focou o seu ensino na direção de advertir os crentes da comunidade cristã de sua época quanto ao bom uso da língua no pronunciar as palavras.

Aprendemos que a nossa lingua pode ser domada, e que devemos usa-la PARA O LOUVOR AO SENHOR, e para abençoar os nossos irmãos.

Podemos ver que a questão do falar, e ouvir, está  fortemente presente nos ensinos de Tiago.

Além de Tiago 3, também podemos ver: Tiago 1:19, 26; 4:11, 12; 5:12.7.

Leia Prov. Cap. 18

Provérbios 25: 11. Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
 https://bibliajfa.com.br/app/acf/20O/25/11

- Palavras ditas no tempo certo e da maneira certa são valiosas.

Concluímos que todo crente, seja líder, ou irmãos na igreja precisam cuidar do uso das palavras, para que sejam respeitados quando for testemunhar, ou ensinar a respeito da sua fé.

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