A SABEDORIA DO ALTO
Sabedoria terrena e sabedoria
do alto
Tiago 3:13 – 18
“V13. Quem dentre
vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de
sabedoria.
v.14. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
v.15. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
v.16. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
v.17. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
v.18. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz”.
Tiago 3:13-18
v.14. Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
v.15. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
v.16. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
v.17. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
v.18. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz”.
Tiago 3:13-18
Esboço
de Tiago 3
3.1 – 6: A língua é um mundo de
iniquidade
3.7 – 12: Da boca procede a bênção e a
maldição
3.13 – 18: Sabedoria terrena e
sabedoria do alto
Em
Tiago 3, há um ensino poderoso sobre a língua.
Como
a língua deve ser usada, precisa ser a preocupação dos líderes e crentes.
As
nossas palavras podem edificar sonhos fantásticos, assim como pode destruí-los.
Tiago
nos ensina sobre o mundo de maldade e pecado que há escondido em um órgão tão
pequeno, e sobre o nosso dever de dominá-lo. Não devemos usar a boca
como fonte de bênção e maldição. Ela deve ser apenas, fonte de bênção. Uma
fonte limpa!
Ele encerra Tiago 3:13-18, falando sobre a diferença entre a sabedoria
terrena e a sabedoria do alto:
- Uma se comporta de maneira carnal, egoísta, insensata, destrutiva.
- A outra é muito superior! Pacífica, espiritual, amorosa e promotora da união.
1. Quem dentre vós é sábio e entendido?
“Quem dentre vós é sábio e entendido?
Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria”. Tiago 3:13
Tiago depois
de ensinar sobre o cuidado com as palavras, e o mau uso da língua, ele foca na
sabedoria como fonte reguladora das nossas palavras e atitudes.
- Quem
dentre vós é sábio e entendido? Pergunta parece alusiva ao assunto tratado
sobre o uso das palavras.
- Mostre pelo seu bom trato as suas obras... – Palavras e
atitudes.
- Em mansidão de sabedoria... – Atributos importantes.
Mostra
pela boa conduta as suas obras – pela “boa conduta” geral
manifestada em particular “obras”.
“Sabedoria” e
“conhecimento”, sem que estas sejam “mostradas”, são tão mortas quanto à fé
seria sem as obras.
Portanto, é
interessante observar que a sabedoria é indispensável nas nossas atitudes.
2. Atitudes sem o uso da sabedoria geram...
“Mas, se tendes amarga inveja, e
sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a
verdade”. Tiago 3:14
- Mas, se
tendes amarga inveja... – Inveja.
- E sentimento faccioso em vosso coração.. – Divisão.
- Não vos glorieis... – Glória Própria.
- Nem mintais contra a verdade... – Engano.
Em seus corações – dos quais fluem suas palavras e ações, como de uma
fonte.
Portanto, a boca fala daquilo que o coração está cheio!
Como você está
alimentado o seu coração?
Onde não há conhecimento
e sabedoria, as atitudes comprometem o testemunho da fé.
3. Sabedoria terrena...
“Essa não é a
sabedoria que vem do alto, mas é terrena,
animal e diabólica”. Tiago 3:15
Tiago afirma que
as características observadas no verso 14, demonstram as atitudes terrenas e
diabólicas: Inveja; divisão; glória própria; engano.
- Essa não é a sabedoria que vem do alto... – Não vem de
Deus.
- Mas é terrena, animal... – Da natureza carnal.
- E diabólica... – Do diabo... Fonte de todo o mal!
Não é a
que vem do alto – literalmente, “não é um descendente”,
etc: “do Pai das luzes” (verdadeira iluminação e sabedoria), Tiago 1:17;
através do “Espírito da verdade”, João15:26.
Assim, o
crente deve ficar alerta, para não se conduzir por “sabedoria terrena”.
Tiago explica:
“Porque onde há inveja e espírito
faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa”. Tiago 3:16
V. 15. Esta "falsa" sabedoria está caracterizada não como a sabedoria que desce la do alto, isto é, não tem a sua origem em Deus (cons. 1:5). Pelo contrário é terrena, animal e demoníaca. "Estas três palavras... descrevem a falsa sabedoria, que não tem origem divina, numa seqüência crescente - pertence à terra, não ao mundo de cima; à mera natureza, não ao espírito; e aos espíritos hostis do mal e não de Deus" (Ropes, op. cit., pág. 248).
V.16. A conjunção pois indica que o que vem a seguir é a prova do que se acabou de dizer. Falsa sabedoria produz confusão (perturbação, E.R.C.) - provavelmente uma referência a discussões na igreja – e toda espécie de coisas ruins. Deus não é um Deus de confusão (1 Co. 14:33), nem simpatizante do mal (1 Jo. 1:5). Portanto, uma "sabedoria" que provoca uma situação como essa não pode vir de Deus.
4. A sabedoria que do alto vem...
“Mas a sabedoria que do alto vem é,
primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia
e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Tiago 3:17
De onde?
- Mas a
sabedoria que do alto vem... – Vem de Deus.
Como se apresenta?
- primeiramente pura...
- depois pacífica... – Produz paz
- moderada... – Equilibrada... Sóbria.
- tratável... – Bom trato
- cheia de misericórdia... – Percebe a miséria do outro
- e de bons frutos... – Frutos das obras feitas com
sabedoria
- sem parcialidade... – Cuida do interesse comum
- e sem hipocrisia... – Age com justiça.
V. 17. Em contraste fica a sabedoria lá do alto. É o dom de Deus; é sabedoria prática, sabedoria que preserva a unidade e a paz. Por causa dos seus atributos - pura, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento - alguns comentadores concluíram que a sabedoria aqui é na realidade Cristo. À luz da antiga identificação de Cristo com a Sabedoria de Deus, não parece ser impossível.
Tiago arremata com
a seguinte declaração:
“Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para
os que exercitam a paz”. Tiago 3:18
“O fruto pacífico
da justiça”. Ele diz “justiça”; porque é em si a verdadeira sabedoria.
“Os que praticam a
paz” – “(implicando também que é para eles e para o seu bem) os que
trabalham a paz”.
Eles, e somente eles, são “abençoados”. “Pacificadores”,
não apenas aqueles que reconciliam os outros, mas quem trabalha a paz.
“Bem-aventurados os
pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus” Mateus 5:9
Assim, como no
caso da sabedoria terrena, depois da descrição característica vieram seus
resultados; Assim, neste verso, no caso da sabedoria celestial, também se
verifica os resultados.
O que aprendemos?
Aprendemos que o autor depois de alertar quanto ao
cuidado com as palavras pronunciadas com a língua, ele foca o seu ensino no
assunto sabedoria.
Aprendemos sobre o emprego da mansidão e sabedoria como
atributos importantes para boas obras (ou no caso no uso das palavras).
Aprendemos que devemos alimentar com boas coisas para que
os sentimentos maus não comprometam nossas ações e relações cristãs.
Aprendemos sobre sabedoria terrena: Animal e diabólica.
E sabedoria do alto: Pura, de paz, sóbria, bom trato,
misericordiosa, frutífera, e justa.
Concluímos que a sabedoria é elemento regulador das nossas ações. A terrena é desprovida
dos ensinos sagrados; e a que do alto vem, está baseada na revelação da
Palavra, assim, é por esta sabedoria que o crente deve ser conduzido.
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