INIMIZADE CONTRA DEUS


Amizade com o mundo é inimizade contra Deus
Tiago 4.4 – 6

v.4. Adúlteros e adúlteras não sabem vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
v.5. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
v.6. Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.


Tiago 4:4-6

Esboço de Tiago 4:

4.1 – 3: O motivo das “guerras”
4.4 – 6: Amizade com o mundo é inimizade contra Deus
4.7 – 10: Como chegar perto de Deus
4.11 – 17: Julgar o próximo e o dia de amanhã

Em Tiago 4, aprendemos qual é a raiz das guerras (brigas), discussões, desentendimentos e intrigas que há entre as pessoas, são os desejos malignos do coração.

Tiago adverte que se formos dominados por eles viveremos em guerra. Só não temos o que desejamos por dois motivos:

1. Não pedimos a Deus,
2. São pedidos que Deus não pode atender.

Tiago aprofunda a ideia de relacionamento, compromisso e intimidade com Deus.

Ele nos mostra o que é necessário para se achegar a Deus de forma real e sincera.

Não devemos julgar o próximo. Não somos juízes da Palavra de Deus, apenas observadores. Por isso, nosso comportamento deve ser de união e respeito mesmo quando discordamos em alguns pontos.

Por fim, Tiago fala sobre a expectativa do dia de amanhã. Não podemos nos gloriar nele, pois ele não existe ainda. Devemos nos gloriar no Senhor e na esperança de que o “amanhã” virá por causa da sua graça.

Os versos 4 a 6 – Mostram que o apego às coisas da carne, compromete as relações, e comunhão com Deus, que o texto chama de “Amizade com o mundo e Inimizade com Deus”.

1. Inimizade contra Deus...

“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. Tiago 4:4

- Adúlteros; e adúlteras... – Infiéis.
- que a amizade do mundo... – Apego ao mundo.
- É inimizade contra Deus?... – Se volta contra Deus.   
- Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo... – Fazer a vontade da carne.
- Constitui-se inimigo de Deus...

Quando o homem faz a opção pelo apego às coisas mundanas, afasta-se de Deus, e se faz inimigo do Senhor.

A expressão: “Adúlteros; e Adúlteras” deve-se ao fato de que à moda dos profetas do V.T. que se referiam a Israel como sendo a esposa de Jeová.

“Porque o teu Criador é o teu marido; o Senhor dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”. Isaías 54:5

“Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu marido, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor”. Jeremias 3:20

“Não te alegres, ó Israel, não exultes, como os povos; porque ao prostituir-te abandonaste o teu Deus; amaste a paga de meretriz sobre todas as eiras de trigo”. Oséias 9:1

“Ter relações com pessoas e coisas que são pelo menos indiferentes para com Deus, caso sejam abertamente hostis; assim é estar em inimizade com Deus” (App Bíblia de Estudo).

“Do mundo” – na medida em que os homens, seus motivos e atos são alienados à Deus, por exemplo, seus “prazeres” egoístas (Tg 4:3), cobiças, “guerras e lutas” (Tg 4:1).

“Inimizade” – não apenas “hostil”; um estado de inimizade: Compare com 1Jo 2:15, “ama o mundo…o amor do Pai”.

“Quem quiser serconstitui-se” – Seja ele bem sucedido ou não, se seu desejo é ser amigo do mundo, ele se torna ou é pelo próprio fato, “o inimigo de Deus”. Em contraste com “Abraão, o amigo de Deus”.

Portanto, para não comprometer a nossa amizade com Deus, sempre necessário abdicar o apego às coisas mundanas.

2. Deus tem ciúmes!

“Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?” Tiago 4:5

- Diz as Escrituras... – A Palavra apresenta as razões porque os cristãos não podem ser amigo do mundo.
- O Espírito que em nós habita... – Por meio da salvação, Tiago está se dirigindo à comunidade de Salvos em Cristo.
- Tem ciúmes... (?)... – Uma interrogação para que os crentes reflitam:

Deus e não o Espírito é o sujeito do verbo; Ele se entristece com cumes pelo Espírito que colocou em nós para habitar. Deus é um Senhor Zeloso” (App Estudo Bíblico).

“Assim diz o Senhor dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo, e com grande indignação zelei por ela”. Zacarias 8:2

“v.22. Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele? v.23. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. 1 Coríntios 10:22,23

Portanto, o Senhor não tolera uma fidelidade dividida.

3. O Deus dá graça...  Aos seus amigos!

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Tiago 4:6.

As dificuldades em se viver para Deus dedicadamente num mundo mau são muitas, mas Ele dá maior graça aqueles que humildemente a Ele se submete.

“Por isso diz” – O mesmo Deus que faz com que Seu Espírito habite nos crentes (Tg 4:5), pelo Espírito também fala nas Escrituras.

A citação aqui é provavelmente de Pv 3:34; como Pv. 21:10, provavelmente foi citado em Tg 4:5.

Em hebraico, é “despreza os escarnecedores”, ou seja, aqueles que pensam que “a Escritura fala em vão”.

Portanto, aos que valorizam a amizade com Deus (comunhão); Ele concede a Sua Infinita Graça.

O que Aprendemos?

Aprendemos que o apego, ou amizade com o mundo, separa o homem da amizade com Deus, equivale dizer “comunhão”.

Aprendemos a infidelidade com Deus, é semelhante ao “Adultério", considerando que a relação de Deus com o seu povo/Igreja é como a de um casamento. (Esposo e Esposa).

Aprendemos que o Senhor tem zelo pelo seu povo/Igreja, por isso o Seu Espirito habita na vida dos salvos.

Aprendemos que o Senhor não tolera uma fidelidade dividida.

Aprendemos que valorizar a amizade com Deus é garantir a manifestação da graça divina na vida do salvo/Igreja.

Concluímos que a amizade com Deus deve ser o alvo de todos na igreja, para que a obra do Seu Espirito não seja comprometida.

v.7. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
v.8. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.


Romanos 8:7,8

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO