BEM AVENTURANÇA NA PROVAÇÃO


Como ser considerado bendito na provação (vs. 2-4)
Tiago 1.12 – 15

v.12. Bem-aventurado o homem que sofre a provação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.
v.13. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
v.14. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
v.15. Depois, havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.


Tiago 1:12-15

1.2 – 4: O sofrimento e a perseverança
1.5 – 8: A sabedoria e a fé
1.9 – 11: O rico, o pobre e a brevidade da vida.
1.12 – 15: Como ser considerado bendito na provação
1.16 – 21: Prontos para ouvir e falar, tardios para irar-se
1.22 – 25: O dever de praticar a Palavra
1.26,27: A verdadeira religião

Tiago1:1 - Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde. Tiago 1:1

Este Tiago, autor da carta, é aceito como o irmão de Jesus.

Tal como todos os irmãos de Jesus, não creu neste durante Sua vida na terra (Mr 3:21; Jo 7:5).

 Mas, após a ressurreição, Cristo lhe apareceu e, somente então, ele e todos seus irmãos se arrependeram, creram, e ajuntaram-se aos discípulos (Atos 1:14; 1Co 15:7)).

Veio a ser o líder da assembleia em Jerusalém (At 12:17; 15:13; 21:18; Gl 1:19; 2:9,12).

Em Tiago 1, o irmão do Senhor Jesus Cristo, começa com uma série de conselhos úteis a vida cristã. Seu propósito é fortalecer os cristãos a suportarem as dificuldades resultantes da fé e da vida,

Tiago trata da circunstancias terrenas e transitórias, da origem do pecado, fala sobre a origem do bem, e termina com foco na boa pratica da Palavra de Deus.

É também uma carta aos crentes em tempo de dispersão, por isso está entre as chamadas Cartas Universais.

Nos vs. 12-15 – O principal foco do autor é fazer-nos entender a diferença entre tentação e provação, e encorajar os crentes a suportar.

1. Suportar a provação...

“Bem-aventurado o homem que sofre a provação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”. Tiago 1:12

- Bem aventurado... - Equivale a versão “Bendito o homem que suporta”
- O homem que sofre a tentação... – Deus não tenta ninguém.
- Quando for provado... – Receberá a coroa da vida
- A quem Deus ama...

Suporta a provação – não o “cair em diversas tentações” (Tg 1:2) é o assunto para “alegria”, mas a persistência da tentação “até o fim”. Compare Jó 5:17.

Aos que o amam – em 2Tm 4:8, “a coroa da justiça para os que amam a sua vinda”.

O amor produz perseverança paciente: ninguém atesta seu amor mais do que aqueles que sofrem por ele.

2. Passar pela tentação...

“v.13. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
v.14. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”.
Tiago 1:13,14

- Ninguém, sendo tentado,... – Ser tentado é possível.
- Diga: De Deus sou tentado... – O homem naturalmente não assume seus comportamentos.
- Por que Deus não pode ser tentado... – Pelo mal.
- E a ninguém tenta.. – Diferença entre Provação e tentação.

a) Provação

Provação - o teste da fé.

Uma provação é uma situação em que nossa fé é testada.

Diante dos problemas e das dificuldades da vida, somos confrontados com uma escolha: continuar a crer em Jesus e obedecê-lo, apesar de tudo, ou abandonar nossa fé nele.

Essa escolha nem sempre é fácil, mas, quando escolhemos Jesus, vencemos.

b) Tentação

Tentação - o convite para o pecado.

A tentação é o chamamento do mal. Podemos ser tentados por nossa própria natureza pecaminosa, pelo pecado que está à nossa volta no mundo ou pelo diabo.

A tentação procurar criar o desejo de pecar (Tiago 1:14-15).

O desejo depois leva ao ato, se não ficamos de alerta e resistimos. Nessa situação também temos uma escolha: sucumbir à tentação ou resistir e continuar fiel a Deus.

- Mas cada um tentado... – É pessoal
- Quando atraído e engodado... – O Pecado atrai o mal, e engana.
- Pela sua própria concupiscência... Prazeres carnais (Sensuais).

3. Pecado e morte...

“Depois, havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte”. Tiago 1:15

- Concupiscência concebida... – Vontades carnais atendidas.
- Dá luz o pecado... Gera o pecado.. – A desobediência.
- E o pecado... – E a desobediência...
-Sendo consumado, gera a morte... – pecado acontecido, produz “Morte” – resultado terrível do pecado... Principalmente a desobediência.

A união culpada é cometida pela vontade que abraça a sedutora. “Luxúria”, a prostituição, então, “produz o pecado”, ou seja, daquele tipo ao qual a tentação se inclina. Então o pecado particular (assim o grego implica), “quando é completado, traz a morte”, com o qual esteve gerando.

Essa “morte” está em notável contraste com a “coroa da vida” (Tg 1:12), na qual “paciência” ou resistência terminam, quando ela tem seu “trabalho perfeito” (Tg 1: 4).

Portanto, suportar a provação, passar pela tentação, é escapar da morte, a consequência funesta do pecado.

Aprendemos

Que benditos são os que suportam a provação, entendendo que as provações contribuem para o fortalecimento da fé.

Que ser tentado é possível, por causa do pecado, que produz a “morte”, como sua consequência desastrosa.

Que “Provação” – Significa “Teste da fé”.

Que “Tentação” – Significa “Convite para o pecado”

Que a vontade carnal “concupiscência”, gera o pecado, e o pecado consumado, gera a morte: Separação dos ensinas, ou da eternidade de Deus.

Que Deus não tenta ninguém, porque ele não pode ser tentado, mas permite a provação para o fortalecimento daqueles que Ele ama.

Concluímos que neste mundo precisamos estar preparados para suportar as provas, e isto possível se nossa fé estiver firmadas no Senhor, e na Sua Palavra.

Pergunto:

1. Você pode identificar as diferenças entre Ser Provado, e Ser Tentado?

2. Você consegue entender o significado da afirmativa do verso 15: havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte?

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