VALIOSAS ORIENTAÇÕES PARA VIDA CRISTÃ.

Deveres das várias classes de pessoas crentes.
Orientações para igreja em Creta.
Tito 2:1-10

No capítulo 1, o Apóstolo Paulo apresentou seu intento de enviar a Tito às Igrejas de Creta, colocar em ordem as coisas que faltaram: A nomeação de pastores para as igrejas; alertou quanto às qualificações destes pastores, e alertou que deveriam cuidar do ministério, apegados à Palavra, para vencer os contradizentes, que traziam tremendo desconforto aos irmãos em Creta.

O capitulo 2, trata do trabalho pastoral dos líderes pastorais que ensinam na igreja, que vai se estender até ao capítulo 3:V.11.

O tema principal desta parte da carta é a sã doutrina aplicada, resultando em boas obras:

1. Responsabilidade primária de Tito: Pregar e ensina a verdade, a que está de acordo com Sã Doutrina.

V.1. “Tu, porém, prega o que está em harmonia com a sã doutrina!”

- O uso desta palavra nas pastorais, sempre em conexão com a doutrina, revela a ênfase que o Apóstolo dá ao ensino correto da doutrina.

2. Tito passou para as Igrejas os deveres das diversas classes de pessoas.

a) Para os Velhos (Idosos):

V.2. “Encoraja aos mais velhos para que sejam equilibrados, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na perseverança”.

- O destaque aqui provavelmente eram os homens idosos, já que o v.3 trata da mulher idosa.

SEJAM:
- Que sejam equilibrados;
- Respeitáveis;
- Sensatos;
- Sadios na fé, no amor,
- Na perseverança.

- Para os homens idosos, que já eram mestre em potencial, a vida e a doutrina tinham de andar juntas. Esta é uma importante consideração em relação a cada uma destas categorias de pessoas. (Conselho semelhante pode ser visto em 1ª Tim. 5.1).

b) Para Mulheres Idosas:

V.3.Semelhantemente, ensina as mulheres maduras a serem reverentes quanto a seu estilo de vida, não caluniadoras, não viciadas em muito vinho, mas capazes de ensinar o que é bom. V.4. Dessa forma, estarão aptas para orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e filhos, V.5. a serem equilibradas, puras, dedicadas a seus lares, a cultivarem um bom coração, submissas a seus maridos, a fim de que a Palavra de Deus não seja difamada”.

SEJAM:
- Sérias no seu viver.
- Como convém à vida santa.
- Não caluniadoras.
- Não dadas a embriagues.
- Mestras no bem.

- Nos Versos 3-5. Para as mulheres idosas e as jovens recém-casadas o Apostolo enfatizou de forma considerável o cuidado com o lar. A abordagem levam em consideração as palavras do sábio em Provérbios 31:10-31

- Honrar a Palavra de Deus é o resultado supremo almejado pelo apostolo para as irmãs da Igreja de Creta.

c) Para os Jovens.

V.6.Exorta de igual modo os jovens para que tenham bom senso. V.7. Que teu modo de agir seja exemplar em tudo; na doutrina, mostra integridade, sobriedade, V.8. Linguagem sadia e irrepreensível, para que todo inimigo seja envergonhado, não tendo razão para falar mal de nós”. 

SEJAM:
- De bom senso.
- Modo de agir exemplar.
- De língua sadia e irrepreensível
- Em tudo, na doutrina, mostra integridade, sobriedade.

- Para os moços a virtude fundamental destaca-se pela ênfase dada à sobriedade e à discrição. A mesma ênfase se encontra nas exortações aos jovens em Provérbios 1:4; 2:11; 3:21; 5:2.

- Há uma ênfase para jovens ministros, assim como Tito: “na doutrina, mostra integridade, sobriedade”.

- A responsabilidade de ser testemunha diante dos incrédulos: “para que todo inimigo seja envergonhado, não tendo razão para falar mal de nós”.

d) Para os Servos:

V.9. Instrui os escravos a se submeterem em tudo a seus senhores, a tomarem a iniciativa de agradar-lhes, a não serem respondões e V.10. a não furtá-los; pelo contrário, a demonstrarem que são completamente dignos de confiança, a fim de que todos observem o esplendor da doutrina de Deus, nosso Salvador. A graça da salvação é para todos”.

SEJAM:
- Submissos em tudo.
- Agradar aos senhores (modo de falar).
- Honestos (não furtá-los)
- Dignos de confiança

- Fidelidade é a palavra chave, e esta expressão é a essência dos ensinos do NT.

- O apostolo demonstra sua preocupação no que se concerne as atitudes dos servos crentes: “a fim de que todos observem o esplendor da doutrina de Deus, nosso Salvador”.

Aplicação

As valiosas orientações para vida cristã, ensinadas por Paulo aos crentes de Creta, através do jovem pastor Tito é dignificante, e que esses ensinamentos na vida do crente sirvam para que as boas obras adornem o testemunho de Deus aos homens (Mat. 5:16).

Para que Sejam: “Sadios na fé, no amor, e na paciência” – v.2.
Para que: “A Palavra do Senhor não seja blasfemada” – v. 5.
Para que: “O adversário se envergonhe, não tendo nenhum que dizer de vós” – v.8.
Para que sejam: “Ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador” – v.10.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO