PARÁBOLAS - DA BUSCA E RESTAURAÇÃO
Jesus
contou as parábolas deste texto em reposta aos escribas e fariseus que os
criticavam como vemos nos versos 1 e 2.
“Todos os
publicanos e pecadores estavam se reunindo para ouvi-lo.
Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: Este homem recebe pecadores e come com eles". Lucas 15:1,2
Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: Este homem recebe pecadores e come com eles". Lucas 15:1,2
Eram
murmurações a cerca da graça de Cristo e porque Ele dava atenção àqueles que os
fariseus e escribas chamavam de “Pecadores”.
As
três parábolas tratam do objetivo e missão de Jesus e do evangelho, quanto a
busca e restauração dos pecadores. São três parábolas e quatro cenários
abordados por Jesus no texto:
-
O Pastor que busca com determinação – a ovelha desgarrada. Vs. 3-7.
-
A Mulher que busca com diligência – a sua moeda perdida. Vs. 8-10
-
O Pai que busca com entendimento, ou discernimento – o filho que saiu de casa.
Vs. 11-24.
Nesta
terceira parábola aparece o quarto cenário: A figura do Filho Mais Velho que
ficou na casa do Pai. “Perdido na casa do Pai”. Vs, 25-32
No
exercício da busca e restauração de vidas devemos observar as lições do texto:
Jesus
veio buscar e salvar os perdidos (Lucas 19:10).
-
v.4. “Tendo cem ovelhas, e perdendo uma
delas”... O pastor vai à busca da ovelha que se desgarrou.
-
Buscar com persistência: “Até que venha encontra-la”. V.4
- v.5.
“Achando-a põe-na sobre nos ombros cheio de jubilo”. .. Busca com
sucesso.
-
A ovelha, diferente de outros animais quando se desgarra, não consegue retomar
o caminho do aprisco, precisa que o pastor vá busca-la e traze-la de volta.
-
Assim é Jesus em relação ao pecador que se perdeu do cominho, precisa das mãos
amigas de Cristo para encontrar a direção de volta.
- V.6. Convite a
Alegria:
“Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha”.
-
“Minha ovelha”: No original é uma ênfase à posse. A “ovelha” aqui no texto são
aqueles que pertencem ao Senhor.
-
Assim acontece: O homem se perdeu pelo caminho. O Senhor “Bom Pastor” Jo. 10,
veio busca-lo e resgata-lo, e se regozija com o reencontro.
- v.7. “Haverá
júbilo no céu por um pecador que se arrepende”.
-
Do que noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
-
Jesus aqui, chama a atenção dos judeus que entendiam que não necessitavam de
arrependimento, ao contrario eram os verdadeiros críticos do Cristo Jesus.
Foi
o que Jesus fez, foi cuidadoso no cumprimento da missão de buscar os perdidos,
a começar pelos judeus (Israel) “Veio para os seus...” (Jo.1:11).
- v. 8. “A
mulher, tendo dez moedas, se perder uma... procura diligentemente (com
cuidado), até encontra-la!”
-
“Dez moedas (dracmas)”: Provavelmente era toda a economia daquela mulher.
-
Alguém diz que era o total de seu dote.
-
Perder uma, sua economia ficaria imcompleta.
Todo empenho
para encontrar a moeda perdida:
-
“Acende a lâmpada”
-“Varre
a casa” (com cuidado)
-“Procura
com diligência”
-
“Até encontra-la”... Todo empenho demonstra interesse de encontrar a moeda
perdida.
-
Assim Cristo se empenhou, pagando o preço da seu próprio sacrifício. Demonstrou
o seu interesse em favor dos pecadores para resgatar a sua vida.
- vs.9, 10.
“Convida os amigos, e diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu
tinha perdido”
-
“Jesus acrescentou: Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo nos céus por um
pecador que se arrepende”.
- O Senhor se
alegra no céu:
Transborda de alegria em virtude do seu profundo amor e do valor que dá ao
homem (sua obra da criação mais querida).
Jesus
revela sua compreensão quanto à condição humana do pecador perdido
principalmente o livre arbítrio.
- v.11. Jesus
continua dizendo:
“Certo homem tinha dois filho”.
-
Fato que numa casa, é composta de indivíduos que são diferentes entre si, mesmo
se tratando de pais, filhos e irmãos. Assim é na Igreja!
- Uma
curiosidade no texto:
Jesus foca no personagem “PAI”, não aparece a figura
“MÃE”- mulher, uma prova de que se refere ao Pai do Céu. E a
constatação de que não existe na Palavra de Deus, a figura da “MÃE DO CÉU”.
- Esta terceira
parábola tem foco no filho que saiu de casa:
a) A Saída Consiste
em:
- Livre
arbítrio:
O moço mais novo pediu a parte da sua
herança e o pai consente. V.12
-
Incomum, não é? O normal é tomar posse da herança quando os pais já não
existem. Mas aqui o Pai cede a parte da
herança ao filho que solicita, uma ênfase que Jesus dá aqui é a do Livre
arbítrio.
- Escolha
Própria:
“Ajuntou” tudo que era seu e partiu
para uma terra distante. V.13
-
A escolha do filho foi sair com todos os seus pertences, e saiu para um lugar
distante! Quantos se distanciam e vão para longe do Pai, levam consigo seus
dons e talentos, e suas vidas; acham até mesmo que o Pai do Céu, não o
encontrará mais!
- Gastar Tudo: Por conta
própria. “Dissipou, ou desperdiçou tudo”. V.13.
-
O contrario de “Ajuntar tudo”: O pecado em gastar os bens criados por Deus, que
foi confiado para o “Filho” administrar: O corpo, a saúde, o tempo, a mente, e
até as coisas materiais; é muito próprio na vida daqueles que estão longe do
Pai.
-
O filho longe se afasta da vigilância e dos cuidados do Pai.
- Ter
Necessidades profundas: “Depois de ter consumido tudo, começou a ter
necessidade, e foi encontrou um cidadão daquela cidade, que o mandou cuidar de
porcos”. Vs. 14, 15.
-
assim acontece com todos que se afastam da casa do Pai, “gastam tudo”, perdem
suas vidas e vigor espiritual. As necessidades são inevitáveis às pessoas que
se afastam da casa do Pai.
-
Não há no texto nenhum desmerecimento a qualquer tipo de ocupação e trabalho
que um cidadão desenvolva suas habilidades. Aqui no texto quando Jesus diz: “Mandou cuidar dos porcos”, é
uma figura relativa aos costumes judeus e de não tocar em porcos por ser
considerado na lei judaica “Animal imundo”.
- Desejar comer
a comida dos porcos: “Com
fome. Quis comer as alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava
nada”. V.16
-
Comer as alfarrobas: Eram
vegetais comestíveis (uma espécie de vagem); comida que os soldados comiam nos
campos em tempo de guerra. Então era própria para o consumo humano também!
-
A questão é: “Mas ninguém lhe dava
nada”: Quando tinha tudo gastou com os amigos, mulheres, que os
abandonaram. E até a comida dos porcos era proibido comer, a ideia é que as
alfarrobas vinham à conta para o consumo dos animais.
-
A Verdade É: quando se está afastado
da casa do Pai a provisão se acaba; assim é na vida espiritual: afastado, vem o
enfraquecimento, por lhe faltar o
alimento espiritual.
b) A Volta
Consiste em:
- Arrependimento:
é uma nova atitude.
-
“Então o moço: caindo em si,
disse: Olha como estou perecendo... Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai...” Vs.16, 17
- Confissão dos
pecados e da indignidade:
-
E direi: “Pai, pequei contra o céu e
diante de ti... não sou digno de ser chamado teu filho” Vs. 17, 18
- Conversão: “Ele
foi”.
-
“E, levantando-se foi para o
seu pai”. V.20.
-
Entrega total ao Pai (Romanos 1:1 – pronto para servir).
c) A Resposta à
Conversão Consiste em:
-
Amor do Pai para salvação e perdão dos pecados, veja acena:
- Aguardava a
volta do filho:
-
“Ainda vinha o filho de longe, quando
o Pai o avistou, e compadecido dele, correndo, o abraçou e o beijou”.
V.20
-
O Pai teve compaixão: “Compadeceu-se
dele” v.20.
-
O Pai Proveu o necessário para o
filho que voltava. V.22
-
“A roupa nova” – Renovação dos
votos – (Mateus 22:11 – Veste de nupciais)
-
“Anel para selar” –
Reconciliação, renovação da aliança, reconhecimento da autoridade da posição de
filho.
-
“Sapatos para os pés” – Homem
livre (Gálatas 5:1 – liberdade em Cristo). O escravo andava descalço.
-
“Uma grande festa” – Comunhão.
V. 23: “Matai o novilho cevado”.
-
O novilho era preparado para uma festa em ocasiões ilustres.
“Momento de alegria e regozijo” -
Alegria da restauração, ou reconciliação.
-
“Porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E
começaram a regozijar-se”. V.24
-
Quando o filho volta para casa, é restaurado e volta à plena comunhão com o
Pai, e toma posse das suas provisões; é motivo de grande jubilo. Porque “O
Perdido foi achado”, restaurado à comunhão.
-
Como o filho mais velho da parábola, muitos estão como “Perdidos na casa do Pai”.
- Vs. 25-32: “O
filho mais velho”
-
No texto pode muito bem representar os judaizantes, cumpridores ferrenhos da
lei e dos preceitos, mas sem a sensibilidade da graça.
-
O Filho mais velho percebeu o movimento
da casa, inquirido o servo
informou-lhe que o irmão mais novo havia voltado!
- V.28. “Se
indignou e não quis entrar”: Ficou indignado porque o irmão mais novo voltou! E
o Pai vai a sua presença na tentativa de fazê-lo entrar. E inicia o diálogo:
- Vs. 29. O
filho mais velho disse: “Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir,
um só dos seus mandamentos...”.
-
Está dentro da casa, anos e anos; observa regras e mandamentos, participa de
tudo, mas sem compreender o principio da graça divina. Faz do individuo um ser
insensível!
- Vs. 31. Disse
o Pai:
“Meu filho, tu sempre estás comigo, tudo que é meu é teu”.
-
Acontece assim com os filhos de Deus, tudo do Pai está ao seu dispor. (Efésios
1.3 – Abençoa com todas as bênçãos celestiais).
-
Mas a inveja, o orgulho impede o usufruir pleno da graça do Pai.
-
Quantos estão dentro da casa do Pai, mas ainda pedidos dentro da própria casa!
Cantam, ministram, atuam, estão presente, são cooperadores! Mas falta-lhes a
sensibilidade da graça divina. Ficam insensíveis à fraqueza do irmão, para
acolhê-lo no seu aconchego.
-
A Bíblia diz: que aquele que está em Cristo sua vida é plenamente renovada. E
aqueles que são fortes devem acolher o irmão mais fraco!
APLICAÇÃO:
O
Senhor Jesus persiste em “BUSCAR OS PERDIDOS”, e é através da Sua Igreja, ou
seja, os salvos, que Ele continua a Sua Missão:
O
Senhor constituiu a Igreja para dar continuidade ao Ministério da
Reconciliação, que em qualquer circunstância, deve cumprir o seu dever:
-a)
Buscar a ovelha desgarrada, e cuidar para que as que estão no aprisco sejam
fortalecidas.
b)
Encontrar as vidas valorosas com diligencia e cuidado, e reintegra-la às demais
que estão reunidas.
c)
Estar preparada para receber de volta os “Filhos que se afastaram”; promovendo
com alegria a sua integração.
-
Saber que o Pai aguarda com grande expectativa a volta do filho desgarrado, e
conta com a fidelidade e sensibilidade dos filhos que estão na casa, para que
sejam receptivos para com os que chegam.
-
Pregar o arrependimento, a confissão, e a conversão, para que os que retornam e
os que estão na casa; façam sua entrega total ao Senhor Jesus, para servi-lo
com dedicação.
Comentários
Postar um comentário