QUEM SÃO OS CONTRADIZENTES?

Como estar preparado para convencer os contradizentes?
Tito 1:9b (10-16)

O Apóstolo Paulo deixa Tito em Creta. Que recebeu o legado apostólico de Paulo, para cumprir uma missão específica: “Por em ordem as coisas que ainda restavam” V. 5 – coisas que Paulo deixou por terminar nas igrejas, porque precisava avançar com a sua viagem Missionária. E a principal missão de Tito era estabelecer “pastores”, nas igrejas, com as credenciais necessárias, como revela os versos 6 a 9.

Mas também alertou que os pastores escolhidos precisavam estar preparados para “Convencer os contradizentes” v.9b; mostra as características identificadas nas pessoas que deliberadamente eram os "contradizentes" da verdade pregada: Vs. 10 a 16.


Possivelmente a falta de pastores ensejou o aparecimento de falsos pregadores e mestres infiltrados nas Igrejas em Creta. Daí Paulo ter dado a Tito a importante incumbência de nomear pastores genuínos para as igrejas da Ilha.

Primeiro vamos entender quem eram os contradizentes?

V.10. Hereges (prega heresia, neste caso, os que negavam os princípios fundamentais da verdade a respeito da Palavra de Deus):

V.10. “Porquanto há muitos insubmissos, que não passam de tagarelas e ludibriadores, principalmente os do grupo da circuncisão”. 

- Sua atitude: Eram insubordinados contra a autoridade.
- Sua atividade: Eram faladores frívolos, cabeças vazias, com discursos vãos.
- Sua ambição: Eram enganadores; julgavam-se sábios, negavam tudo em matéria de religião. (Shedd).

- A referencia “os do grupo de circuncisão”, eram assuntos já discutidose solucionados no Concílio de Jerusalém (Atos 15:6-29), mas que alguns judeus teimavam trazer à tona na vida das igrejas. Uma atitude com bases no judaísmo incrédulo parecia aprofundar-se cada vez mais na completa rejeição da verdade.

Mais tarde João vai denunciar a incredulidade destes judeus, denominando-os de “Sinagoga de Satanás” Apocalipse 2:9 – 3:9.

V.11.  Propagadores do engano.

V.11. “É necessário fazê-los calar, pois, motivados pela cobiça, transtornam casas inteiras, pregando o que não convém”.

- “Fazê-los calar” – uma expressão forte! No original usada no sentido de “amordaçar”.

- Em Creta a situação foi agravada pelos judaizantes avarentos e outros falsos mestres, que subverteram casas inteiras no seu desejo de ganhar favores e ganhos financeiros.

- Fazer calar? Sim, os crentes deveriam “calar a boca dos contradizentes”, mas através da genuína argumentação a favor da fé verdadeira, ou seja, deveriam  fazer *apologia a favor da Verdade da Palavra. E apresenta-la de tal forma clara e enfática que os rejeitadores ficariam sem desculpas ou resposta.

*Apologia: 'defesa, justificação' é um discurso ou escrito que defende, justifica, elogia apaixonadamente alguém ou algo. 

V.12. Mentirosos.

V.12. “Um dos seus próprios profetas declarou: Os cretenses são sempre mentirosos, feras malignas, glutões preguiçosos”.

- Observação severa, mas era a informação que Paulo recebeu dos próprios nativos de Creta. Paulo destaca estas informações, mesmo que colhidas entre autores não cristãos (Atos 17:28; 1ª Cor. 15:33).

- O texto enfatiza a malignidade das ações destes cretenses mentirosos; além de usurpadores do povo: “Glutões e preguiçosos”.

Segundo, o texto atesta a verdade das afirmações sobre os cretenses contradizentes, a alerta aos crentes a não se contaminarem com estas atitudes:

V.13. Tal testemunho é exato.

V.13. “Esse testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os com toda a severidade, para que se submetam a uma só fé sadia,”.

- Paulo, certamente tinha constado as ações dos contradizentes. Uma vez que estes falsos mestres propagavam mentiras, e estavam rejeitando a verdade, suas colocações deviam ser rejeitadas.

- Mas Tito recebeu a incumbência de repreender a igreja SEVERAMENTE. Aqueles que se declaravam crentes, deviam ser advertidos, para não dar ouvidos aos falsos pregadores. A advertência tinha o sentido de fortalecer a fé dos crentes de Creta! (“Severamente” originalmente é a mesma palavra usada para “convencer” como diz o verso 9).

V.14. Os crentes não deveriam dar ouvidos aqueles que se desviaram da fé.

V.14. “Não dando ouvidos a fábulas judaicas, nem a mandamentos de homens que se desviam da verdade”.

- Estes eram Falsos pregadores; e falsos mestres, estavam envolvidos na rejeição à verdade de Deus. 

Não deviam ser ouvidos, nem deviam receber crédito da parte dos verdadeiros crentes de Creta.

- As Fábulas, mitos, mandamentos de homem – deviam ser rejeitadas e desprezadas pelos crentes de Creta por amor a verdade!.

V.15. Os crentes precisavam saber que: não há comunhão entre a pureza e a impureza.

V.15. “Para as pessoas puras, tudo é puro; no entanto, para os corrompidos e descrentes, nada é puro; pelo contrário, tanto a razão quanto a consciência deles estão pervertidas”.

- Puros. Os crentes deveriam entender que se tratava da comunhão com os ensinamentos de Cristo, a fonte de toda a purificação; não coisas materiais.  

- Entender também que a pureza é assunto do espírito e da consciência e não do cerimonialismo, como queriam os judaizantes! (Luc. 11:42; Mar. 7:15; Rom. 14:20).

- Impureza. Deveria ser entendida que ela afasta o homem do propósito de viver e experimentar a verdade do evangelho.

V.16. Os crentes precisavam ter consciência que os contradizentes são reprovados.

V.16. “Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por meio de suas atitudes o negam; e por isso são abomináveis, insubordinados e desqualificados para qualquer boa obra”.

- Reprovados – Inaptos para qualquer boa obra.

- Porque agem com falsidade, diz Paulo:

a) Afirmam que conhecem a Deus, mas não conhecem;
b) Com suas atitudes negam a fé verdadeira.
c) O que fazem é abominável diante do Senhor.
d) São insubordinados e desqualificados.

Terceiro, os crente precisavam saber o que os habilitava para convencer os contradizentes:

V.9. ELES DEVERIAM "SER APEGADO A PALAVRA".

V.9. “E apegue-se firmemente à fiel Palavra, da forma como foi ministrada, a fim de que seja capaz tanto de encorajar os crentes na sã doutrina quanto de convencer os que se opõem a ela”.

- Para os crentes de Creta eram urgente estarem comprometido com a Palavra: “Da forma como foi ministrada”; serem fieis à Verdade revelada nas Escrituras.

- Diante dos ensinos contradizentes, era necessário que os crentes fossem guiados pela Palavra! Na Sã Doutrina! “A fim de que seja para encorajar os crentes na sã doutrina”.

- Os crentes cretenses precisavam estar habilitados para convencer os que se oponentes à Verdade da Palavra.

Aplicação

Em toda a história da igreja, houve e haverá os que contradizem:

a) Os crentes precisam saber identifica-los, até para que possam saber como lidar com estas pessoas, veja no texto quais são as características que os identificam, e fiquem alertas!

b) Os crentes devem estar preparados para não se contaminarem com as mentiras e devaneios dos incrédulos, e mentirosos, dos que pregam e ensinam mentiras, rejeitando a Verdade Genuína da Palavra.

c) Os crentes devem apegar-se a cada dia à PALAVRA DE DEUS, para que estejam prontos para responder a razão da sua esperança, ou fé. (1ª Ped. 3.15). 

E prontos para serem instrumentos de Deus para convencer os contradizentes. Tito 1:9.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB