SALMO 119 – A PALAVRA PARTE VII

Vs. 49-56 – Palavra da Promessa

Na mesma Palavra que encontramos os registros dos decretos do Senhor, temos seguidamente os registros das promessas em favor do povo de Deus. 

Mas está claro que o cumprimento das promessas está afetos à obediência à Palavra.

V.49 – Promessa feita ao Servo.
V.49 – Promessa que conduz a esperança.

“Lembra-te da promessa que fizeste ao teu servo, na qual me tem feito esperar”.

V.50 – Promessa de consolo nos momentos da angustia.
V.50 – Promessa de Vivificação.

“O que me consola na minha angustia é isto: que a tua Palavra me Vivifica”

V.51 – Promessa que nos aproxima da lei do Senhor – mesmo que os soberbos zombem!

“Os soberbos zombam continuamente de mim, todavia não me afasto da tua lei”.

V.52 – Promessa de conforto. Ao nos lembrarmos dos feitos do Senhor somos confortados. “Porque os juízos do Senhor são retos”

“Lembro-me dos teus juízos de outrora e me conforto, ó Senhor”.

V.53 – Promessas que valorizamos. Daí nossa tristeza quando muitos se desviam da Palavra da Promessa.

“De mim se apoderou a indignação, por causa dos pecadores que abandonaram a tua lei”.

V.54 – Promessas que nos fazem cantar de jubilo. São os motivos dos nossos louvores.

“Os teus decretos são motivos dos meus cânticos, na casa da minha peregrinação”.

V.55 – Promessas que nos fazem refletir nos mandamentos do Senhor. E nos trás a lembrança do nome bendito do Senhor.

“Lembro-me, Senhor, do teu nome, durante a noite, e observo a tua lei”

V.56 – Promessa que se cumpre na vida do servo obediente. A obediência é a essência da nossa relação com Deus e Sua Palavra.

“Tem-se dado assim comigo, PORQUE GUARDO SO TEUS PRECEITOS”.

APLICAÇÃO
- Uma das musicas que mais tenho ouvido cantar tem o titulo “Deus da aliança, Deus da Promessa...”.

Entendemos que há uma aliança entre Deus e seus servos; está claro que o cumprimento da promessa está ligado à permanência de nossas vidas nesta aliança.

Palavra da Promessa:

- Transmite e produz esperança na vida dos servos do Senhor. V.49
- Produz consolo nas angustias. V.50
- Aproxima o servo do seu Senhor. V.51
- Produz lembranças que confortam. V.52
- É valorizada pelo servo que a recebe. V.53
- Produz alegria e cânticos de júbilos. V.54
- Que nos faz refletir nos mandamentos do Senhor. V.55
- Que se cumpre na vida do servo obediente. V.56

CONSULTE OUTROS ESBOÇOS

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO