O RELACIONAMENTO COM DEUS E A SANTIDADE
1ª Pedro 1.14 – 17
v.14. Como filhos obedientes, não vos conformando
com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
v.15. Mas, como é santo aquele que vos chamou; sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
v.16. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
v.17. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
1 Pedro1:14-17
v.15. Mas, como é santo aquele que vos chamou; sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
v.16. Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
v.17. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
1 Pedro1:14-17
Esboço de 1 Pedro 1:
1.1,2:
Saudação
1.3 – 5: A esperança viva
1.6 – 9: Comprovação da fé
1.10 – 13: As profecias e a graça
1.14 – 17: O relacionamento com Deus e
a santidade
1.18
– 21: O poderoso sangue de Jesus Cristo
1.22
– 25: A regeneração e a obediência
Em 1ª Pedro 1:1,2 - o apóstolo Pedro começa saudando
aos eleitos de Deus espalhados por toda a Ásia. A esperança que foi implantada
em nós pelo Evangelho de Jesus Cristo, é viva! Não pode murchar.
O tempo em que Pedro escreveu a carta data de
aproximadamente entre os anos 62 a 69 d.C., escreveu de Roma chamada no texto
de “Babilônia” devido as baixas condições morais, éticos e pagãos daquela
cidade.
“Sedes Santos”: A fonte da santidade, sendo santo na sua essência, sede
zelosos de participar da santidade, para que sejais como Eu sou (Dídimo –
Nascido de Deus).
A criatura é santa somente na medida em
que é santificada por Deus. Deus, ao dar a ordem, está disposto a dar também o
poder de obedecer, através do Espírito santificador (1Pe 1:2).
A
restauração do relacionamento com Deus só é possível a partir de uma vida
santa. (separados por causa do pecado – Rom. 3:23).
1. Como Filhos Obedientes...
“Como filhos obedientes, não vos
conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância”. 1 Pedro 1:14
- Como filhos
obedientes
- Não vos
conformando
- As
concupiscências (Cobiça/Materiais; Anelo/Sexuais)
- Que
antes havia na vossa ignorância.
Da sobriedade de espírito e perseverança da esperança, Pedro passa à obediência, à santidade e ao
medo reverencial.
a)
Como filhos – marcando seu atual caráter real como “nascido
de novo” (1Pe 1:3,22).
b)
Obedientes – do grego,
“filhos da obediência”: crianças para quem a obediência é sua natureza
característica e dominante, como uma criança é da mesma natureza que a mãe e o
pai.
Contraste Ef 5:6, “os filhos da desobediência”.
Compare 1Pe 1:17, “obedecer ao Pai” de quem vocês
são filhos.
Tendo a obediência da fé (compare 1Pe 1:22) e assim
da prática (compare 1Pe 1:16,18).
“A fé é a mais alta
obediência, porque descarregada ao mais alto comando”. (Lutero)
c)
Não vos conformeis –
À moda exterior (mundo do pecado), é
passageiro, e meramente na superfície.
A “forma”, ou conformação no Novo Testamento, é algo
mais profundo e mais perfeito e essencial.
d)
maus desejos do passado –
que era característica do seu estado de ignorância de Deus: verdadeira tanto
dos judeus como dos gentios.
A santificação é descrita (em 1Pe 1:14), “não se
formando” do velho homem, mesmo no exterior, bem como na conformação interna,
então (em 1Pe 1:15), colocando o novo homem. (compare Ef 4:22,24).
2. Como é Santo aquele vos chamou...
“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede
vós também santos em toda a vossa maneira de viver”. 1 Pedro 1:15
- Como é Santo...
- Aquele que vos
chamou...
- Sede vós também
santos...
- Em toda a vossa
maneira de viver...
O chamado de Deus é um motivo frequentemente solicitado
nas epístolas de Pedro.
Cada um que gera, gera um filho parecido com ele.
“Que os atos da
descendência indiquem semelhança com o Pai” (Agostinho).
a)
“Maneira de Viver” - Comportamento. Conduta,
trajetória de vida: um modo de agir, distinto, mas refletindo, a natureza
interna de cada um.
Os cristãos já são santos para Deus pela consagração;
eles devem ser assim também em sua caminhada exterior e comportamento em todos
os aspectos.
O exterior deve corresponder ao homem interior.
3. Sede Santo...
“Porquanto está
escrito: Sede santos, porque eu sou
santo”. 1 Pedro 1:16
- Sede Santos...
- Porque eu sou
santo...
A Escritura é a fonte de toda a autoridade em matéria de
doutrina e prática.
“Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu
sou o Senhor vosso Deus”. Levítico 20:7
- Pois Eu Sou o Senhor vosso Deus!
“Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo;
e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra”. Levítico 11:44
“Porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do
Egito, para que eu seja vosso Deus, e
para que sejais santos; porque eu sou santo”. Levítico 11:45
“E ser-me-eis
santos, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus”. Levítico 20:26
4. Andai em temor...
“E, se invocais por
Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da
vossa peregrinação”. 1 Pedro 1:17
- E se
invocais por Pai aquele que...
- Sem
acepção de pessoas...
- Julga
segunda a obra de cada um...
- Andai em
temor...
- Durante
o tempo da vossa peregrinação...
a)
Se vós chamais (Clamar). Isto é, “visto que o chamais”, para todos os
regenerados que oram como filhos de Deus, “Pai nosso que estais no
céu” (Mt 6:9; Lc 11:2).
b)
De Pai. “Invocai como Pai
aquele que, não faz acepção de pessoas (At 10:34; Rm 2:11; Tg
2:1, não aceitando o judeu acima do gentio, 2Cr 19:7; Lc 20:21; um
juiz não enviesado pelo respeito das pessoas) julga, etc.
O Pai julga por Seu Filho, Seu Representante, exercendo
Sua autoridade delegada (Jo 5:22).
Isso marca a unidade harmoniosa e completa da Trindade.
c)
Segundo a obra de cada um. A
obra de cada homem é um todo, seja bom ou mau.
As obras particulares de cada um são manifestações da sua
obra geral de vida, seja ela de fé ou de amor, através da qual agradam a Deus para
escapar da condenação (Os salvos).
d)
Andai em temor. Reverencial, não servil.
Aquele que é o vosso Pai, também é o vosso Juiz: isso
pode muito bem inspirar o temor reverencial.
e)
Durante o tempo da vossa peregrinação. A condição dos judeus, na sua dispersão, tipifica o
estado de permanência dos crentes neste mundo, longe da nossa pátria.
O QUE APRENDEMOS?
Aprendemos
que a fonte de Ser Santo, é a nossa participação da Santidade Divina – “Ser
como Eu Sou”.
Aprendemos
que a restauração do relacionamento com Deus é possível a partir de uma vida de
santidade.
Aprendemos
que a manifestação da santidade é o “Andar como filhos obedientes”.
Aprendemos
aquele que vive em santidade não se conforma com concupiscência (Cobiça da carne).
Aprendemos
que Deus é Santo. Ele quem chama para a salvação e santidade o pecador.
Aprendemos
que a santidade precisa estar presente em toda a experiência de vida do crente:
“O exterior deve corresponder ao homem interior”
Aprendemos
sobre o imperativo Divino: “Sede Santos” - “Portanto santificai-vos, e sede
santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus”. Levítico 20:7
Aprendemos
sobre o verdadeiro significado do “Temer a Deus”:
- Se
invocai a Deus como Pai
- Andai em
temor - Reverencial, não servil.
- Isso
marca a unidade harmoniosa e completa da Trindade
Aprendemos que a vida de santidade deve ser pratica do
crente “Durante o tempo da sua peregrinação” – Ou seja, a permanência dos
crentes neste mundo, longe da nossa pátria
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