AS PROFECIAS E A GRAÇA


1ª Pedra 1.10-13


v.10. Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,
v.11. Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
v.12. Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.
v.13. Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;


1 Pedro1:10-13

Esboço de 1 Pedro 1:
1.1,2: Saudação
1.3 – 5: A esperança viva
1.6 – 9: Comprovação da fé
1.10 – 13: As profecias e a graça
1.14 – 17: O relacionamento com Deus e a santidade
1.18 – 21: O poderoso sangue de Jesus Cristo
1.22 – 25: A regeneração e a obediência

Em 1ª Pedro 1:1,2 -  o apóstolo Pedro começa saudando aos eleitos de Deus espalhados por toda a Ásia. A esperança que foi implantada em nós pelo Evangelho de Jesus Cristo, é viva! Não pode murchar.

O tempo em que Pedro escreveu a carta data de aproximadamente entre os anos 62 a 69 d.C., escreveu de Roma chamada no texto de “Babilônia” devido as baixas condições morais, éticos e pagãos daquela cidade.

O texto é uma alusão aos servos de Deus: Para conhecer a manifestação da graça pela esperança viva para a qual somos gerados, produzindo alegria em meio aos sofrimentos:

Esta salvação foi objeto de profundo interesse para os profetas e para os anjos. Mas foi para os seus Servos que o Senhor confiou a mensagem.

Seu preço caro é motivo de santidade e amor, como somos nascidos de novo; e sempre obediente Palavra de Deus.

1. Magnitude da Salvação revelada desde os profetas

“Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada”. 1 Pedro 1:10

- Da qual salvação perguntavam.
- E tratavam diligentemente.
- “OS profetas”
- Que profetizaram da graça.
- Que vos foi dada.

a) Dessa salvação os profetas que profetizaram  – A magnitude dessa “salvação” é comprovada pelo fervor com que “profetas” e até mesmo “anjos” procuraram nela. Mesmo desde o começo do mundo esta salvação foi testificada pelo Espírito Santo.

b) E com empenho investigaram – perseverantemente: Muito mais se manifesta para nós do que por diligente investigação e busca dos profetas alcançados. (A clareza que vemos no NT).

Eles já estavam certos de que a redenção estava por vir:

 “Como Simeão desejava ansiosamente anteriormente e estava tranquilo em paz somente quando viu Cristo, todos os santos do Antigo Testamento viram Cristo apenas oculto e ausente – ausente não em poder e graça, mas na medida em que ainda não estava manifestado na carne ” (Calvino).

Um testemunho impressionante da inspiração verbal; as palavras que os autores inspirados escreveram são palavras de Deus que expressam a mente do Espírito, para as quais os próprios escritores procuraram, para entender o significado profundo e precioso, assim como os leitores crentes faziam.

Os crentes do Antigo Testamento também possuíam a graça de Deus; eles eram filhos de Deus, mas eram como crianças em sua condição, enquanto nós, crentes da era cristã desfrutamos dos privilégios totais de filhos adultos.

2. Em que “Tempo ou ocasião”?

“Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir”. 1 Pedro 1:11

- Indagando...
- Que tempo ou ocasião...
- O “Espirito de Cristo”...
- Testificava os sofrimentos...
- Que haviam de vir
- E a glória que se lhe havia de seguir

a) “Qual era o tempo ou ocasião?”  – “Em referência a que, ou que maneira de tempo”.  

O que expressa o tempo absolutamente: o que era para ser a era do Messias vindo; que tipo de tempo; quais eventos e características devem caracterizar o tempo de Sua vinda.

O “ou” implica que alguns dos profetas, se não pudessem, enquanto os indivíduos descobrem a hora exata, procuraram em suas características e eventos característicos.

O grego para “tempo” é a estação, a época, o tempo adequado aos propósitos de Deus.

b) Espírito de Cristo dentro deles – (At 16:7, nos manuscritos mais antigos, “o Espírito de Jesus”; Ap 19:10).

Então, Justino Mártir diz: “Jesus era Aquele que apareceu e comungou com Moisés, Abraão e os outros patriarcas.”

Clemente de Alexandria o chama de “o profeta dos profetas e o Senhor de todo o espírito profético”.

c) “Indicava” – “deu intimação”.

d) “Quando dava prévio testemunho dos sofrimentos de Cristo”  - Os sofredores (nomeados) para Cristo, ou predito em relação a Cristo.

“Cristo”, o Mediador ungido, cujos sofrimentos são o preço da nossa “salvação” e que é o canal da “graça que virá a vós”.

e) Das glórias – no original “glórias”, ou seja, de sua ressurreição, de sua ascensão, de seu julgamento e reino vindouro, a consequência necessária dos sofrimentos.

f) Seguintes – “depois destes (sofrimentos)”. Visto que “o Espírito de Cristo” é o Espírito de Deus, Cristo é Deus.

É somente porque o Filho de Deus se tornou nosso Cristo que Ele se manifestou e o Pai através Dele no Antigo Testamento, e pelo Espírito Santo, eternamente procedente do Pai e de Si mesmo, falou nos profetas.

1Pe 1:9-10
1Pe 3:18-225:1.

3. A mensagem anunciada a nós...

“Aos quais foi revelado que, não para si mesmo, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar”. 1 Pedro 1:12

- As quais (a mensagens) foi revelada (aos profetas)...
- Não para si mesma (Não foi exclusiva para os profetas)
- Mas para nós...
- Eles ministravam estas coisas (profecia e a mensagem da graça)
- Que agora vos foi anunciada (aos crentes)
- Por aqueles que, pelo Espirito enviado do céu, vos pregaram o evangelho (Os apóstolos)
- Para os quais os anjos desejam bem atentar...

a) A eles foi revelado que não foi para eles mesmosO futuro foi revelado a eles, mas também é isso que as revelações do futuro não foram dadas a eles, mas também para o bem nos tempos do Evangelho.

Isso, longe de ser desanimador, apenas os estimulou a desinteressadamente testemunhar no Espírito da metade da sua geração (somente dos crentes), e para o benefício total da posteridade. Contraste nos tempos do evangelho, Ap 22:10.

Veja Daniel (Dn 9:25-26) o “tempo” foi revelado. Nossos imensos privilégios são assim gerados em contraste com os de terceiros; e isto é, como um incentivo para ainda maior seriedade de nossa parte do que eles manifestaram (1Pe 1:13 etc.).

b) pelo Espírito Santo enviado do céu – Os evangelistas que falam pelo Espírito Santo foram testemunhas infalíveis.

“O Espírito de Cristo” estava também nos profetas (1Pe 1:11), mas não manifestamente, como no caso da Igreja Cristã e seus primeiros pregadores, “enviados do céu”.
Quão favorecidos somos em sermos ministrados quanto a “salvação”, tanto por profetas como por apóstolos, o último anunciando as mesmas coisas que realmente cumpridas, as quais o primeiro predisse.

c) Tais coisas – “as coisas agora relatadas a você” pelos pregadores evangelísticos “os sofrimentos de Cristo e a glória que deve seguir” (1Pe 1:11-12).

Esta preciosa mensagem – Os anjos desejaram transmitir, mas o privilégio foi dado a Igreja do Senhor.

4. A manifestação da graça...

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo”. 1 Pedro 1:13

- Cingindo-se do entendimento...
- Esperai inteiramente na graça...
- Que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo.

a) preparai as vossas mentes – referindo-se às próprias palavras de Cristo, Lc 12:35; uma imagem tirada do modo como os israelitas comiam a páscoa com o manto externo solto, cingido pela cintura com um cinto, pronto para uma viagem.

Trabalhadores, peregrinos, corredores, lutadores e guerreiros (todos eles são tipos de cristãos), então se preparem, tanto para encurtar a vestimenta, de modo a não impedir o movimento, e para cingir o próprio corpo, de modo a se prepararem. para a ação.

O crente é ter sua mente (poderes mentais) reunida e sempre pronta para a vinda de Cristo. “Reúna-se na força do seu espírito” (Hensler).

A sobriedade, isto é, autocontrole espiritual, para que ninguém seja vencido pelas seduções do mundo e dos sentidos, e paciente esperançoso esperando pela revelação de Cristo, são as verdadeiras maneiras de “cingir os lombos da mente”.

b) Esperai completamente – sim, “perfeitamente”, para que não haja nada de deficiente em sua esperança, sem abandonar sua confiança. Ainda assim, pode haver uma alusão ao “fim” mencionado em 1Pe 1:9.

Esperar com perfeição chegar até o fim de sua fé e esperança, ou seja, “a graça que está sendo trazida até você a revelação de Cristo”

Assim como a graça será aperfeiçoada, assim você deve esperar perfeitamente. “Esperança” é repetida em 1Pe 1:3.

As duas aparições são apenas diferentes estágios da ÚNICA grande revelação de Cristo, compreendendo o Novo Testamento desde o começo até o fim.

O QUEAPRENDEMOS?

Aprendemos que a precisa SALVAÇÃO foi-nos revelados desde o princípio, em especial pelos profetas usados pelo Senhor no VT.

Aprendemos que a inquietação de saber o tempo, ou a ocasião, sempre foi própria do ser humano.

Aprendemos que Cristo é apresentado com toda a supremacia em toda a Palavra – “Senhor de todo espírito profético”.

Aprendemos que Cristo é quem nos manifesta a Gloria de toda e profecia e Graça bendita de Deus.

Aprendemos que a mensagem dada a nós significa a pregação da Palavra Revelada e a manifestação da Graça Divina.

Aprendemos que os anjos desejaram transmitir a mensagem da Graça Divina, mas este privilégio foi dado a Igreja de Jesus Cristo.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB