VERDADEIROS CRENTES

Conduta digna de cristão na vida de homens e mulheres crentes.
1ª Pedro 3

“Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês”. 1 Pedro 3:1,2

“Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e coerdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações”. 1 Pedro 3:7

"Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes". 1 Pedro 3:8

Em 1 Pedro 3: São regras e condutas para vida Cristã

Inicia o apóstolo Pedro  ensinando sobre como deve ser o comportamento das mulheres, principalmente em relação à cultura judaica, e o que elas devem valorizar para serem aceitas por Deus e cita o exemplo de relacionamento entre Sara e Abraão.

Da mesma forma, os maridos devem honrar suas mulheres, para que a bênção de Deus permaneça sobre o lar e suas orações não sejam interrompidas.

O cristão deve ter um comportamento excelente, ainda assim é possível que ele sofra com a injustiça. De qualquer forma, sofrer por fazer o que é justo diante de Deus é muito mais proveitoso do que sofrer por fazer o mal.

Neste ponto Pedro cita o exemplo de Jesus Cristo, que mesmo não tendo cometido pecado algum, foi injustamente julgado e crucificado no calvário.

Vs. 1 – 6: Conselhos para as mulheres e homens
- “Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra”.
- “Sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,
observando a conduta honesta e respeitosa de vocês”.
- “A beleza de vocês... esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus”.
- “como Sara que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo”.

Vs. 8 – 12: Conselhos para manter a unidade
- “Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar”,
- “Sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes”.
- “Não retribuam mal com mal nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança”.
- “Pois, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade”.
- “Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança”.
- “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal".

Vs. 13 – 17: É melhor sofrer por fazer o bem
- “Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem?
- “Todavia, mesmo que venham a sofrer porque pratica a justiça, vocês serão felizes. Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. "
- “Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração”.

- “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês”.

- “Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias”.
- “É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal”.

Vs. 18 – 22: O exemplo de Jesus Cristo
- “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todos;  o justo, pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito”.
- “No qual também foi e pregou aos espíritos em prisão
que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída”.

- A respeito de 1 Pedro 3:19, deve ser compreendido que Cristo, através da voz de Noé, saiu e pregou àquela geração, cujos espíritos estão agora "em prisão", ou seja, no inferno.

- Em outras palavras, Pedro não diz que Cristo pregou para eles enquanto eles estavam aprisionados. Ele diz que Cristo pregou para eles durante os dias de Noé, e agora eles estão aprisionados.

- “Ele Jesus,”... Subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Principais Lições:

O texto foi escrito com objetivo de conscientizar a igreja contemporânea de Pedro:

Primeiro, para que as mulheres cristãs judias, não pensassem que a sua conversão a Cristo e o seu interesse em todos os privilégios cristãos as isentavam da sujeição aos seus maridos pagãos ou judeus, o apóstolo aqui lhes declara em que consiste o dever das mulheres.

Em sujeição, ou numa submissão carinhosa à vontade, e em obediência à justa autoridade, de “vosso próprio marido”, e essa conduta amável e prestativa seria o melhor caminho para conquistar os maridos desobedientes e incrédulos que rejeitavam a Palavra.

Ou que não tinham nenhuma outra oportunidade de observar a evidência da verdade dela a não ser o que viam no “procedimento prudente, pacífico e exemplar de sua mulher”.

Aprendemos:

Disso aprendemos que cada relação distinta tem seus deveres particulares, que os ministros devem pregar, e o povo deve entender. A sujeição alegre, e o respeito amoroso e reverente, são deveres das mulheres cristãs para com os seus maridos, sejam estes bons ou maus.

Estes deveres eram exigidos de Eva para com Adão antes da queda, e ainda são exigidos, embora muito mais difíceis de seguir do que eram antes (Gênesis 3.16; 1 Timóteo 2.11).

O Bom Testemunho

Embora o propósito do evangelho seja ganhar almas para Cristo Jesus, há muitos tão obstinados que não são ganhos pela palavra. Não há nada que tenha maior impacto, depois da palavra, para ganhar pessoas, do que um bom procedimento e cumprimento meticuloso dos deveres da pessoa.

A ausência de religião e a infidelidade não anulam os vínculos nem dispensam a pessoa dos deveres nas responsabilidades civis; a esposa precisa cumprir os seus deveres para com o seu marido, mesmo que ele não obedeça à palavra.

“Em temor”, ou reverência, para com seus maridos (Efésios 5.33). Em uma “vida casta”, que os seus maridos incrédulos certamente vão observar atentamente.

Homens ímpios são observadores meticulosos da vida dos que professam a religião. A sua curiosidade, inveja e ciúme fazem com que observem de perto os caminhos e a vida das pessoas boas.

Uma vida casta, seguida do respeito devido e apropriado de cada um, é um excelente meio de ganhá-los para a fé e o evangelho e a obediência à Palavra.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO