OS DESAFIOS DO MINISTÉRIO CRISTÃO NO SÉCULO XXI


Ou seja: Nestes Últimos Dias
Como podemos exercer o nosso ministério?

2ª Timóteo 3:1 - “Sabe, porém, Isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos (Difíceis)”.

Mas o compromisso do nosso Ministério na Igreja Cristã e cumprir a missão  recebida do Supremo Senhor e Mestre - JESUS

O Apostolo Paulo Escrevendo a Timiteo no Capitulo 3 da Primeira Carta mostra as qualificações que devem ter um ministro, é bem verdade que Paulo se refere aos pastores e diáconos, mas entendendo que as qualificações reveladas é para todos os crentes, também pode ser aplicada na vida de qualquer servo que cumpre o seu ministério no Reino de Jesus Cristo.

Paulo escrevendo a Arquipo de Colosso disse: "Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor". Colossenses 4:17

Paulo fala a Timóteo sobre sua Responsabilidade e Dedicação no Ministério:  "Você, porém, seja sóbrio em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério". 2 Timóteo 4:5

Avisos da Palavra de Deus sobre a precaução da Igreja ante os DESAFIOS e dos males dos últimos dias contra ela:

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade" (2 Pe 2.1,2); 2 Tm 3.1-5; At 20.20; e

E TAMBÉM:
"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios" (1 Tm 4.1).

CENÁRIO DESAFIADOR DO MINISTÉRIO CRISTÃO NAS 4 A 5 ULTIMA DÉCADAS NO BRASIL:

- Movimento da cultura liberal.
- Pluralidade cultural e partidária.
- Movimento do doutrinamento ideológico.
- Movimento da ampla comunicação sem censura (disfarçada em liberdade de expressão).
- Advento da globalização (Séculos XX e XXI - Facilitando o acesso indiscriminado de conteúdos nocivos)
- Movimento da “inclusão social” a partir da cultura ideológica.
- Aparecimento do hedonismo exacerbado (Busca do próprio interesse)
- A cultura do relativismo (principalmente rejeitando a Bíblia como verdade absoluta).
- Decadência dos princípios morais e bíblicos.
- O surgimento de proposta de “Institucionalização da Iniquidade” (Pirajine).
a) Ideologia de gênero;
b) Liberação do aborto
c) Liberação do uso “recreativo das drogas” (Como no Canadá)
d) Autorização do casamento fora dos padrões bíblicos
e) etc.
- Consequências:
a) Desrespeito às estruturas tradicionais
b) Desrespeito às autoridades constituídas (inclusive pastores)
c) Desrespeito aos pais.
d) Desrespeito aos professores (Educadores)
e) Crescimento da violência e impunidade
f) etc.

E creiam... Ficamos Pasmados... Como o inimigo é dissimulado (aliás desde o Edem). E não é novidade para nenhum de nós que os temas acima estão presente na Arte, e na Educação, porque são fortes instrumentos de doutrinação.

E em parte as artes musicais, fazem apologia à uma cultura ideológica, que ensina a  desobediência aos princípios morais,  cristãos e bíblicos.

E além disso estamos diante de uma Igreja Evangélica Brasileira multifacetada (Igreja para todos os gostos); e com isso corremos o risco de passar por uma crise de identidade cristã, e principalmente denominacional.

Aqui também a Arte musical e a Educação/Ensino, têm servido para ensino de falsas doutrinas....

Igrejas, pastores, ministros e lideres no Brasil, com certeza desejamos que valores morais cristãos sejam resgatados e preservados para o bem das nossas instituições: Uma família vivendo os princípios da Palavra; um governo que respeite a liberdade de culto; uma igreja forte cumprindo a sua missão de formar crentes que defendam a fé cristã.

Portanto, precisamos conhecer quais são os desafios e estarmos preparados para o enfrentamento, a partir do principio do amor cristão:

1. O desafio a derrocada dos alicerces espirituais, morais e sociais por toda parte. 

A Bíblia diz em Sm. 1.3 " verdade, que já os fundamentos se transformam; o que pode fazer o justo?

Alguns desses alicerces ou fundamentos:

• O alicerce da fé em Cristo (Lc 18.8). "Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra"?

• O alicerce da doutrina cristã segundo a Bíblia (Tt 2.7). "Porque convém que o bispo (ministro) seja irrepreensível como despenseiro (cuide da doutrina) da casa de Deus"

Cuidemos primeiro da fé (Rm 1. 17b)", mas igualmente da doutrina, como está revelado em 1 Timóteo 4.6. "Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo criado com as palavras de fé e boa doutrina que tens seguido".

• O alicerce da santidade; da retidão; da justiça; do direito; da integridade; da honestidade.

Hb 12.14: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”

Ou  - "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor".

• O alicerce da preservação das convicções bíblicas e cristãs, principalmente quanto ao Senhor Jesus Cristo.

2ª Co.7:1 - "Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus”.

2 Tm 1.12 - "Por cuja causa; padeço também isto, mas não me envergonho, porque eu sei em quem tenho e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia"

"porque eu sei em quem tenho crido"; não em que tenho crido.

Igreja e Ministros Cristãos constroem suas convicções sobre um alicerce firme, para não ceder aos ataques daqueles que tentam destruir os alicerces da ética e princípios cristãos.

2. O desafio da ortodoxia (prática correta) bíblica e cristã como ordenado e ensinada por Cristo e Seus Apóstolos. (Doutrina bíblica – Verdade Absoluta)

1 Co 4.6 - "Aprendais a não ir além do que está escrito".
"E eu, irmãos, apliquei essas coisas por semelhança, a mim e a apoio, por amor de vós, para que, em nós, aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro".

Igreja e Ministros Cristãos, não negociam os valores éticos cristãos da verdade, concebidos da Palavra de Deus.

3. O desafio do relativismo moral, humanista e filosófico, hoje presente por toda parte, sem ser notado, nem contestado.

O relativismo infiltra-se hoje no lar, na escola, na igreja, nas profissões, no Governo em geral, na administração pública e privada, e na vida relacional do indivíduo.

Relativismo é uma teoria moral filosófica afirmando:
(1) Que tudo na vida é contextual;
(2) Que tudo é relativo e variável;
(3) Que tudo depende dos fins em vista;
(4) Que nada nesta vida é absoluto.

Isto é, as realidades morais, éticas, cristãs científicas etc., variam conforme a época, o lugar, a finalidade e o povo.

Igreja e Ministros Cristãos precisarão estar preparados para vencer este desafio, e ajudar os nossos educandos a superar os acenos do relativismo, e adotar uma postura de defesa da verdade absoluta dos princípios bíblicos cristãos.

4. O desafio do constante surgimento de movimentos religiosos heterodoxos (praticas a partir de "verdades"), sem se preocupar quanto  A VERDADE da fé e da doutrina cristã, segundo a Bíblia.

É o secularismo dentro da igreja, que na linguagem prática é o mundanismo no viver diário dos membros da igreja.

Não estamos falando de contextualização no sentido de adequação da igreja aos recursos da moderna tecnologia; a modernidade. Estamos falando da absorção pela igreja, da filosofia de vida do mundo incrédulo, sem Deus.

Igreja e Ministros Cristãos precisam seguir na direção de firmar-se no cumprimento da missão de com EFETIVIDADE: Cumprir bem o Seu Ministério, com fidelidade e dedicação aquele que nos convocou - JESUS.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB