SALMO 119 – A PALAVRA PARTE XIII

Vs. 97-104 – Palavra da Meditação

Meditação – O habito de meditar na Palavra é incentivado em muitos dos textos sagrados.

Salmo 1.2. “O Servo, tem prazer na lei do Senhor, e nela medita dia e noite”.

Salmos 145.5   “Meditarei no glorioso esplendor da tua majestade e nas tuas maravilhas”.

Josué 1.8   “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.

Palavra da Meditação:

V.97. Que amamos. “Quanto amo a tua lei. É a minha meditação todo o dia”.

V.98. Que nos faz sábios. “Os teus mandamentos me fazem mais sábio...”.

V.99. Que nos capacita como a um mestre. “Palavra que compreendo mais que todos os meus mestres”.

V.100. Que revela prudência. “Sou mais prudentes que idosos, porque guardo os teus preceitos”.

V.101. Que nos alerta quanto aos maus caminhos. “De todo o mau caminho desvio os meus pés, para observar a tua Palavra”.

V.102. Que nos ensina. “Não me aparto da Tua Palavra que tu me ensinas”.

V.103. Que nos dá prazer. “Quão doces são as tuas Palavras ao meu paladar! Mas do que o meu à minha boca”.  (“... são mais doces do que o mel e o destilar dos favos”. Sl. 19.10b).

V.104. Que nos conduz ao entendimento. “Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento”. – por isso desprezo todo o caminho de falsidade.

APLICAÇÃO

O prazer de meditar na Bíblia não nasce espontaneamente: é decorrente da prática diária, de vencer os empecilhos para não ler a Palavra.

Nossa meditação diária na Palavra produz:

- Amar a Deus e a sua Palavra. V.97
- Buscar sabedoria. V.98
- Ser capacitado para agir como servo. V.99
- Ser prudente nas ações. V.100
- Reagir os maus caminhos. V.101
- Ser ensinado a fazer a vontade do Pai. V.102
- Ter prazer na Palavra. V.103
- Ter entendimento e discernimento. V.104

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO