O QUE VIRAM EM TUA CASA?

Isaías 39 (4)

"O profeta perguntou: "O que eles viram em seu palácio? " Ezequias respondeu: "Viram tudo que há em meu palácio. Não há nada em meus tesouros que não lhes tenha mostrado". Isaías 39:4

Sem dúvida é uma pergunta para nossa profunda reflexão, quando muitas vezes estamos muito mais preocupados com o que estamos vendo nas outras pessoas, mas será que temos olhado para dentro de nossas casas? Para dentro de nossas vidas?

No caso de Ezequias: Ele por motivo de orgulho permitiu que o inimigo entrasse em sua casa, e vendo tudo quanto tinha. Voltou mais tarde e roubou “todo o seu tesou”. E aquele inimigo era o império da Babilônia; que aparece na bíblia como um povo que oprimiu o povo de Deus. E mais, Ezequias recebeu do profeta Isaias, a advertência de que o Rei de Babilônia viria para levar cativo a Israel.

Quantas vezes nossas alianças não são refletidas e daí o inimigo tomando conhecimento de como esta e o que temos dentro de nossas casas e de nossas vidas, vem, entra para matar e destruir.

Perguntou Isaias a Ezequias: “Que viram em tua casa?”
Respondeu Ezequias: “Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse”.

“Ezequias mostrou aos embaixadores as riquezas acumuladas pelos seus antepassados, o que dá a entender que os eventos narrados são anteriores ao render do "tesouro" a Senaqueribe. Sem reservas, o rei judeu mostrou-lhes tudo o que podia, incluindo a "casa de armas", passo essencial para que se estabelecessem alianças bélicas. O rei Ezequias parece ter ficado orgulhoso pela honra que os embaixadores lhe haviam prestado, respondendo a Isaías com um pretensioso sentido de grandeza, como se dissesse - estes homens vieram de propósito da Babilónia, apenas para me ver!" (Pércio)

O profeta Isaías fez Ezequias refletir no seu ato de vaidade.
Ele não escondeu nada aos inimigos.

Não é errado reconhecer que Deus nos dá bênçãos, porém, é pecado a ostentação com o objetivo de impressionar as pessoas, pois a mensagem que se passa com a ostentação, é de que o que recebemos do Senhor é mais importante do que o caráter e a vida cristã com Deus (v.3-4).

Para quem, e o que você tem mostrado de dentro da tua casa, ou vida?

- O Servo do Senhor Jesus deve se  preocupar com o que tem em sua casa, e quem deve entrar em sua vida e casa. Cuidado “O ladrão vem se não para matar e destruir”.

- Precisa ter o cuidado de não se tornar orgulhosos ou vaidoso, em relação ao que tem em sua casa, ou vida. Atitudes vaidosas e orgulhosas podem tornar o servo vulnerável ao inimigo.

- O tempo de vida que o Senhor concede ao Servo deve ser para honra-lo e ser útil no  reino divino:

a) Servir ao Senhor com os dons e talentos.

b) Amar e respeitar as pessoas, suas limitações e pensamentos.

c) Respeitar as instituições, principalmente a igreja onde está inserido.

d) Refletir e cuidar das ações e palavras que usa ao se dirigir às pessoas. 

“A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um” Colossenses: 4. 6.

f) Cuidar para que os principais mandamentos do Senhor sejam respeitados dentro da sua casa e vida: Há mandamentos que ás vezes passam sem a  devida atenção: 

"Êxodo 19.11. ...não mentireis, não usarás de falsidade cada um com o seu próximo. 19.16   Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; Eu sou o SENHOR. 19.17   Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas..., não levarás sobre ti pecado algum. 19.18   Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR. 19.19   Guardarás os meus mandamentos"

Porque estes mandamentos passam sem a devida atenção? 
Será que são menos importantes? 

Creio que não. Todos os mandamentos devem ser conhecidos e obedecidos.

Ezequias recebeu do Senhor a oportunidade de viver mais 15 anos, e foram os anos da sua destruição. 

E Eu, e você como temos cuidado dos anos que o Senhor nos permitido viver? 
Temos vivido para a sua glória?

Aplicação

“O Que viram em sua casa?”

Cuide sobre o que realmente participa da sua vida e casa.

Se entram para nos abençoar ou se aproximam de você para te destruir, principalmente em relação à vida espiritual.

Cuide sobre o que tem em sua casa e vida, se está dando lugar ao orgulho e vaidade; e se afastando da missão de servir ao Senhor.

Cuide para que em sua casa, e em sua vidas estejam abrigados os verdadeiros valores cristãos, que o abençoa para ser bênçãos para os irmãos no reino de Deus.

Cuide para que o que tem em sua casa e vida exalte e glorifique ao Senhor!

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO