O ESPIRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO

Presença e atuação no Novo Testamento

Texto – Atos 2.16,17

“v.16. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: v.17. E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; v.18. E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão”. Atos 2:16-18

(Texto bíblico – Atos 2.1-47)

Introdução:

presença do Espírito Santo que habitando no íntimo, é um fenômeno particularmente do Novo Testamento (João 7.39 e 14.17).

Em primeiro lugar, o Espírito vem aos crentes como o agente da regeneração e depois são capacitados e usados pelo Espírito Santo.

No Novo Testamento é:  Pneumatós (“pneuma”).

Esta palavra significa: “espírito”, “vento”, sendo que pneu- refere-se ao “movimento dinâmico do ar” e o sufixo –ma, denota o resultado desta ação com ênfase sobre seu poder inerente.

1 – Sua atuação no ministério de Cristo:

A Palavra nos relatos do nascimento de Jesus apresenta a sua concepção de sendo uma obra do Espirito Santo.

Creio em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espirito Santo.

É um ato miraculoso, divino, um mistério de Deus que aponta para o Espirito Santo como sendo ele, o responsável pela concepção de Maria.

A obra do Espirito no nascimento de Jesus.

A chegada do Messias era aguardada por todos aqueles que tinham entendimento do AT.

Muitos dos profetas já haviam anunciado a vinda do Messias ao mundo. Dentre os profetas, Isaías é enfático ao falar da concepção sobrenatural do Messias.

“Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel” Isaias. 7:14.

Essa promessa tem o seu cumprimento no N.T, Mateus, explica esse acontecimento:

“Estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo” Mateus 1:18.

Na expressão “sem que antes tivesse coabitado” é apresentado o grande ato miraculoso de Deus através do Espirito Santo.

Maria não poderia ser mãe utilizando-se de uma gravidez comum, isto é, da relação entre um homem e uma mulher.

Pois tanto o texto de Isaías, quanto o de Mateus acima citado, não deixa qualquer dúvida da situação de Maria que se encontrava virgem.

Há dois episódios que aparece a expressão da presença do Espirito Santo no inicio do Ministério do Messias:

Pelo Espirito em forma de pomba que vem sobre Jesus, o Senhor se manifesta no Batismo de Jesus no Rio Jordão por João o Batista.

Mateus 3:13-17; em seguida o Espirito é quem aparece conduzindo Jesus ao Deserto.

Mateus 4:1, onde se registra a vitória de Jesus sobre a tentação. 

2 – Sua atuação no ministério dos apóstolos:

O Espírito Santo é quem conduz a ação das comunidades cristãs nos Atos dos Apóstolos, guia missionários enviados a pregar a Palavra de Deus a começar de Jerusalém chegando a Roma, assim inicia a ordem de Jesus declarado em  Atos 1:8.

Por 52 vezes o Espírito é mencionado como condutor da ação nos Atos dos Apóstolos.

Se nos evangelhos, e nas narrativas de Lucas é Jesus quem lidera o processo da ação de Deus na história, nos Atos dos Apóstolos o Espírito é “o grande personagem”.


Essa ênfase no Espírito em Atos permite que muitos estudiosos da Bíblia entendam os Atos dos Apóstolos como “o evangelho do Espírito”.

 

Desejar o Espírito é caminho para recebê-lo de Deus (Lucas 11, 13).


Deus nos ama infinitamente, por isso deixa-nos livre para abrir-nos e perceber a ação dele em nós.


Encontramos a narração sobre Barnabé: Ele tinha um terreno em Jerusalém.


Sente-se movido a dispor dele em favor da comunidade; vende-o e coloca o dinheiro aos pés da comunidade cristã.


Esse gesto revela a ação de Espírito de Barnabé. Pouco a pouco, ele vai sendo guiado pelo Espírito e sente necessidade de colocar sua vida à disposição do projeto do Evangelho.


Torna-se um dos principais missionários nas comunidades cristãs primitivas.


O Espírito verdadeiramente divino impele as pessoas a se libertarem das amarras do poder econômico.


Quem é movido pelo Espírito Santo partilha seu poder econômico.


Fechar-se à ação do Espírito Santo é grave e perigoso, porque a pessoa fecha os olhos e o coração à evidência das obras do Espírito (Lucas 12,10).


E negando-as, rejeita a oferta suprema que Deus lhe faz e se exclui da salvação (Hebreus 6,4-6; Mateus 10,26-31).

 

O Espírito Santo é mestre em situações de alto conflito:

 

Quando vos conduzirem às sinagogas, perante os magistrados e perante as autoridades, não vos preocupeis com os argumentos para vos defender, nem com o que dizer, pois o Espírito vos ensinará naquele momento o que deveis dizer” (Lucas 12,11-12).


O evangelho de Lucas narra por três vezes que, “impulsionado pelo Espírito, Jesus deve subir para Jerusalém e que será morto, mas ressuscitará”.


O apóstolo Paulo também teve de discernir em meio a conflitos, pois por três vezes disseram a ele que não subisse a Jerusalém, pois lá seria preso e maltratado.


Mas o apóstolo acabou discernindo que deveria seguir firmemente o caminho trilhado por Jesus, e assim fez.


Uma pessoa guiada pelo Espírito, mesmo no meio de conflitos, vive a alegria, a paz e a serenidade; saboreia a beleza da pequenez da vida nutrindo-se do divino que se tornou humano.


Essa perspectiva aparece em inúmeras passagens do evangelho de Lucas, principalmente nas parábolas da misericórdia, nas quais o evangelista faz questão de enfatizar a alegria que contagia um pastor, uma mulher e um pai ao reencontrarem o que estava perdido (Lucas 15,1-32).

3 – Sua atuação no ministério de Paulo:

Para Apóstolo Paulo, o Espírito Santo é quem dirige os homens (Romanos 8.13; Gálatas 5.16),

E, por meio desse Espírito, o homem pode ser dotado de dons extáticos e de operações milagrosas. (1ª Coríntios 2.4; Romanos 15.19; 1ª Tessalonicenses 1.5; 1ª Coríntios 14.2).

Essa manifestação do Espírito na pessoa tem como propósito a edificação da Igreja (1ª Coríntios 14.4-12).

Para a teologia cristã do século I D.C., o simples fato da conversão já significava o recebimento do Espírito (1ª Coríntios 12.13; Gálatas 3.26; João 3.5; 7.38-39; 1ª João 4,2).

E assim cumprir o mandamento do batismo “Seja Batizado”.

O Texto de Atos 16:5 a 10 é uma clássica declaração de como o Apóstolo Paulo era conduzido em suas ações missionárias pelo Espirito Santo:

“v.5. De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número. v. 6. E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. v.7. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu. v.8. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade. v.9. E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos. v.10. E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho”.

4 – Sua promessa de atuação para todos os crentes:

O Espírito Santo está disponível para habitar e ter comunhão com quem crê e confessa que Jesus é seu Salvador e Senhor.

Com a Salvação cada crente é Batizado com o Espírito Santo (Mateus 3:11). 

Para tento aquele que crer em Cristo Como Salvador precisa confessar:

A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Rm 10.9,10).

Receber o Dom do Espírito Santo é essencial e indispensável para todos os santos, purificados dos pecados e salvos!

Quando se recebe o perdão e a salvação, a partir da entrega verdadeiramente a Deus e ao Senhor Jesus!

Só assim é que se percebe a presença do Senhor na vida do crente e sentir paz interior mesmo diante de tantas aflições e tribulações:

“Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33).

Se você ainda não formalizou sua fé, confessando e dando testemunhos de que é um verdadeiro cristão, faça isso! Receba Cristo e seja salvo:

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).

E desta forma todo crente percebe a atuação do Espírito Santo na Vida Cristã.

Conclusão:

A doutrina do Espírito Santo; ganha maior clareza nas páginas do Novo Testamento.

Vemos com mais precisão a ação do Espírito Santo nos escritos Neotestamentário.

“Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo”. (Hebreus 1:1-2).

Espírito Santo em Atos.

Jesus orienta os discípulos pelo Espírito Santo - até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. (Atos 1:2).

Espírito Santo dar poder para testemunhar - Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra. (Atos 1:8).

Espírito Santo nos demais livros do Novo Testamento.

Estava com os salvos e agora estar NOS salvos.

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade.

O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece.

Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês.

Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês. (João 14:16-18).

Assim o Salvo passa a ser o santuário do Espírito Santo.

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês. Santuário do Espírito Santo. (1 Coríntios 6:19-20).

Texto Bíblico para Concluir:

Atos 2:16-18: Promessa que se cumpre:

Pelo contrário, isto é o que foi predito pelo profeta Joel: Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e eles profetizarão”.


Pr. Ozéas Dias Gomes - Dezembro de 2021

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB