ESPíRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO

Presença e atuação no Antigo Testamento

Texto – 1 Samuel 16.13, e 14

"v.13Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
v.14. E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor".

1 Samuel 16:13,14

(Textos bíblicos – Gênesis 2; Salmo 139.7-12; Is 61.1-3).

Introdução:

Nos Estudos referentes ao Estudo do Espirito Santo no Velho Testamento, percebemos importantes para que sejamos esclarecidos que a atuação do Espirito Santo é identificada desde as manifestações primeiras do Senhor Deus nas Escrituras, não apenas na habitual enfase que aparece no Novo Testamento.

Um estudo mais profundo a Ação do Espírito Santo no Velho Testamento percebe-se sua atuação pontual, é diferente no Novo Testamento quando a atuação do Espírito de Deus é percebida na Igreja a partir dos seus membros convertidos a Jesus.    

1. Sua presença na Criação: A primeira grande obra de Deus neste planeta foi sua criação.

A Bíblia menciona claramente Deus (Gn. 1:1) como Autor da criação. Jesus Cristo também é mencionado como Criador (Cl 1:16, 17) do céu, da Terra e de tudo o que, de fato, foi feito (Jo 1:1-3).

E na história da criação, identifica-se claramente a presença do Espírito de Deus. Jó 26:13 e 33:4; Salmo 33:6e 104:29, 30 revelam o participação do Espírito Santo na criação Divina e poderosa da Terra.

O Salmo 104:30 declara também na voz do Salmista, que o Espírito Santo teve  participação ativa durante esse processo.

2. Sua presença na vida de importantes personagens.

O Espírito Atuou com especificidade no Antigo Testamento, através de pessoas como: Josué (Números 27:18), Davi (1 Samuel 16:12-13) e mesmo Saul (1 Samuel 10:10).

No livro de Juízes, vemos o Espírito Atuando na direção de conduzir vários juízes que Deus tinha levantado para libertar Israel de seus opressores.

O Espírito Santo veio sobre estes indivíduos para tarefas específicas.

A Ação do Espirito era um sinal do favor de Deus sobre aquele indivíduo (no caso de Davi), e se o favor de Deus abandonava uma pessoa, o Espírito sairia (por exemplo, no caso de Saul em 1 Samuel 16:14).

3. Como se apresentava no AT? Qual a diferença no Novo  Testamento?

Quando nos referimos ao papel do Espírito Santo, podemos indicar as frentes de atividades nas quais o Espírito Santo trabalha:

1) regeneração,

2) habitação (ou enchimento),

3) contenção e

4) capacitação para o serviço.

Evidências dessas áreas do trabalho do Espírito Santo são tão presentes no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento.

Observando os aspectos da obra do Espírito no Antigo Testamento é o habitar nas pessoas para as ações especificas do Senhor no meio do seu povo.

Assim é que se percebe a diferença entre os papéis do Espírito no Antigo e Novo Testamento.

O Novo Testamento ensina a habitação permanente do Espírito Santo nos crentes (1 Coríntios 3:16-17; 6:19-20).

Quando se coloca a fé em Cristo para a salvação, o Espírito Santo vem morar dentro do salvo.

4. Sua presença no plano redentor de Deus:

A vida cristã passa a existir a partir da obra do Espírito Santo no convertido.

A Bíblia fala do Espírito Santo não apenas como participante na criação, e ações especiais na vida e história de Israel, mas também revela que Ele é fonte da vida espiritual, atuando na redenção do pecador.

Isto fica claro nas declarações do próprio Jesus:

Jesus Cristo revela no Novo Testamento que Ele veio para que as pessoas tenham vida e a tenham em abundância (João 10:10).

A palavra “vida” na declaração de Jesus não traduz o grego bios, que denota um organismo vivo, mas traduz o grego zoe, que se refere a uma qualidade especifica de vida.

Em outras palavras, Jesus estava fazendo referencia de um tipo de vida que mesmo as pessoas que têm necessidade de experimentar.

Efetivamente Jesus estava fazendo referencia a vida espiritual que permite a pessoa convertida fazer participar do Reino de Deus. Mas como é possível acesso a essa vida espiritual?

O mesmo Senhor Jesus ensinou que para isso é necessário ao homem nascer de novo; não da carne, mas do Espírito (João 3:1-8).

A atuação do Espírito Santo na regeneração e conversão do pecador.

O novo nascimento que o pecador precisa experimentar é a regeneração, que se traduz na transformação sobre natural  e miraculosa na vida do convertido ressuscitando-o de seu estado de morte espiritual e transformando a inclinação de seu coração.

Concedendo assim: Vida Espiritual com o Senhor.

Esse acontecimento pela obra redentora realizado do Espírito Santo, pois Ele é quem opera a renovação na vida do pecador arrependido esta maravilhosa obra da redenção.

Assim é no ato da ação do Espirito Santo em convencer o pecador do seu pecado (João 16:1-10) que ele passa a ter convicção da sua transgressão que faz com que possa responder com o arrependimento, dizendo sim ao convite de Jesus: Vinde a Mim (Mateus 11:28); enquanto recebe com fé a pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo.

Conclusão

Portanto, o Espírito Santo cumpre sua obra desde sempre.

Ele esteve presente na Criação, como também cumpriu Seus desígnios durante toda a história do povo de Deus.

Ele inspirou os autores que escreveram o Antigo Testamento e falou pelos profetas.

Capacitou pessoas para conduzir, libertar e liderar o povo do Senhor.

Ele foi a chama que nunca se apagou e que de uma forma mais intensa Se revelou na obra de Jesus Cristo.

Importante é saber que não é um privilégio de alguns, mas um presente para todos que se submetem à vontade de Deus.

Ele continua também, como outrora, guiando, ungindo, capacitando, ensinando e dando vigor espiritual a homens e mulheres a fim de edificar e fortalecer a Igreja.

Mesmo diante dos desafios do tempo presente, quando se percebe os muitos atores de diversos cometimentos ideológicos, que têm relativizado a Fé Bíblica, e o potencial tecnológico que possibilita uma carga maior de informações, que precisam ser bem discernidas, e perceber qual deve ser própria para o consumo na experiência cristã.

Faz-se necessário que a Igreja do Senhor conheça mais a respeito da ação do Espírito Santo e a Ele se submeta para que possa produzir frutos dignos da sua fidelidade à Palavra da Verdade.

Textos Bíblicos para concluir:

Salmos 139:7-12: Expeirnecia do Salmista:

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá. Mesmo que eu dissesse que as trevas me encobrirão, e que a luz se tornará noite ao meu redor, verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz”.

E Isaías 61:1-3: Na atuação do Profeta:

O Espírito do Soberano Senhor está sobre mim porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, para proclamar o ano da bondade do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; para consolar todos os que andam tristes, e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória”. 

E Joel 2:28, 19: Trata de uma profecia que vai se cumprir no estudo de Atos 2 no Novo Testamento:

"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias”.


Testos Importantes

Gênesis 1.1,2; 2.7; 3.22

Números 11.25, 27.15-18

Juízes 3.10, 6.34, 14.6,19

1 Samuel 16.13, 2Samuel 23.2

Salmo 51.11, Jó 32.8

Isaías 11.2; Joel 2.28; Daniel 5.11– 14

Zacarias 12.10; Malaquias 2.15

Pr. Ozéas Dias Gomes – Dezembro 2021

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO