HISTÓRIA E RELEVANCIA DA EBD.
Mateus 28:18-20 (v.20)
“v.18. E,
chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na
terra. V.19. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. V.20. Ensinando-os a
guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou
convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”. Mateus 28:18-20
INTRODUÇÃO
O texto todos sabemos que faz parte do grande
comissionamento dos Discípulos do Senhor Jesus.
Confirmado pelo próprio Senhor na sua ascensão, registrado
por Lucas em Atos 1:8 “Ser-me-eis testemunhas”.
A EBD – sua relevância no cumprimento do IDE e ENSINAI.
“Ensinando-os a guardar todas as
coisas que eu vos tenho mandado”. Mateus 28:20
-1. RELEVANCIA NA HISTÓRIA
Resumo da História da
Escola Dominical
(Robert
Raikes - 1735-1811)
A. Um notável
desbravador - Inglaterra
Em 1757, estava ocorrendo na Inglaterra o extraordinário
avivamento evangélico, com sua forte ênfase social. Inspirado por outras
pessoas, Raikes iniciou uma escola em sua paróquia em 1780. Ele ensinava
crianças pobres de 6 a 14 anos a ler e escrever e dava-lhes instrução bíblica.
B. Difusão nos
Estados Unidos
A primeira escola dominical americana surgiu numa residência
da Virgínia em 1785. Na década seguinte, foram criadas escolas em Boston, Nova
York, Filadélfia, Rhode Island e Nova Jersey.
Destinavam-se a crianças que careciam de educação, muitas
das quais trabalhavam em indústrias. Na cidade de Pawtucket, Estado de Rhode
Island, foi iniciado uma escola na primeira usina de algodão dos Estados
Unidos.
C. A Escola Dominical
no Brasil
A primeira escola dominical permanente foi fundada pelo
casal Robert e Sarah Kalley em Petrópolis, no dia 19 de agosto de 1855. Deu
origem a Igreja Evangélica Fluminense, hoje Congregacional.
A primeira escola
dominical presbiteriana foi iniciada pelo Rev. Ashbel Green Simonton em
maio de 1861, no Rio de Janeiro. Reunia-se nos domingos à tarde, na rua Nova do
Ouvidor. Essa escola aparentemente foi organizada de modo mais formal em maio
de 1867.
D. A organização do
movimento
A partir de 1800, os propósitos das escolas dominicais
americanas passaram a ser instrução e evangelismo; elas transmitiam valores
cristãos e o espírito democrático da nova nação.
Em 1869 reuniu-se a
primeira Convenção Nacional de Escolas Dominicais (passou a denominar-se
Convenção Internacional em 1875). Uma comissão passou a preparar um currículo
de lições padronizadas para uso geral (Lições Internacionais). Surgiram normas
para o uso do tempo e do espaço nas igrejas e o sistema foi levado para os
campos missionários no exterior.
Em 1824 foi fundada a União Nacional de Escolas Dominicais,
que organizou os líderes, publicou literatura e criou milhares de escolas no
interior do país:
Surgiram dois movimentos de EBDs
a)Missionárias, que evangelizavam crianças em áreas rurais e
bairros pobres das grandes cidades;
b) eclesiásticas, que educavam os filhos dos membros das
igrejas.
E. Hoje - A EBD
Hoje a EBD e a principal
instituição de ensino da Bíblia em praticamente em todas as denominações,
principalmente as históricas.
-2 – RELEVÂNCIAS NO CUMPRIMENTO DA
MISSÃO
Nossas EBDs, com
certeza são agencias de cumprimento da missão instituída por Jesus para Sua
Igreja:
IDE – Jesus capacitou e enviou os discípulos para cumprir a missão de
reunir novos discípulos salvos.
ENSINAI - Reflete a capacidade de
passar a outro o que os discípulos de Jesus haviam aprendido na Escola do
Messias.
TODAS AS COISAS – Todo o conteúdo aprendido, agora passado
aos novos Discípulos, para sua edificação.
OS Objetivos da EBD, vemos refletir
a Sua Missão e Relevância.
Evangelização -
Fornecer aos novos convertidos, e aos membros da igreja estudos bíblicos.
Santificação -
Ensinar os fiéis a viverem de acordo com os princípios bíblicos defendidos pela
denominação.
Serviço -
Preparar e incentivar os membros a servir ao Senhor de diferentes formas:
evangelizando, apoiando os enfermos e necessitados enfim trabalhar na obra
tendo amor por ela e assim alcançar almas para o reino.
A Dedicação e Capacitação de Professores e
Lideres da EBD Refletem a Sua Relevância.
v.6. De modo que,
tendo diferentes dons, segundo a graça
que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
v.7. Se é ministério,
seja em ministrar; se é ensinar, haja
dedicação ao ensino;
v.8. Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte,
faça-o com liberalidade; o que preside,
com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:6-8
- Tendo Diferentes Dons – Habilidades múltiplas (Conhecer seus liderados e alunos).
- Segunda
a Graça que nos é dada – Dada por Deus.
- Se é
ENSINAR – Exercício da Pedagogia Cristã – Jesus o nosso Mestre por excelência.
- Haja
dedicação no ensino – Empenho na preparação das aulas, para que sua
ministração seja relevante.
- O
que preside – Equivale “Administrar” – coordenador EBD.
- Com
cuidado – Com zelo, com ética, cuidado na forma de falar e conduzir.
- Se
Ministério – O Nosso Chamado (de Deus), para servir na Causa do Reino.
- Seja
em ministrar – Com a convicção de estar fazendo a vontade do Senhor.
CONCLUINDO
Entender a Relevância da EBD, e tornar a Sua
Igreja Relevante no seu tempo e no lugar onde Ela está plantada.
A EBD, independente do formato, que de fato
vamos encontrar formatos diferenciados da EBD desde o nascer da Sua História,
passando pelo séculos da existência da Igreja, e Hoje com a necessidade de
adaptar-se ao novo tempo, observamos muitos modelos de EBDs, mas na verdade ele
continua, e continuará sendo RELEVANTE na vida dos crentes e da Igreja.
Pr. Ozéas Dias Gomes - Abril 2021 - PIB em Pibetá - Magé, Rj.
Veja o Vídeo - EBD RELEVANTE - Mateus 28.20
Comentários
Postar um comentário