ESPERANÇA RESTAURADA

Jeremias 29:11

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Jeremias 29:11

Os dicionários traduzem a palavra esperança com significado:

“Sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé”

No texto do Profeta Jeremias ele retrata um momento significativo da experiência de Israel no período do cativeiro na Babilônia, que durou 70 anos.

Jeremias 29:11 – Revela a intenção de encorajamento do Povo De Deus cativo.

Que não tinha a segurança de que poderiam sair da Babilônia.

Sabemos que foram cativos para Babilônia, por causa da sua desobediência.

Mas o Senhor usa das circunstâncias para agir no meio do Seu Povo, e conceder-lhe oportunidade de arrependimento e restauração.

Neste verso verificamos uma voz divina restaurando a esperança do Seu Povo:

1. Quem é o que sabe todas as coisas?

Porque EU bem SEI...”

Eu sei – eu sozinho; não os falsos profetas que nada sabem dos meus propósitos, embora finjam saber.

Deus sabedor de todas as coisas se identifica ao Seu Povo, para que não haja duvidas de que Ele Está no Controle!

Deus conhece o futuro e nunca será surpreendido por qualquer coisa que nos aconteça.

“O Senhor, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus”. Provérbios 3:19

(Pv. 3:19, Jr. 10:12, 51:15).

2. O Que Pensa aquele conhece todas as coisas?

“Os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor”

Pensamentos: Olhando para os judeus que não tinham “pensamentos de paz”, mas apenas para “mal” (desgraça), porque eles não podiam conceber como a libertação poderia vir a eles.

(Is 55:8, 9).

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.
Isaías 55:8,9

Para restauração da esperança, Israel é encorajado a confiar no Deus que Pensa em Seu Favor.

3. Como se apresenta a esperança restaurada?

 “Pensamentos de paz, e não de mal, para vos DAR UM FUTURO DE ESPERANÇA”.

Nesta parte final estão exatamente os propósitos do DIVINOS, o Senhor revela:

A restauração completa do Seu Povo.

No lugar do mal, o Senhor promete restaurar a Paz do Seu Povo.

Um futuro com esperança – literalmente, “atender a expectativa”.

Mas as expectativas do Seu Povo, Deus as conhece, e promete dirigi-las conforme o Seu Propósito.

Assim Deus restaurou a esperança de Israel, que ao final de 70 Anos volta à Sua Terra Natal.

O que Aprendemos?

Aprendemos que temos um Deus que nos diz: “Eu Sei”, por isso podemos confiar e renovar a nossa esperança.

Aprendemos que é indispensável confiar no Senhor, que no Seu Pensar, age em favor do Seu Povo, independente das circunstâncias.

Aprendemos que a esperança quando é restaurada gera paz e confiança nas providencias Divinas.

CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA -  pensar nesta frase é lembrar da campanha de evangelização dos Anos de 60, quando milhares de brasileiros restauraram suas esperança em Jesus Cristo.

“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo”. Romanos 15:13

Concluímos que: Nossas vidas e a Igreja pertencem ao Senhor, enquanto estamos em nossa “Babilônia”, precisamos ter nossas esperanças renovadas, confiados nas provisões do Senhor, mesmo em tempo difícil....

Assim a nossa IBMV, chegou aos 37 anos, e com certeza chegará aos 40, aos 50, e mais anos, renovando sua Esperança no Senhor da Igreja!

Pr. Ozéas Dias Gomes – Abril 2021 - IBMV


 Ver Video Esperança Restaurada II



Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO