E OS NOSSOS DIAS DIFÍCEIS?

2ª Timóteo 3:1-17 (v.1)

"V1. Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos".

V2. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

V3. Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

V4. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

V5. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

V6. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;

V7. Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

V8. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

V9. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

V10. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,

V11. Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou;  

V12. E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

V13. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

V14. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,

V15. E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

V16. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;

V17. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:1-17

INTRODUÇÃO

As Cartas de Paulo a Timóteo, a Tito, e a Filemom, são conhecidas como “CARTAS PASTORAIS”

O Texto de 2Tm. 3 -  Trata de dois temas indispensáveis para reflexão das Igrejas e líderes no Seu Tempo.

- A Humanidade nos últimos Dias (vs. 1-9)

- Exortações pastorais de Paulo a Timóteo (vs. 10-17)

O cristão é cidadão do céu (veja Filipenses 3:20)

Mas vive no mundo, um território hostil governado pelo "deus deste século"

(veja João 17:14-18; 2 Coríntios 4:3-4).

Neste tempo tendo que lidar com homens que rejeitam a verdade de Deus para seguir os desejos deste mundo.

Paulo faz uma lista de seus atributos, destacando seu egoísmo e seu "amor" para tudo aquilo que é contra a vontade de Deus (3:2-4)

1. DIAS DIFÍCEIS... DIAS TRABALHOSOS...

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos”. 2 Timóteo 3:1

Últimos dias – Tempo que se inicia na Ressurreição de Jesus, e precedendo a Sua segunda vinda.

Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências”. 2 Pedro 3:3

“Os últimos tempos”,  referem-se a um período que o próprio Ap. Paulo cita em 1ªTm 4:1, e 2.

V1. Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; V2. Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência. 1 Timóteo 4:1,2

E no verso 3 o Apostolo denuncia que entre tantos outras ações de apostasia, apresenta a deturpação do casamento.

Voltando ao texto de 2Tm. 3 – Paulo denuncia entre os V2. Ao V9. Uma lista imensa de comportamentos humanos contrários ao Ensino da Verdade, que são próprias aos “TEMPOS DIFICEIS”

- “Amadores de si mesmo” – Segundo Shedd esta é a situação que dá origem aos demais pecados alistados.

A corrupção Moral procede do amor impropriamente dirigido.

- “Blasfemadores” – Literalmente “Pessoas que falam aquilo que danifica”

- “Caluniadores” – No original significa “Lançadores de contendas”. Por isso são cruéis, ou selvagens, diz Paulo.

- “Forma de Piedade” -  No Original “Esboço”. Trata-se de atitudes superficiais da “piedade”, que a realidade efetiva da Revelação de Deus (A Palavra da Verdade) é rejeitada.

Enfim o que Paulo mostra no texto são os Sinais de Acontecimentos do período que aponta para a consumação do mundo:

- Perturbações fora do comum. V.1

- Egocentrismo, crueldade da parte dos homens. Vs. 2-5

- E Oposição levantada por falsos mestres. Vs. 6-9

“Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade”. 2 Timóteo 3:7

“V8. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. V9. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles”. 2 Timóteo 3:8,9

Portanto, Cada pastor, líderes, crentes, e igrejas, precisam neste “Tempo Difícil” agir com discernimento, e buscar direção do Senhor para permanecer fiel, mantendo-se na Verdade que Recebeu!

Por isso há exortações importantes que Paulo deu a Timóteo que precisam ser consideradas.

2. EXORTAÇÕES DO PASTOR PAULO PARA PASTORES E LIDERES NO SEU TEMPO.

Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência”. 2 Timóteo 3:10

Base para firmeza dos pastores; lideres; e crentes nas nossas igrejas, para manter-se firme diante dos tempos difíceis:

- O crente maduro na fé, no ensino, nas suas virtudes cristãs – v.10.

Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência”. 2 Timóteo 3:10

- O crente vence as circunstâncias difíceis: Ajudando os outros, perseverando e sendo resistente – v.11

“Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou”. 2 Timóteo 3:11

- A Palavra de Deus na Vida do Crente – v.15-16.

“V15. E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. V16. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”. 2 Timóteo 3:15,16

3. E OS NOSSOS DIAS DIFICEIS?

 Os nossos dias difíceis a cada dia sobrecarregado de cuidados, muito distanciamento da verdade, asseverado pelo egocentrismo, cada vez mais polarizado pelas posições ideológicas, além de crescentes manifestações da APOSTASIA.

 Sei o quanto estamos aflitos diante dos acontecimentos durante os meses de 2020, e neste primeiro trimestre de 2021, a presente fatiga  exige de nós pastores, e lideres a capacidade de resistir e manter-se firme, com ações de discernimento para combater e vencer os dias maus.

Ouvi uma frase de um profissional de saúde membro de nossas igrejas, irmão Pabulo Pinheiro, a frase dita por ele foi a seguinte: “Vidas são mais que decretos”.

Fiquei intrigado com esta colocação do irmão Pabulo, conversando com ele chegamos à conclusão que neste momento percebemos no combate a Pandemia a pluralidade de artigos decretados em todos os âmbitos governamentais, e hoje nenhum deles realmente restringem as igrejas, apenas requer os critérios de prevenção, e que devem ser obedecidos.

Foi neste contexto que ouvi a sua frase.

Realmente neste caso exige das lideranças eclesiásticas mais discernimento para compreender que lidamos com pessoas (VIDAS); precisamos ser sábios, mesmo diante da dualidade do certo e errado que nos deparamos neste tempo difícil.

Que o nosso Deus nos conceda sabedoria.

Concluímos que:

Os tempos difíceis são próprios a considerar estarmos vivendo a era da consumação do Reino de Deus.

Olhando o texto que Paulo escreve aprendemos como identificar os comportamentos que aborrecem a Deus, e estar preparado para combatê-los.

Observando as Bases para firmeza de pastores, lideres; e igrejas, para manter-se firme diante dos tempos difíceis.

Precisamos de:

- De crentes maduros na fé, no ensino, nas suas virtudes cristãs – v.10.

- De crentes que vencem às circunstâncias difíceis: Ajudando os outros, perseverando e sendo resistente – v.11

- De crentes que deem Ouvidos à Palavra de Deus na sua experiência cristã – v.15-16.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO