QUAL O SEU PROPÓSITO EM RELAÇÃO À BÍBLIA?

Salmos 119:105-112

 (Palavra de Deus)

 “Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim”. Salmos 119:112

TEXTO

105. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. 106. Jurei, e o cumprirei que guardarei os teus justos juízos. 107. Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra. 108. Aceita, eu te rogo as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me os teus juízos. 109. A minha alma está de contínuo em minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei. 110. Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos. 111. Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração. 112. Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim. Salmos 119:105-112

INTRODUÇÃO

Segundo os historiadores o Dia da Bíblia tem origem na Inglaterra em 1549; quando o Arcebispo da Cantuária, Thomas Cranner, haver inserido um “Dia da Bíblia” no Livro de Orações do Rei Eduardo VI. Passado o tempo, o Segundo Domingo de dezembro passou a ser a comemoração Dia da Bíblia. Nós os Cristãos evangélicos temos observado com muita ênfase este dia marcada com eventos, e monumentos comemorativos.

*Cantuária, também conhecida pelo seu nome em inglês, Canterbury[1] é uma cidade do sudeste da Inglaterra pertencente ao condado de Kent. É o principal centro religioso do Reino Unido por abrigar o arcebispo da Cantuária,[2] líder espiritual da Igreja Anglicana, com sede espiritual na catedral da Cantuária.

Destaque para figuras alusivas a Bíblia que encontramos na Palavra de Deus:

a)    Espada – Hb. 4.12

b)   Fogo – Jr. 23.29

c)    Martelo – Jr.23.29

d)   Lâmpada – Salmos 119.105

e)    Luz – Salmos 119.105

f)     Semente – Lucas 8.11

g)    Espelho – Tiago 1.23

h)   Leite – 1ª Pedro 2.2

Propósitos da Palavra Verdade Absoluta.

“v. 18. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; v. 17. Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”. 2 Timóteo 3:16,17

1. ILUMINAR A CAMINHADA.

“V. 105. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.

2. VIVIFICAR A ALMA.

“V. 107. Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra”.

3. ENSINAR OS JUÍZOS DO SENHOR.

“108. Aceita, eu te rogo as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me os teus juízos”.

Nossos propósitos para a Palavra da Verdade.

4.  CUMPRIR E GUARDA A PALAVRA

“106. Jurei, e o cumprirei que guardarei os teus justos juízos”.  

5. GUARDAR NA MENTE.

“109. A minha alma está de contínuo em minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei”.

6. MANTER OS PRECEITOS NAS NOSSAS AÇÕES

“110. Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos”.

7. TOMAR POR HERANÇA

“111. Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração”.

8. INCLINAR O CORAÇÃO.

- Deseja-la com ardor do coração.

“112. Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim”.

Conclusão

Apelo do Apostolo Paulo a Timóteo:

“v.14. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. v.15. E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”. 2 Timóteo 3:14,15

- Permanece naquilo que aprendeste

- De foste inteirado

- Sabendo de quem o tens aprendido

- E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras.

“Que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”.

Deve ser o nosso propósito submeter-se ao poder da Palavra e franqueá-la pleno acesso aos recantos do nosso coração.

Fonte: Manancial (UFNBB) Reflexão dia 13 de dezembro de 2020.
Adaptação do tema e conteúdo - Pr. Ozéas Dias Gomes

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO