TRÊS SINAIS DA FÉ VIVA

Salmo 40:1-10

1. Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
2. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.
3. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.
4. Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
5. Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar.
6. Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste.
7. Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.
8. Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
9. Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.
10. Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade
.

Salmos 40:1-10

Salmo deDavi ao Mestre de canto.


Salmo 40 é um salmo de louvor declarativo, que muda para salmo de lamentação. 


Constitui um bom exemplo de como os problemas e dificuldades levaram Davi a depender continuamente do Senhor.


Salmo de confiança e devoção, fala dos benefícios de confiar no Senhor. 


Com declarações claras da prova do exercício da fé Viva, como veremos abaixo:

1. CLAMAR - v.1


a) "Esperei pelo Senhor, Ele ouviu o meu clamor " v.1


b) O Clamor do pecador por compaixão:


Veja Salmos 51:1, e Lucas 18:13:


"Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias". 
Salmos 51:1

"O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" 
Lucas 18:13


c) Do discipulo em perigo - Veja Mateus 8:25

"E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que perecemos". 
Mateus 8:25

d) Do necessitado seguir a salvação - Veja: Mateus 15:22; 25, 28


"E eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada". 
Mateus 15:22

"Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor", socorre-me! Mateus 15:25

"Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã". Mateus 15:28

e) Da fé que traz a Salvação - Salmos 40:1-2

"1. Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.
2. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos". 
Salmos 40:1,2

2. CANTAR - V.3

a) E pôs um novo cântico na minha boca - v.3

"E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor". Salmos 40:3

b) Quem é o que canta: - O Salvo.

c) O que Ele canta? "O Novo Cântico" - Veja Apocalipse 5:9-10

"9. E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
10. E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra." 
Apocalipse 5:9,10

3. FALAR E TESTEMUNHAR - Vs. 3-5; 9,10

a) Primeira a fala: "Muitos verão o seu andar" - Vs. 3-5

"3. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor”. Salmos 40:3

b) Segundo o Testemunho: Testemunha das notáveis maravilhas Vs. 4, 5 

4. Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.
5. Muitas são, Senhor meu Deus, as maravilhas que tens operado para conosco, e os teus pensamentos não se podem contar diante de ti; se eu os quisera anunciar, e deles falar, são mais do que se podem contar". 
Salmos 40:4-5

c) Celebrado na Congregação - vs. 9, 10

"9. Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, Senhor, tu o sabes.
10. Não escondi a tua justiça dentro do meu coração; apregoei a tua fidelidade e a tua salvação. Não escondi da grande congregação a tua benignidade e a tua verdade". 
Salmos 40:9,10

Portanto, os três sinais da fé viva. servem para conduzir o Servo:


a) Experimentar a misericórdia do Senhor. v. 11


"Não retires de mim, Senhor, as tuas misericórdias; guardem-me continuamente a tua benignidade e a tua verdade". 
Salmos 40:11

b) À Graça Divina.


c) À Verdade.


d) Ao livramento - v.13


Digna-te, Senhor, livrar-me: Senhor, apressa-te em meu auxílio. 
Salmos 40:13

Concluímos que o Senhor conhece a nossa fragilidade -v18

E concede que sejamos fortalecidos diante dos inimigos. v.14

=========================================
A estrutura do Salmos 40 é a seguinte:

(1) relato do livramento (v. 1-3); 
(2) exortação ao povo para que entregue sua vidas ao Senhor (v. 4,5); 
(3) profissão de louvor (v. 6-8); 
(4) relato a Deus do cumprimento do voto de louvor (v. 9,10); 
(5) novo lamento (v. 11,12); 
(6) uma série de pedidos de livramento (v. 13-15); 
(7) louvor contínuo em meio aos problemas (v. 16,17).).

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO