LIÇÕES SOBRE A PACIÊNCIA


A paciência e a Volta de Jesus
Tiago 5.7 – 11

“v.7. Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.
v.8. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.
v.9. Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.
v.10. Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.
v.11. Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”.


Tiago 5:7-11

Esboço de Tiago 5:

5.1 – 6: Juízo divino contra os ricos injustos
5.7 – 11: A paciência e a Volta de Jesus
5.12 – 16: O juramento, a oração e o louvor
5.17 – 20: A oração e o exemplo de Elias

Em Tiago 5, os ricos injustos são alertados sobre o juízo de Deus que recairá sobre eles, por explorarem ao pobre e não se importarem com seu sofrimento. 

Não devemos desanimar diante dos sofrimentos da vida. É necessário mantermos a esperança e a paciência, esperando com expectativa a volta de Jesus Cristo.

Tiago continua exortando os cristãos em relação a oração, o louvor e a confissão de pecados. Ele cita o exemplo da paciência e fé de Elias, que orou três vezes antes que o Senhor Deus o atendesse.

Os versos 7 a 11: O ensino de Tiago trata sobre a realidade da paciência diante das circunstâncias, até à Volta do Senhor Jesus

1. Sede, pois, irmãos, pacientes...

“Sede, pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia”. Tiago 5:7

Paciência até a volta de Jesus.

Tiago passa a aconselhar os pobres oprimidos, possivelmente eram da comunidade cristã. Suas instruções são no sentido dos pobres que foram usurpados deveriam suportar com paciência à vista da iminente volta do Senhor. (vs, 1-6)

Tiago cita o exemplo do lavrador que aguarda pacientemente o precioso fruto da terra.

Cita a chuvas: as primeiras para a semeadura; e as segundas para o amadurecimento.

Irmãos, sede pacientes – como o juízo está tão próximo (Tg 5:1,3), podeis se dar ao luxo de ser “paciente” depois do exemplo do Justo que não resiste (Tg 5:6).

Irmãos – em contraste com os opressores “ricos”, Tg 5:1-6.

Até a vinda do Senhor – Cristo, quando o julgamento da sua paciência cessar. O lavrador espera – isto é, pacientemente carrega trabalhos e atrasos por meio da esperança da colheita.

Sua “preciosidade” (compare Sal 126:6, “semente preciosa”) irá mais do que compensar todo o passado. Compare a mesma imagem, Gal 6:3,9.

Até que receba – “até receber”. O recebimento das primeiras e últimas chuvas não deve ser entendido como o objeto de sua esperança, mas a colheita para a qual essas chuvas são as necessárias.

As primeiras chuvas caíram na época da semeadura, em novembro ou dezembro; a chuva serôdia, em março ou abril, para amadurecer o grão para a colheita.

A chuva serôdia que precederá a vindoura colheita espiritual, provavelmente uma referencia ao avivamento da Igreja/crentes.

Portanto, a paciência é característica própria do fruto do Espírito (Gal. 5), toda crente deve ser perseverante, suportando os tempos difíceis (2Tm. 3), e esperar pacientemente a volta do Senhor Jesus.

2. Para que a paciência?

“Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima”.

Tiago 5:8

- Sede vós também pacientes... - Imperativo com um propósito.
- Fortalecei os vossos corações... – Forças diante das circunstâncias.
- Porque já a vinda do Senhor está próxima... – Equivale dizer: A vinda do Senhor é certa!

Tiago quer ensinar que o crente não deve perder a paciência diante das adversidades, mas deve estabelecer com firmeza o seu coração à vista dos fatos de que a vinda do Senhor está próxima.

Próxima à vista – O grego expressa o tempo presente e um estado estabelecido. 

“Está próximo”. “E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sedes sóbrios e vigiai em oração”. 1 Pedro 4:7
Devemos viver em um estado contínuo de expectativa da vinda do Senhor, como um evento sempre próximo. Nada pode mais “estabelecer o coração” em meio a problemas presentes do que a esperada realização de Sua vinda veloz.

Portanto, sede pacientes, “fortalecei os vossos corações”, para aguardar a gloriosa vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.

3. Irmãos não vos queixem uns contra os outros...

“Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta”. Tiago 5:9

- Não vos queixeis uns dos outros... – A queixa é própria do ser humano.
- Para que não sejais condenados... – O risco de se fazer falso juízo.
- Eis que o juiz está à porta... – Jesus. O perfeito juiz.

Tiago quer dizer aqui que as adversidades causam tensões, e estas podem se expressar nos relacionamentos.

Daí a advertência: “não vos queixes uns dos outros”.

Atitudes assim nos colocam em perigo de julgamento.

E o juiz está à porta, para exercer a justiça.

Não vos queixeis – e não “Murmur não”; “Não resmungar.” O grego é literalmente “gemido”: um murmúrio meio sufocado de impaciência e julgamento severo, não pronunciado em voz alta ou livremente.

Depois de exortá-los à paciência em suportar os erros dos iníquos, Tiago agora os exorta a um espírito tolerante quanto às ofensas dadas pelos irmãos.

Portanto, entendemos que “queixa contra irmãos”, aqui no texto são posicionamentos que resultam em possível julgamento contra um irmão de fé; quando devemos entender que quem nos julga “está à porta”, estar presente para julgar pela Palavra da Verdade.

4. Exemplos de paciência...

“Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor”. Tiago 5:10

- Meus irmãos... – Vemos que Tiago foca na carta “meus irmãos”.
- Tomai por exemplo de aflição e paciência... – Perseguições.
-  Os profetas que falaram em nome do Senhor... – Nossas referencias.

Tiago quer que os seus leitores entendam que servos do Senhor, como citado por ele “os profetas”, também sofreram aflições, e foram pacientes na tribulação, sabendo que o Senhor fará justiça.

No v. 11, Tiago cita Jó: “Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso”. Tiago 5:11

Tiago menciona Jó como exemplo de perseverança. “Aqui vemos que a paciente perseverança de Jó mantem-se sobre a convicção de que as dificuldades não são sem significado. Deus tem propósitos nelas, o que Ele certamente realizará” (Moffatt)

Paciência – em vez disso, “resistência”, respondendo a “suportar”: as palavras gregas da mesma forma correspondente. Distinto da palavra grega para “paciência” Tg 5:10. A mesma palavra deve ser traduzida como “perseverança”, Tg 1:3.

Ele aqui reverte para o assunto que ele começou: “Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram” Tiago 5:11

Portanto, são bem aventurados os sofrem pacientemente as aflições porque verão os propósitos do Senhor cumprindo-se em suas vidas, como foi com os exemplos dos profetas no passado.

O que aprendemos?

Aprendemos que o exercício da paciência é a manifestação de uma das características do “Fruto do Espírito” (Gal. 5).

Aprendemos que a perseverança é a paciência em ação “Até à volta do Senhor Jesus”.

Aprendemos que a paciência deve ser exercida para que se cumpram os seus propósitos: “Fortalecei os vossos corações” diante das diversidades.

Aprendemos que não somos juízes dos nossos irmãos, portanto” “não vos queixeis uns contra os outros”. Porque quem tem o poder de julgar é o Senhor que “está à porta”.

Aprendemos com os exemplos dos nossos irmãos no passado da sua experiência com Deus foram pacientes nas suas aflições, principalmente os profetas, e Jó.

Concluímos que neste presente século de muitos desafios, todos nós crentes, precisamos tomar o ensino sobre a paciência como importante é indispensável para o nosso tempo “Até que Jesus Venha”.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB