COMO FALAMOS, E COMO ORAMOS?


Nossas palavras, e nossas oração.
Tiago 5.12 – 16

v.12. Mas, sobretudo, meus irmãos não jurem, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.
v.13. Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
v.14. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
v.15. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
v.16. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.


Tiago 5:12-16

Esboço de Tiago 5:

5.1 – 6: Juízo divino contra os ricos injustos.
5.7 – 11: A paciência e a Volta de Jesus.
5.12 – 16: Nossas palavras, e nosas oração.
                 5.17 – 20: A oração e o exemplo de Elias.

Em Tiago 5, os ricos injustos são alertados sobre o juízo de Deus que recairá sobre eles, por explorarem ao pobre e não se importarem com seu sofrimento. 

Não devemos desanimar diante dos sofrimentos da vida. É necessário mantermos a esperança e a paciência, esperando com expectativa a volta de Jesus Cristo.

Tiago continua exortando os cristãos em relação a oração, o louvor e a confissão de pecados. Ele cita o exemplo da paciência e fé de Elias, que orou três vezes antes que o Senhor Deus o atendesse.

Nos versos 12 – 16: A ênfase é no uso das nossas palavras e oração.

1. Mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não...

“Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação”. Tiago 5:12

- Mas, sobretudo, meus irmãos... – Depois de tratar sobre a os Senhores injustos, e a paciência, Tiago chama a atenção dos “Irmãos” para o assunto “Nossas palavras”
- Não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento... – Não  usar palavras vãs.
- Mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não... – Palavras ditas com sinceridade, e integridade.
- Para que não caiais em condenação... – A falta de integridade no falar é condenada.

“Abstenham de todos os juramentos, pois eles enfraquecem o senso de obrigação do homem de falar a verdade em todas as ocasiões, habituem-se a um simples “sim” ou “não”

Mas uma vez Tiago está cuidando do assunto do uso das palavras nas relações dos irmãos, como podemos em toda a sua carta, principalmente no cap. 3 “Uso da língua, e nos capítulos 1:19, 26; 4:11, 12; 5:12.7.

Portanto, todo crente precisa saber que suas palavras devem ser usadas para abençoar a seu irmão na fé, para não comprometer a respostas que esperam do Senhor às orações feitas a Ele.

2. A oração da fé...

“v.13. Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.
v.14. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
v.15. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”.


Tiago 5:13-15

- Está alguém entre vós aflito?.. Ore.  – A aflição exige oração.
- Está alguém contente? Cante louvores... – Já o coração alegre cante louvores.
- Está alguém entre vós doente?.. – Casos de enfermidade.
- Chame os presbíteros da igreja... –Neste caso os oficiais da igreja deveriam ser chamados.
- E orem sobre ele... – Chamados para orar
- Ungindo-o com azeite em nome do Senhor... – O azeite tem valor terapêutico, mas pode se compreendido como um socorro a fé.
- E a oração da fé salvará o doente... – Fica claro que é o Senhor que levanta o enfermo em resposta à oração da fé... “e o Senhor o levantará”

- Se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados... – Não significa necessariamente que a doença é resultado do pecado..
 Até porque muitas doenças são naturais do corpo humano. Significa que o enfermo pode ter a certeza do perdão dos pecados.

Veja que tudo está acertado no seguinte:

No nome do Senhor – por quem somente o milagre foi realizado: os homens eram apenas os instrumentos.

Portanto, a oração deve ser feita com base na fé no nome Santo do Senhor Jesus.

3. Orai uns pelos outros...

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. Tiago 5:16

- Confessai as vossas culpas uns aos outros... – Reconciliação para oração mútua. (Não é confissão à um sacerdote)
- E orai uns pelos outros... – Nosso compromisso deve ser de orar uns pelos outros.
- Para que sareis... – Sarar no sentido mais amplo, não apenas a enfermidade.
- A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos... – A oração do Salvo.

Tiago ensina sobre o dever da reconciliação com os irmãos:

“Os crentes devem confessar suas faltas apenas para que possam orar uns pelos outros” (App Bíblia de Estudo).

Portanto, devemos tirar todo empecilho às nossas orações, como no caso do texto acima, se for preciso: “confessarmos nossas faltas uns aos outros”. Como devemos buscar uma vida de santidade para que nossas orações sejam operosas.

4. Elias Exemplo de oração

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.
E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.


Tiago 5:17,18


Elias homem semelhante a nós sujeito as mesmos sentimentosm suas orações obtiveram as respostas vindas de Deus.

5. Orar pelo irmão desviado.

"v.19. Irmãos, se algum dentre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,
v.20. Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados".


Tiago 5:19,20


"A declaração "Meus irmãos" parece indicar claramente que o homem em questão é um cristão" (App. Biblia de Estudo).

E Orar pelo irmão faltoso para que seja reconciliado com Deus e com a Sua Igreja.

O que aprendemos?

Aprendemos que nossas palavras precisam ser ditas com sabedoria e com integridade “sim, sim, e não, não”.

Aprendemos que nossas palavras usadas incorretamente, podem impedir que as nossas orações sejam ouvidas. Devemos fazer uso das palavras com espiritualidade e santidade.

Aprendemos que o ingrediente que potencializa as nossas orações é a fé.

Aprendemos que confessar nossas faltas uns com os outros na igreja, e orar uns pelos outros, e nos apresentarmos como o justo que ora, e saber que o Senhor é quem opera as maravilhas.

Aprendemos que devemos orar em favor dos irmãos faltosos para que sejam reconciliados com Deus e com a Sua igreja.

Concluímos que nossas palavras ditas uns aos outros e nas nossas orações, precisam mostrar verdade, integridade, e verdade. E que todo grande deve santificar-se em oração.

“v.17. Orai sem cessar. v.18. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. 1 Tessalonicenses 5:17,18

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB