RESPONSABILIDADE PASTORAL NA EXORTAÇÃO


Senso de responsabilidade pastoral do Ap. Pedro 
2ª Pedro 1.13 – 15

2 Pedro

Embora haja muitos argumentos contrários a autoria da Carta ter sido escrita por Pedro, para muitos é devido ao estilo literário que é diferente da 1ª Carta, há quem indique que ele tenha se beneficiado de algum escriba, com conhecimento literário ao jeito como a 2 ª Carta foi escrita, há quem diga que possivelmente o culto Dr. Lucas, tenha sido este escriba. Mas a aceitação mais comum é que Pedro foi o autor também da 2ª Carta, mesmo que tenha recebido algum auxilio no modo de escrever.

Pedro cita o seu testemunho presencial do ministério do Senhor Jesus, para que os cristãos saibam que o seu testemunho é extremamente valioso e verdadeiro.

Em 2 Pedro 1, o apóstolo Pedro saúda a igreja desejando que a bênção de Deus permaneça sobre seu povo e dizendo que tudo o que precisamos vem de Jesus Cristo.

Para evitar tropeços na fé, é necessário que cresçamos. Isso será por meio da virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor.

Esboço de 2ª Pedro

1.1 – 4: Tudo o que precisamos está em Jesus Cristo
1.5 – 12: Degraus da fé: Crescimento e fortalecimento da fé
1.13 – 15: Responsabilidade Pastoral: Senso de responsabilidade pastoral do Ap. Pedro              
1.16 – 21: A autoridade da profecia da Escritura

Nos versos 13-15: O Apostolo Pedro apresenta sua preocupação em ser fiel no cumprimento da sua missão.

Um senso de brevidade do seu tempo aumenta o peso da sua responsabilidade diante dos seus leitores.

Assim as cartas de Pedro serviriam para alongar seu cuidado e seus conselhos em benefícios dos seus irmãos.

1. Justas Admoestações.

“E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações”. 2 Pedro 1:13

“E tenho por justo” - Do grego: embora “você saiba” a verdade (2Pe 1:12).

“Enquanto estiver neste tabernáculo” – Enquanto estou no corpo

“neste tabernáculo” – que em breve será derrubado - morrerá

“Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus”. 2 Coríntios 5:1

“vos desperta com admoestações” – Ser usado para alertar os crentes com ensinamento, enquanto tenho tempo.

Portanto, precisamos aproveitar ao máximo o nosso curto tempo para o bem da Igreja de Cristo.

2. Brevidade da vida...

“Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado”. 2 Pedro 1:14

“Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo” - em grego: “o adiamento (como vestimenta) do meu tabernáculo é veloz”.

Pedro provavelmente já antevia que sua vinda findava, historiadores dão conta que o Apostolo Pedro foi morto também crucificado, mas há quem afirme que foi de cabeça para baixo, exigido por ele, porque não queria que sua crucificação fosse igual da de Jesus.

Embora seja uma morte violenta, ele a chama de “partida” (em grego, “falecimento”, 2Pe 1:15), compare At 7:60.

“Como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado” – Parece uma referencia às predições de Jesus, de que os seus apóstolos sofreriam afrontas por causa do seu nome.

Portanto, sabendo que da brevidade de nossas vidas, devemos ter como alvo o cumprimento dos nossos deveres e responsabilidades diante do cumprimento dos propósitos de Deus em nossos ministérios.

3. Legado deixado pela perseverança do ensino...

“Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas”. 2 Pedro 1:15

Esforço – “use minha diligência”: a mesma palavra grega que em 2Pe 1:10: este é o campo no qual minha diligência tem escopo. Pedro assim cumpre o encargo de Cristo: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21:16-17)

Para que possais lembrar – com a ajuda desta epístola escrita; e talvez também do Evangelho de Marcos, que Pedro supervisionou.

“Lembranças destas coisas” – Legado de lembrança dos esforços do Apostolo em favor das suas ovelhas.

“Ter… em memória” – grego, “exercitar a lembrança de”. Não meramente “lembrar”, como às vezes fazemos coisas que não nos importamos; mas “tenha em lembrança (séria)”, como verdades importantes e preciosas.

Portanto, que legado deixaremos para os nossos liderados? Que seja a lembrança e pratica dos ensinos que receberam do cumprimento da nossa missão ministerial.

O que Aprendemos?
Com as responsabilidades pastorais de Pedro:

Aprendemos que recebemos do Senhor a Palavra que deve ser ensinada, para sermos instrumentos de admoestação para o cumprimento das Escrituras na vida dos crentes em nossas igrejas.

Aprendemos que é nosso dever enquanto líderes pastorais, deixar ser usados pelo Espirito Santo, enquanto “estamos em nosso tabernáculo”.

Aprendemos sobre a urgência de proclamar e ensinar os mandamentos do Senhor, devido a brevidade de nossas vidas.

Aprendemos que precisamos deixar um legado de lembrança de tudo àquilo que usados pelo Senhor, ensinamos e ministramos na vida dos nossos liderados, ou ovelhas.

Perguntas para rfletir e fixar

1. Qual a importância de aproveitar ao máximo o nosso tempo no ensino e admoestação da Palavra?

2. Entendendo a brevidade de nossas vidas, porque devemos ser fiel no cumprimento da nossa missão de ensinar e pregar a Palavra?

3. Que legado de lembrança você vai deixar para os seus liderados?  

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB