O PERDÃO DE DEUS


Isaías 55:1-13 (Foco no vs.6 e 7)

“v.6. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
v.7. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.


Isaías 55:6,7


O Profeta Isaias é conhecido como profeta messiânico, devido ter recebido do Senhor as revelações proféticas a respeito do Messias.

O capítulo 53 é um tradicional tratado messiânico da missão dos Messias, ou seja, de Jesus Cristo em favor da humanidade.

O capitulo 55, revela o convite, e os passos para o arrependimento, perdão dos pecadores, que desejam a salvação do Messias Jesus Cristo.

O capitulo 55.1-13: Os capítulos 40—55 concluem com dois convites relacionados entre si:

A. para que se aproximem do Senhor e participem do reino davídico. (Is 55.1-5);

B. para buscar ao Senhor e encontrar perdão (v. 6,7).

Essa promessa é garantida, porque a graça de Deus é inescrutável (v. 8,9), e Ele sempre cumpre o que promete (v. 10-13).

Os convites, primeiramente declarados por Deus aos exilados, agora transmitidos a todos.

(Ap 21.6; 22.17).

1. 55.1,2: Manifestação da Misericórdia Divina

v.1. Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
2. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
Isaías 55:1,2

“Ó VÓS”: Todos vós... É uma exclamação de piedade. 

Aqueles a quem Deus se dirige constituem parte da nação da aliança, o remanescente que respondeu favoravelmente ao Senhor. 

Entretanto, eles serão o meio para levar a mesma mensagem da salvação de Deus às nações (v. 5).

“Vinde... Um Convite”: Para os sedentos, e famintos.

A sede é uma metáfora do desejo por aquilo que satisfaz o espírito humano.

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos”. Mateus 5:6
(Is 41.17; 44.3; SI 42.1,2; 63.1).

As águas são uma metáfora do prazer da salvação em Deus.

“Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba”. João 7:37
(Jo 4-10-14).

O vinho e o leite são símbolos da satisfação plena (v. 2).

A salvação de Deus não apenas fornece o que é necessário para a vida, mas também proporciona alegria.

“Vós que não tendes dinheiro... comprai”. O convite demonstra que a salvação não pode ser comprada: é uma dádiva gratuita para os que a desejam.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23
(Is 52.3; Dt 8.3).

2. 55.3: O Pacto da Nova Aliança

Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi”. Isaías 55:3

Inclinai os ouvidos e ouvi”: são sinônimos de “vinde a mim”.

O concerto perpétuo diz respeito ao pacto davídico e à Nova Aliança. (Is 54-10)  

“As firmes beneficências de Davi”: são as promessas divinas de um Descendente, um trono e um reino eternos. (2 Sm 7-12-16; 1 Rs 8.23-26; SI 89. 19- 37).

“Para convosco estar”. As promessas da aliança davídica estendem-se a todos os que se aproximam de Deus e se cumprem em Jesus Cristo e em sua igreja. (Is 4-2; 7-14; 9.6; 11.1-5; Rm 16.20).

3. 55.4,5: Promessa do Messias para todos os povos

v.4. Eis que eu o dei por testemunha aos povos, como líder e governador dos povos.
v.5. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu correrá para ti, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.
Isaías 55:4,5

O cumprimento das promessas feitas à casa de Davi por parte de Deus, que culminam na ressurreição de Cristo, serve de testemunha para as nações que Jesus Cristo é um príncipe dos povos.

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”. Hebreus 12:2
(Is 43.10,12; 44-8; Is 42.6; 49.6; Dn 9.25; Hb 2.10).

4. 55.8,9: Pensamentos, e caminhos de Deus

“v.8. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
v.9. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.
Isaías 55:8,9

Os pensamentos de Deus, motivados por sua graça, excedem a imaginação humana. Ninguém pode penetrar a profundidade de sua sabedoria.

“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!” Romanos 11:33
(Is 64-4; 1 Co 2.9; Ef 3.20).

6. 55.10,11: Palavra de Deus – que frutifica em salvação.

“v.10. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
v.11. Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.
Isaías 55:10,11

“Assim como desce”: A palavra de Deus é semelhante à chuva, porque produz frutos.

Assim como a água aviva e fortalece a rosa ressecada, a Palavra de Deus produz vida no coração dos pecadores.

“Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça”. 2 Coríntios 9:10
(SI 147.15-20).

7. 55.12: Regozijo pela libertação

“Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas”. Isaías 55:12


O verbo: saireis refere-se ao êxodo da Babilônia, equivale a Libertação.

A menção de que os elementos da criação exclamarão de prazer simboliza o canto do povo de Deus.

O regozijo do povo ao ver a salvação do Senhor será tão intenso, que será como se os montes, outeiros e árvores se unissem no cântico e batessem palmas.

Assim sereis guiados em PAZ

8: 55.13: Restauração para o pecador arrependido

Em lugar do espinheiro, crescerá a faia. Essa expressão simboliza a substituição do juízo de Deus pela salvação.

9. 55:6, 7 – Buscar o Perdão

“v.6. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
v.7. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”.
Isaías 55:6,7

- Deixe o ímpio o seu caminho...
- E o homem maligno os seus pensamentos...
- E se converta ao Senhor...
- Que se compadecerá dele (misericórdia divina)
- PORQUE GRANDIOSO É EM PERDOAR.

Estas palavras são representadas como uma promessa de perdão.

Sob a condição de abandonar as práticas pecaminosas e pensamentos e voltar-se para o SENHOR.

Aos que responderem com as ações:

A. Abandonar do pecado, e voltar-se para o SENHOR na conversão.

Ou voltar a Ele depois de se afastar do caminho – Reconciliação.

B. Receber a promessa de perdão, ser livre.

A declaração de perdão, graça e misericórdia feita aqui:

É feita com o propósito de encorajar as almas sensíveis da maldade dos seus caminhos.

Para retornar ao SENHOR, que é um Deus de graça e misericórdia.

C. O perdão é prometido para os que se arrependem, creem e se voltam para o SENHOR.

Para os tais, a quem Deus faz a promessa de perdão, ele dá a graça da fé e do arrependimento.

Daí podermos afirmar que a Sua promessa não é vã, vazia, ou ilusória.

D. A Máxima para o perdão

Há uma máxima neste capitulo que não pode passar, são as verdades reveladas no v.6

- Buscai ao Senhor (Imperativo...)
- Enquanto se pode achar (Enquanto Jesus não vem)
- Invocai-o... (Mais um Imperativo...)
- Enquanto está perto... (Enquanto há oportunidade)

Isaias já se referia à urgência da ação que é necessária ao homem para ir, na direção da restauração da sua comunhão com o Senhor.

Portanto:

Em Isaías 55, vemos a continuação do projeto de Deus que começou no Cristo, a partir do capítulo 53.

No capítulo 54, vemos a glória do povo de Deus e a expansão da Igreja.

Aqui no capítulo 55, vemos a manifestação da graça de Deus.

Como mais podemos perceber Isaias 55?

Na Bíblia de Estudo em Cores (BvBook),  este texto está classificado da seguinte forma:

Trata da difusão da Palavra, com os principais ensinos e conselhos para quem deseja a manifestação da Graça Divina em sua vida. (Vs. 1 a 5).

Trata do encorajamento pela fé, para que o pecador possa pelo arrependimento voltar-se para o Senhor. (Vs. 6 – 7 - 1ª Parte).

Trata do amor Deus, que é grandioso em Perdoar. (v.7- 2ª Parte).

Trata da soberania de Deus, que tem pensamentos e caminhos mais altos que os nossos. (Vs. 8 -11).

Trata mais uma mais da ação amorosa de Deus em produzir jubilo no coração do salvo. (v.12).

Trata da profecia da eternidade garantida para os justos. (v.13)

Concluímos que a Palavra é proclamada para que os conselhos sejam aceitos, e que o homem precisa fazer a sua parte em urgentemente IR, na direção do arrependimento, confissão, para receber o Perdão Divino, e assim ver restaurada a sua comunhão com Deus.

Nota: O Perdão Divino deve ser buscado por nós os crentes, para salvação já recebemos a justificação em Cristo, mas para nossa comunhão com o Senhor precisamos vigiar para não cair, mas se cair, voltar-se para o Senhor, pedir perdão, e se concertar com Ele!

Assim é a beleza do Hino 275 do HCC “Perdoa-nos Senhor”:

- Se eu não vivi pra te servir.
- Se em meu agir o teu amor não refleti.
- Se teu caminho eu não segui.
- Se falhas cometi.
- Se tua doce voz não quis ouvir.
- Se de ti me afastei.
- Se tua luz eu não procurei.
- Se na aflição não te busquei
- Se eu não te sondei.
- Se o teu querer pra mim não procurei.
- Se frutos eu não produzi.
- Se indiferente a tudo, a missão eu não cumpri.
- Se os campos brancos eu não vi.
- Se só pra mim vivi.
- Se meus talentos eu não desenvolvi.

Escuta a minha oração Senhor:

- Ensina-me a ti Ouvir... Servir... Seguir.
- Ensina-me a voltar...
- Ensina-me a agir e o meu dever cumprir

- E frutos dignos dedicar a ti.


Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB