POSSO ESTAR EM COMNHÃO COM JESUS CRISTO


Tudo o que precisamos está em Jesus Cristo
2ª Pedro 1.1 – 4

“1. Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
2. Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;
3. Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
4. Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”.
2 Pedro 1:1-4

Em 2 Pedro 1, o apóstolo Pedro saúda a igreja desejando que a bênção de Deus permaneça sobre seu povo e dizendo que tudo o que precisamos vem de Jesus Cristo.

Para evitar tropeços na fé, é necessário que cresçamos. Isso será por meio da virtude, conhecimento, domínio próprio, perseverança, piedade, fraternidade e amor.

Pedro cita o seu testemunho presencial do ministério do Senhor Jesus, para que os cristãos saibam que o seu testemunho é extremamente valioso e verdadeiro.

Esboço de 2 Pedro 1:

1.1 – 4: Tudo o que precisamos está em Jesus Cristo
1.5 – 12: Crescendo na fé
1.13 – 18: O testemunho de Pedro
1.19 – 21: A autoridade da profecia da Escritura

A ênfase nos versos 1 a 4 é a manifestação da graça de Cristo, a partir do nosso conhecimento das Escrituras. Que nos revelam a manifestação de Deus, e do nosso Senhor Jesus Cristo.

1. Identidade do autor: Apostolo Pedro

“Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo”.  2 Pedro 1:1

Sua menção ao seu nome original está de acordo com o desígnio desta Segunda Epístola, que é advertir contra os futuros falsos mestres.

O Apostolo expõe o verdadeiro “conhecimento” de Cristo sobre o testemunho das testemunhas oculares apostólicas originais como ele mesmo.

Servo – “escravo”: assim como Paulo diz: Rm 1:1.

Fé igualmente preciosa – a que Pedro se refere é: “igualmente precioso” para todos: para aqueles que creem, embora não tenham visto Cristo, assim como para Pedro e para aqueles que o viram.

2. Numa saudação aos crentes...

Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor”. 2 Pedro 1:2

O Apostolo deseja para os crentes da Ásia a multiplicação da graça, da paz, e do conhecimento: De Deus, e de Jesus.

Conhecimento – grego: “conhecimento total”. De Deus, e de Jesus nosso Senhor – o Pai é aqui significa “Deus”, mas o Filho em 2Pe 1:1.

Marcando o conhecimento de como inteiramente o Pai e o Filho, se manifestam.
(Jo 14: 7-11).

Nossa saudação uns aos outros deve ser de forma semelhante, desejando o crescimento espiritual dos nossos irmãos, tendo o pleno conhecimento da obra de Deus e do nosso Senhor Jesus.

3. O que do Senhor recebemos...

“Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude”. 2 Pedro 1:3

Ele nos tem dado tudo o que tudo que pertence avida e à devoção divina – A vida espiritual vem com o conhecimento de Deus experimentalmente é o primeiro passo para a vida (Jo 17:3).

Que nos chamou pela sua glória e virtude -  caracterizam o “poder” de Deus. “Virtude”, a palavra permanente na vida do crente.

O que recebemos do Senhor, sua glória e virtude, vêm do conhecimento da Sua Palavra, deve ser valorizada e testemunhada por todos os crentes.

4. Participantes da natureza divina...

“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”. 2 Pedro 1:4

Participar da natureza divina – não a essência de Deus, mas Sua santidade, incluindo Sua “glória” e “virtude”, (2Pe 1:3).

A santificação é a transmissão para nós do próprio Deus pelo Espírito Santo na alma.

Nós pela fé também participamos da natureza material de Jesus (Ef 5:30).

O “poder divino” nos permite ser participantes da “natureza divina”.

Havendo escapado da corrupção – que envolve em si e por si só a destruição da alma e do corpo.

Em “escapou” da condenação eterna: (2Pe 2:18-20Gn 19:17Cl 1:13).

A grande promessa das escrituras, é que pela salvação, o crente escapa da condenação eterna, e o Espirito Santo o torna participante da natureza Divina (Santidade).

O que aprendemos?

Aprendemos que Jesus Cristo alcançou os apóstolos no passado, para que testemunhassem a genuína fé aos crentes do futuro.

Aprendemos que a graça, e a compaixão, e paz, são multiplicadas na vida do crente na medida em que pela Escritura ele cresce no conhecimento de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo.

Aprendemos que do Senhor recebemos tudo o que diz respeito a uma vida de piedade, pela comunhão com o Espirito Santo do Senhor, revelado nas Escrituras.

Aprendemos que por meio da salvação e regeneração somos capacitados pelo Espirito Santo a viver a natureza divina, que se manifesta na santidade.

Conclusão:

Algumas vezes precisamos ser lembrados quanto à necessidade de uma vida de santidade, o autor da carta, está trazendo à memória dos crentes à necessidade de buscar Vida e Santidade.

Muito do que os apóstolos escreviam os crentes já haviam tomado conhecimento, mas precisavam de encorajamento para continuar firme. Assim hoje cada crente deve se esforçar a viver uma vida santa diante do Senhor.

Portanto, tudo o que precisamos para estar em comunhão com Jesus, é ter a Graça e a Paz multiplica pelo conhecimento das Escrituras sagradas que revela-nos Deus e o Nosso Senhor Jesus.

Perguntas importantes:

1. Uma vez que Pedro afirmou a plenitude das provisões de Deus; deveríamos esperar uma revelação adicional hoje para atingir a mesma meta, vida de santidade?

2. Como Pedro descreve o crente que não se esforça para crescer espiritualmente?

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB