PARTICIPANTES DAS AFLIÇÕES DE CRISTO


A Razão de sofrer por Cristo.
1ª Pedro 4:12- 19

v.12. Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
v.13. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.
v.14. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.
v.15. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;
v.16. Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.
v.17. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?
v.18. E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?
v.19. Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.
1 Pedro 4:12-19

Veja o Esboço deste capítulo 4:
4:1-6: O Crente Morre para o pecado.
4:7-11: O Relacionamento dos crentes.
4:12- 19: A Razão de sofrer por Cristo.

Relembrando informações e objetivos à 1ª Carta do Apóstolo Pedro:

primeira epístola (carta) de Pedro é dirigida aos “estrangeiros dispersos”, isto é, aos judeus da Dispersão (a diáspora).
Seu objetivo é confirmar seus leitores nas doutrinas que já haviam sido ensinadas. Pedro tem sido chamado de “o apóstolo da esperança”, porque esta epístola é repleta de palavras de conforto e encorajamento para sustentar uma “esperança viva”. Ela contém cerca de trinta e cinco referências ao Antigo Testamento.

Foi escrita da Babilônia (possivelmente de Roma, como era eventualmente apelidada), no Eufrates, que era nessa época uma das principais sedes do conhecimento judaico e um centro propício para o trabalho entre os judeus.

Tem-se notado que no início de sua epístola Pedro nomeia as províncias da Ásia Menor na ordem em que elas ocorreriam naturalmente em um escrito da Babilônia.

No capítulo 4: O Apóstolo tratar:

Nos vs. 1 a 6, da manifestação de Cristo que deve ser o nosso referencial.
Nos vs. 7 a 11. O foco é como devemos nos relacionar com o Reino de Deus e com os nossos irmãos.
Nos vs. 12 a 19. O tema que o apóstolo se ocupa é afirmar que os sofrimentos próprios da vida cristã só tem sentido quando vividos em defesa da fé.

1. Ardente prova que vem sobre vós...

“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse”. 1 Pedro 4:12

“Não estranheis” – eles podem achar estranho que Deus permita que Seus filhos escolhidos passem por sofrimentos, por causa do testemunho da fé.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16:33

“Fogo ardente” – “Ardente prova”: como o fogo pelo qual os metais são testados e sua escória removida.

O grego acrescenta: “no seu caso” – No caso de dar testemunho da fé cristã.

Passar pela prova, deve ser para o crente “O teste da firmeza”, não deve ignorar o fato de que os ímpios zombem e escarneçam; isto porque eles não conhecem a Cristo que suportou todas as provas para pagar o preço do nosso resgate.

2. Alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo...

“Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis”. 1 Pedro 4:13

“vos alegreis com júbilo” – grego, “alegria exultante” – “Alegrai-vos no fato - São as aflições de Cristo

Agora vocês se alegram com os sofrimentos; então estareis para sempre livres dos sofrimentos (1Pe 1:6,8).  Se não suportarmos o sofrimento por Cristo agora, devemos suportar os sofrimentos eternos daqui em diante.

“v.6. Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
v.7. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
v;8; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso”.
1 Pedro 1:6-8

Alegria do crente reside no fato de que Jesus Cristo o resgatou e o faz participante com Ele, da sua glória, mas também pelo prova que fundamenta a sua fé.

“A Glória do regozijo, e alegria” – Uma referencia a Glória de Deus manifestada no VT, a presença de Deus Manifestadas no meio do povo de Israel, a fumaça no Tabernáculo.

3. Bem aventurados os que sofrem por causa de Jesus Cristo...

“Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado”. 1 Pedro 4:14

“Em meu nome, porque sois membros de Cristo”. A ênfase está nisto: 1Pe 4:15, “como assassino, ladrão”, etc., permanece em contraste. Deixe seu sofrimento ser por causa de Cristo, não por causa do mal (1Pe 2:20).

“Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios”. 1 Pedro 4:15

“Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus”. 1 Pedro 2:20

“O Espíritosobre vós” – o mesmo Espírito Santo em Cristo (Lc 4:18).

“O Espírito de glória” é o Seu Espírito, pois Ele é o “Senhor da glória” (Tg 2:1).

Os crentes podem muito bem superar a “reprovação” (compare Hb 11:26), vendo que “o Espírito do Senhor” repousa sobre eles.

Não se pode impedir a felicidade dos justos, se eles são reprovados por causa de Cristo, porque eles colocam diante de Deus toda a sua confiança, porque têm o Espírito, com quem a glória está inseparavelmente unida.

4. Se o crente padece por ser de Cristo, não se envergonhe...

“Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte”. 1 Pedro 4:16

“Como cristão” – o nome dado com desprezo primeiro em Antioquia. At 11:26; 26:28; E aqui em 4:16, os únicos três lugares onde o termo ocorre.

De início, os crentes não tinham um nome distinto, mas eram chamados:

Entre si de “irmãos” - At 6:3;
De  “Discípulos” - At 6:1;
De “Aqueles do caminho”, At 9:2;
De “Santos”, Rm 1:7;
De Nazarenos - Pelos judeus, em desprezo,  (que negavam que Jesus era o Cristo, e assim nunca originariam o nome Cristão),

Em Antioquia, onde os primeiros gentios idólatras (Cornélio, At 10:1-2, não um idólatra, mas um prosélito) foram convertidos, e um amplo trabalho missionário começou, eles não podiam mais ser vistos como uma seita judaica, e assim os gentios os designaram pelo novo nome “cristão”.

O surgimento do novo nome marcou uma nova época na vida da Igreja, uma nova etapa de seu desenvolvimento, a saber, suas missões aos gentios. As pessoas ociosas e espirituosas de Antioquia, que conhecemos de escritores pagãos, eram famosas por inventarem apelidos.

A data desta epístola deve ter sido quando esta se tornou a designação geralmente reconhecida entre os gentios (nunca é aplicada pelos cristãos uns aos outros, como foi em épocas posteriores – uma prova não proposta de que o Novo Testamento foi composto quando professa), e quando o nome expunha a reprovação e sofrimento, embora aparentemente não à perseguição sistemática.

“Não se envergonhe” – para Cristo, não é vergonha (1Pe 4:14; 3:13).

 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes seguidores do bem?” 1 Pedro 3:13

O mundo não tem vergonha de envergonhar com seus erros, imorais, e até blasfemo. Então, sofrer pelas próprias falhas não é honra (1Pe 4:152:20), –

“Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus”. 1 Pedro 2:20

“Ao contrário, glorifique a Deus” – não apenas glória na perseguição; Pedro poderia ter dito como o contraste, “mas que ele o considere uma honra para si mesmo”; mas a honra deve ser dada a Deus, que o considera digno de tal honra, envolvendo isenção dos vindouros juízos sobre os ímpios.

O crente não deve se envergonhar do testemunho da sua em Jesus Cristo, nem pelo fato de ser chamado “cristão”, ou mesmo “crente”, mas ao contrario deve agir no testemunho dando honras e glórias ao Senhor.

Bem que nos dias deste presente século o nome “cristão”, não tem representado com genuinidade aqueles que servem a Cristo, mesmo que as estatísticas demonstrem o crescimento dos cristãos evangélicos, quantos realmente são crentes de verdade? Infelizmente temos presenciado em alguns casos crentes apenas nominais e não comprometidos com a verdadeira espiritualidade.

5. Já é tempo que comece o julgamento...

v.17. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?
v.18. E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?
1 Pedro 4:17,18

Outra base de consolo para os cristãos. Todos devem passar sob o julgamento de Deus; A casa de Deus primeiro, ajuizada pela Palavra do Senhor enquanto estando aqui na terra,

O crente, e a igreja do Senhor devem glorificá-lo como uma prova de pertencer à Sua família, e um penhor de sua fuga do fim daqueles a quem o juízo final achará desobediente ao Evangelho.

“Já é chegado o tempo” – grego, “temporada”, “tempo de ajuste”.

“Hora de o julgamento começar pela casa de Deus” – a Igreja dos crentes vivos.

Pedro tem em mente Ez 9:6; compare Am 3:2.

“... E começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa”. Ezequiel 9:6

“De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades”. Amós 3:2

“O julgamento já começou”: Pela palavra do Evangelho, como uma “espada de dois gumes”, tendo o duplo efeito de corrigir, e de restaurar, e será consumado no último julgamento.

Como por exemplo – O crente enfrenta as dificuldades  naturais do ser humano. Mas livre do juízo da condenação eterna, mas o crente recebe o juízo pela Palavra: Sua Santidade, sua fidelidade, sua consagração... Isto muito exige do crente!

E o ímpio – O fim do seu julgamento é condenação etrna!

Se o juízo divino em nós é severo, qual será o fim dos ímpios? – Se até mesmo os piedosos têm justo julgamentos agora, quanto mais os ímpios serão condenados a juízos condenatórios no final.

“Julgados pelo Evangelho de Deus” – o próprio Deus é quem executa o julgamento.

Aqui vemos o apóstolo encorajando a igreja peregrina a se manter firme, sabendo que enquanto estamos na terra temos na Palavra a direção e o juízo de Deus para nossa correção, devemos ficar firme diante das provas! Diferente dos ímpios que já estão julgados para a condenação eterna.

Embora tenhamos a bênção de viver em um país onde há liberdade de culto (pelo menos até a presente data, oramos para que seja ainda por muitos anos), em muitos países e lugares, irmãos nossos são perseguidos, e colocados à prova todos os dias.

6. Portanto... Os que padecem segundo a vontade de Deus...

“19. Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem”. 1 Pedro 4:19

Encomenda a sua alma ao fiel criador – A ação da justiça de Deus.

Diante de tudo que recebemos da Palavra, o crente deve confiar e entregar a Sua Alma ao Fiel Criador – Ou seja, deve ser a oração de cada um: “eu me entrego a ti sem reserva”.
Em qualquer circunstância: Em qualquer lugar agir como cristão! No trabalho, na escola, na Universidade – Ser fiel diante de qualquer Billings que possa vir sobre os nossos jovens crentes Universitárias.

APRENDEMOS:

Aprendemos que as aflições são próprias do campo terreno, é que o crente passa pelas aflições, mas com o fortalecimento e encorajamento do Espirito Santo.

Aprendemos que o sofrimento só tem sentido quando é percebido em defesa da nossa fé.

Aprendemos que não deve ser estranho para o crente o fato de passa pelas provas, por mais ardente que ela possa ser. As provas demonstram a percepção do mundo que somos pertencentes ao Senhor.

Aprendemos que o ímpio não entende, porque que os crentes se mantem firme diante dos acenos do mundo terreno, isto se deve à sua firme de fé.

Aprendemos que passar pela prova – É o teste da firmeza do crente.

Aprendemos que a alegria do crente está no fato de que Jesus o resgatou e o faz participante com Ele da Sua Glória, mas também pela prova que fundamenta a sua fé.

Aprendemos que o crente pode superar a provação, porque o Espírito do Senhor repousa sobre ele.

Aprendemos que o nome “Cristão” foi recebido pelos seguidores de Cristo em Antioquia, o nome expunha a reprovação e sofrimento, embora aparentemente não à perseguição sistemática. Mas o nome “Cristão” marcou uma nova época na vida da Igreja Primitiva.
Aprendemos que o cristão não deve se envergonhar, porque sofrer por defender o nome de “Cristo” não é vergonhoso!

Disse Jesus: “Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos”. Lucas 9:26

Aprendemos que o julgamento é uma realidade tanto na vida da igreja! Para o crente, já está livre do julgamento da condenação eterna, mas passará pelo julgamento (“prestar contas dos atos”) à luz da Verdade da Palavra.

Aprendemos que o juízo divino será severo para os ímpios, serão julgados por negar a mensagem de Salvação do Evangelho de Deus.

Aprendemos que Diante de tudo que recebemos da Palavra, o crente deve confiar e entregar a Sua Alma ao Fiel Criador – Ou seja, deve ser a oração de cada um: “eu me entrego a ti sem reserva”.

Concluindo, o sofrimento é uma realidade enquanto nossa peregrinação terrena. Entendemos que o crente deve ser resignado se sofrer por causa da sua defesa do evangelho. Isto é diferente do ímpio que sofre o juízo de Deus, porque se rebela contra Deus.

“Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo”. 2 Coríntios 1:5

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB