O PENSAMENTO DE DEUS

Paz, futuro, e esperança.
Jeremias 29:10-14 (v.11)

v.10. Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.

v.11. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

v.12. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
v.13. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
v.14. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.
Jeremias 29:10-14

Deus guiou ao povo de Israel através de muitas tribulações e provas em sua viagem desde Egito até a terra prometida, não para ver defeito, nem porque tinham pensamentos de maldade, mas sim “para te provar, para no fim te fazer bem” Deuteronômio 8,16.

Deus está disposto em fazer o bem sobre o seu povo, desde que o que viva no coração seja uma vontade sincera de querer guardar os mandamentos do Senhor.

Deus controla cada ser humano em suas particularidades, cada nação e cada povo. Podemos ver na história do mundo que as guerras; e as catástrofes têm sido fatores que tem contribuído com que as pessoas voltem a buscar Deus, a salvação, a paz e a reconciliação. 

“Ao aflito livra da sua aflição, e na opressão se revela aos seus ouvidos” Jó 36,15.

Quando pensamos no agir de Deus na história da salvação, vemos que o pensamento fundamental de paz, esperança e futuro estão por toda parte.

Cada um dos dez mandamentos que Deus nos deu através de Moises, foi com o propósito de dar ao homem somente paz, esperança, e um futuro.

Algumas das promessas vinculadas aos mandamentos testificam claramente sobre o futuro. 

“Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. Efésios 6, 2-3.

Desobedecer leva a intranquilidade, a desesperança, e as perspectivas negativas para o futuro! 

“Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!” Isaías 48,18.

Neste tempo que Celebramos o Natal. Recordamo-nos dos anjos cantando, para os pastores nos campos  de Belém:

Paz na terra, e boa vontade para a terra, e boa vontade para com os homens”.

Quando Jesus veio a terra, fez o bem, sarando os doentes e ajudando as pessoas com aflições, e fez para lhes dar aos homens paz, esperança e um futuro.

Os pensamentos positivos de Deus levam a ação.

Foi o pensamento de reconciliação, um dos pensamentos positivos de Deus, ele que fez que Deus enviasse seu filho a  terra, e que Jesus deu sua vida em nosso lugar, uma ação que pode dar  a humanidade grandes possibilidades de desenvolvimento e uma perspectiva eterna no dia a dia aqui na terra!

Cada um de nós, levando nossa cruz cada dia, os pensamentos de Deus se tornara realidade na nossa vida.

No entanto, a grande manifestação da obra da salvação de Jesus segue sendo a abertura de um novo caminho, novo e vivo, que tem feito possível que nós, os homens em carne e sangue podemos vencer o ódio e as inimizades, e vencer em nossa natureza que é responsável por esses conflitos, enquanto peregrinos na terra.

O Apostolo Paulo em Efésios 2, 14-17: 

Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio. Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades”; 

Levando nossa cruz cada dia, a cruz onde o inimigo na carne é crucificado, os pensamentos de Deus se tornará realidade na nossa vida – paz, esperança e um futuro.

Os pensamentos que tem Deus sobre nós se converterão em pensamentos que nós temos sobre nossos semelhantes – Desejar-lhes o melhor aqui na terra e para a eternidade!

O PENSAMENTO DE DEUS: Paz, futuro, e esperança.

O texto de Jeremias revela um momento marcante na história do
Povo de Israel, quando estavam exilados em Babilônia, levado por Nabucodonosor.

Estavam ali devido a sua desobediência aos mandamentos do Senhor, mas mesmo exilados o Senhor o encoraja a prosseguir confiantes:

“v.4. Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para babilônia:
v.5. Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.
v.6. Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais.
v.7. E procurai a paz da cidade, para onde vos fiz transportar em cativeiro, e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz”.
Jeremias 29:4-7

O Profeta deixa claro que esta era a vontade de Deus para o Seu Povo na Babilônia, e anunciou o tempo que ali ficariam:

“v.10. Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar”. Jeremias 29:10

O Senhor através do Profeta revela SEU PENSAMENTO, sua promessa de cuidados para com Seu Povo.

“v.11. Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Jeremias 29:11

Eu sei – eu sozinho; não os falsos profetas que nada sabem dos meus propósitos, embora finjam saber.

Os pensamentos … eu acho – Olhando para os judeus que não tinham “pensamentos de paz”, mas apenas para “mal” (desgraça), porque eles não podiam conceber como a libertação poderia vir a eles.

“v.8. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
v.9. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.
Isaías 55:8,9

Um futuro com esperança – literalmente, “A que é sua expectativa”, isto é, um fim, e que tal fim como você deseja.

Aplicando:

Portanto, o mesmo que revelou o pensamento em favor do Seu povo de Israel, também tem pensamentos para nos abençoar.

A exemplo de Israel, na Babilônia, nós somos peregrinos nesta terra, onde impera a iniquidade, a corrupção, os desvios morais, a inversão dos valores e princípios que regem os nossos relacionamentos. É neste contexto que o nosso Deus declara o Seu Pensamento em favor de todos nós que o adoramos e confiamos nEle:

Pensamento de Paz – Para este tempo de muitas expectativas, o Senhor promete-nos “Paz”: Mas a Bíblia diz que a Paz que Ele quer te presentear, não a paz que o mundo conhece. Mas a Paz perene que vem de Jesus.

Pensamento de Futuro – Um futuro de libertação, de segurança, de alegria. A Libertação principal que o Senhor tem para você vem de Jesus “A Verdade que Liberta”.

Pensamento de Esperança – Para que os dias futuros sejam de realizações pessoais na busca de dias melhores. Mas a Esperança principal que o Senhor pensa para você, é de Vida Eterna por Cristo Jesus.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB