O CRENTE MORRE PARA O PECADO

Em Cristo o crente “já cessou do pecado”
1ªPedro 4:1-6

v.1. Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;
v.2. Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.
v.3. Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias;
v.4. E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós.
v.5. Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.
v.6. Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;


1 Pedro 4:1-6

O texto mostra que Cristo é visto como exemplo para o crente e canal de poder para o enfrentamento natural do sofrimento na carne.

No texto o apóstolo demonstra que aquele que é participante da cruz de Jesus já não está vivo para a influência do pecado.

Mas está vivo apenas para a influência da Vontade de Deus.

Gálatas 6:1-4.
v.1. Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado. v.2. Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. v.3. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. v.4. Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro. Gálatas 6:1-4

Veja o Esboço deste capítulo 4:

4:1-6: O Crente Morre para o pecado.
4:7-11: O Relacionamento dos crentes.
4:12- 19: A Razão de sofrer por Cristo.

O crente morre para o pecado para viver para vontade de Deus

1. Vivendo segunda a vontade de Deus.

“v.1. Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; v.2. Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus”. 1 Pedro 4:1,2

A grande ênfase deste capítulo:  Como o Cristo ressuscitado, os crentes daqui em diante não devem mais ter a ver com o pecado.

- O pecado é desobediência, e afasta o homem da vontade de Deus.
- Cristo padeceu por nós na carne, agora ressuscitado.
- “Armai-vos”: Alerta com este pensamento: Cristo venceu o pecado.

 Ele Jesus “cessou o pecado”, ou seja, terminou – literalmente, “foi feito cessar”, obteve pelo próprio fato de ter sofrido uma vez por todas; para TIRAR A FORÇA DO PECADO, evidentemente na vida daqueles que o recebem como Seu Senhor e Salvador.

O cristão é pela fé “um” com Cristo: Não sofre mais o domínio do pecado, pelo Espírito de Deus, a carne perde a força, e o espírito se fortalece.

(Rm 6:6-11, especialmente, 1Pe 4:7).

- Para o tempo que vos resta na carne: Nosso tempo aqui... Passageiro...
- Não vivais mais segundo os desejos da carne...
- Vivais, segundo a VONTADE DE DEUS.

2. No tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios...

v.3. Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias;
v.4. E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós.
v.5. Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.
1 Pedro 4:3-5

A ênfase aqui, é que Pedro trás à memoria dos crentes: O seu passado, que já não tem sentido no tempo presente com Cristo.

- No tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios: Interessante que Pedro se inclui nesta condição.
- Há uma citação em série das características das atitudes dos “gentios”:
- Andando em dissoluções, concupiscências, borrachices (coisas fúteis), glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias.

Pedro assevera no texto que os “gentios”, não conseguem entender a transformação que acontece na vida de um crente sincero.

- Eles acham estranho...
- Não correrdes com eles...
- No mesmo desenfreamento de dissolução,
- Blasfemando de vós... Zombam de vós...

Aqui vemos o tema deste capitulo: O sofrer zombarias por causa da fé em Jesus.

O autor como numa fala de consolo e encorajamento aos crentes faz a seguinte afirmação: “v.5. Eles hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos – Jesus o Perfeito Juiz”.

“Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele”. Judas 1:15

3. A mensagem que transforma “A Morte em Vida”

“v.6. Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito”. 1 Pedro 4:6

Este texto por mais que pareça estranho, mas fala-nos exatamente do valor da mensagem que transmite o proposito de Deus de resgatar o pecador, desde os primórdios dos tempos, nos dias de Noé, quando pregava aos pecadores, sobre a promessa do dilúvio, passando pela Igreja do Novo Testamento. E neste caso ainda temos que notar aqui a notoriedade da Palavra que é pregada, e ajuíza o pecador, desde o gênesis até à Volta de Jesus.

O que parece ser, é que Pedro fala, como se fosse uma atitude da Igreja em todas as ocasiões, esperando por um momento, em que o Juiz virá para julgar a partir do Evangelho pregado pela igreja.

O Evangelho foi “pregado” à Igreja do Antigo Testamento, quando apontava para o Messias. É evidente que a mensagem de forma completa foi transmitida à Igreja do Novo Testamento.

O Pedro está a referir-se àqueles que estão ao alcance do Evangelho, ou seja, ter conhecido a mensagem do proposito da Salvação através de Deus; desde o Passo Antigo na direção do Novo Testamento.

Portanto: 4: 5 e 6. “Viver de acordo com Deus” significa viver, a divina vontade de Deus; em contraste com “de acordo com os homens na carne”, isto é, uma vida como os homens vivem na carne.

O QUE APREDEMOS AQUI?

Aprendemos que o pecado é desobediência, e afasta o homem da vontade de Deus.

Aprendemos que em Cristo Jesus o pecado foi aniquilado. Na cruz e ressurreição de Cristo – Venceu o pecado e a morte!

Aprendemos que pela fé o cristão se torna “UM” com Cristo. Não sofre mais o domínio do pecado.

Aprendemos que Pelo Espírito Santo, a carne perde a força, e o espírito do homem salvo é fortalecido.

Aprendemos que por meio de Jesus, o tempo que temos para viver aqui, não é mais para cumprir os desejos da carne, mas que “Vivais segundo a Vontade de Deus”.

Aprendemos que o tempo passado “Dos Gentios”, já não faz mais parte da vida do crente: Dissoluções, blasfêmias, e coisas abomináveis, não têm significado na Vida do Salvo, mesmo que isto seja estranho para “Os gentios”.

Aprendemos que mesmo que o crente sofra zombaria por causa da sua fé em Jesus, devem se sentir encorajados e dar testemunho da sua crença.

Aprendemos que a mensagem pregada pela Palavra, é as boas novas do Evangelho, apontado para o Messias,  desde os tempo remotos do Velho Testamento até os dias da Igreja do Novo Testamento, pregando o Sacrifício e Vitória de Jesus para todos os povos.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO