O CRENTE MORRE PARA O PECADO
Em Cristo o crente “já cessou do pecado”
1ªPedro 4:1-6
v.1. Ora, pois, já
que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo
pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;
v.2. Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.
v.3. Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias;
v.4. E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós.
v.5. Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.
v.6. Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;
1 Pedro 4:1-6
v.2. Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.
v.3. Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias;
v.4. E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós.
v.5. Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.
v.6. Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito;
1 Pedro 4:1-6
O texto
mostra que Cristo é visto como exemplo para o crente e canal de poder para o
enfrentamento natural do sofrimento na carne.
No texto o
apóstolo demonstra que aquele que é participante da cruz de Jesus já não está
vivo para a influência do pecado.
Mas está
vivo apenas para a influência da Vontade de Deus.
Gálatas
6:1-4.
v.1. Irmãos, se
algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois
espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo,
para que não sejas também tentado. v.2. Levai as cargas uns dos outros, e assim
cumprireis a lei de Cristo. v.3. Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não
sendo nada, engana-se a si mesmo. v.4. Mas prove cada um a sua própria obra, e
terá glória só em si mesmo, e não noutro. Gálatas 6:1-4
Veja o Esboço deste capítulo 4:
4:1-6: O Crente Morre para o pecado.
4:7-11: O
Relacionamento dos crentes.
4:12- 19:
A Razão de sofrer por Cristo.
O crente morre
para o pecado para viver para vontade de Deus
1. Vivendo segunda a vontade de Deus.
“v.1. Ora, pois, já
que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo
pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; v.2. Para que,
no tempo que vos resta na carne, não vivais
mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus”. 1 Pedro 4:1,2
A grande ênfase deste capítulo: Como
o Cristo ressuscitado, os crentes daqui em diante não devem mais ter a ver com
o pecado.
- O pecado é desobediência,
e afasta o homem da vontade de Deus.
- Cristo padeceu por nós
na carne, agora ressuscitado.
- “Armai-vos”: Alerta com
este pensamento: Cristo venceu o pecado.
Ele Jesus “cessou
o pecado”, ou seja, terminou – literalmente, “foi feito
cessar”, obteve pelo próprio fato de ter sofrido uma vez por todas; para TIRAR
A FORÇA DO PECADO, evidentemente na vida daqueles que o recebem como Seu Senhor
e Salvador.
O cristão é pela
fé “um” com Cristo: Não sofre mais o domínio do pecado, pelo Espírito de
Deus, a carne perde a força, e o espírito se fortalece.
(Rm 6:6-11, especialmente, 1Pe 4:7).
- Para o tempo que vos
resta na carne: Nosso tempo aqui... Passageiro...
- Não vivais mais segundo
os desejos da carne...
- Vivais, segundo a
VONTADE DE DEUS.
2. No tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios...
v.3. Porque é
bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando
em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e
abomináveis idolatrias;
v.4. E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós.
v.5. Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos. 1 Pedro 4:3-5
v.4. E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós.
v.5. Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos. 1 Pedro 4:3-5
A ênfase aqui,
é que Pedro trás à memoria dos crentes: O seu passado, que já não tem sentido
no tempo presente com Cristo.
- No tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos
gentios: Interessante que Pedro se inclui nesta condição.
- Há uma citação em série das características das
atitudes dos “gentios”:
- Andando em dissoluções, concupiscências, borrachices
(coisas fúteis), glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias.
Pedro assevera no
texto que os “gentios”, não conseguem entender a transformação que acontece
na vida de um crente sincero.
- Eles acham
estranho...
- Não correrdes com eles...
- No mesmo desenfreamento de dissolução,
- Blasfemando de vós... Zombam de vós...
Aqui vemos o tema
deste capitulo: O sofrer zombarias por causa da fé em Jesus.
O autor como numa
fala de consolo e encorajamento aos crentes faz a seguinte afirmação: “v.5.
Eles hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos –
Jesus o Perfeito Juiz”.
“Para fazer juízo contra todos e condenar
dentre eles todos os ímpios, por
todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as
duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele”. Judas 1:15
3. A mensagem que transforma “A Morte em Vida”
“v.6. Porque por
isto foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem
julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito”. 1 Pedro 4:6
Este texto por mais que pareça estranho, mas fala-nos
exatamente do valor da mensagem que transmite o proposito de Deus de resgatar o
pecador, desde os primórdios dos tempos, nos dias de Noé, quando pregava aos pecadores, sobre a promessa do dilúvio, passando pela Igreja do Novo Testamento. E neste caso ainda temos que notar
aqui a notoriedade da Palavra que é pregada, e ajuíza o pecador, desde o gênesis até à Volta de Jesus.
O que parece ser,
é que Pedro fala, como se fosse uma atitude da Igreja em todas as ocasiões,
esperando por um momento, em que o Juiz virá para julgar a partir do Evangelho
pregado pela igreja.
O Evangelho foi “pregado” à Igreja do Antigo Testamento,
quando apontava para o Messias. É evidente que a mensagem de forma completa foi
transmitida à Igreja do Novo Testamento.
O Pedro está a referir-se àqueles que estão ao alcance do
Evangelho, ou seja, ter conhecido a mensagem do proposito da Salvação através
de Deus; desde o Passo Antigo na direção do Novo Testamento.
Portanto: 4: 5 e 6.
“Viver de acordo com Deus” significa viver, a divina vontade de Deus; em contraste
com “de acordo com os homens na carne”, isto é, uma vida como os homens vivem
na carne.
O QUE APREDEMOS AQUI?
Aprendemos que o pecado é desobediência,
e afasta o homem da vontade de Deus.
Aprendemos que em Cristo
Jesus o pecado foi aniquilado. Na cruz e ressurreição de Cristo – Venceu o
pecado e a morte!
Aprendemos que pela fé o
cristão se torna “UM” com Cristo. Não sofre mais o domínio do pecado.
Aprendemos que Pelo
Espírito Santo, a carne perde a força, e o espírito do homem salvo é
fortalecido.
Aprendemos que por meio de
Jesus, o tempo que temos para viver aqui, não é mais para cumprir os desejos da
carne, mas que “Vivais segundo a Vontade de Deus”.
Aprendemos que o tempo
passado “Dos Gentios”, já não faz mais parte da vida do crente: Dissoluções, blasfêmias,
e coisas abomináveis, não têm significado na Vida do Salvo, mesmo que isto seja
estranho para “Os gentios”.
Aprendemos que mesmo que o
crente sofra zombaria por causa da sua fé em Jesus, devem se sentir encorajados
e dar testemunho da sua crença.
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