A VIDA CRUCIFICADA CARACTERIZADA PELO AMOR DIVINO


Cuidando dos nossos relacionamentos cristãos.
1°Pedro 4:7-11

“v.7. E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.
v.8. Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
v.9. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações,
v.10. Cada um administre aos outros o Dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
v.11. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém”.
1 Pedro 4:7-11

Veja o Esboço deste capítulo 4:
4:1-6: O Crente Morre para o pecado.
4:7-11: O Relacionamento dos crentes.
4:12- 19: A Razão de sofrer por Cristo.

Relembrando informações e objetivos à 1ª Carta do Apóstolo Pedro:

primeira epístola (carta) de Pedro é dirigida aos “estrangeiros dispersos”, isto é, aos judeus da Dispersão (a diáspora).
Seu objetivo é confirmar seus leitores nas doutrinas que já haviam sido ensinadas. Pedro tem sido chamado de “o apóstolo da esperança”, porque esta epístola é repleta de palavras de conforto e encorajamento para sustentar uma “esperança viva”. Ela contém cerca de trinta e cinco referências ao Antigo Testamento.
Foi escrita da Babilônia (possivelmente de Roma, como era eventualmente apelidada), no Eufrates, que era nessa época uma das principais sedes do conhecimento judaico e um centro propício para o trabalho entre os judeus. 
Tem-se notado que no início de sua epístola Pedro nomeia as províncias da Ásia Menor na ordem em que elas ocorreriam naturalmente em um escrito da Babilônia.

No capítulo 4: O Apóstolo após tratar:

  • Nos vs. 1 a 6, da manifestação de Cristo que deve ser o nosso referencial.
  • Nos vs. 7 a 11. O foco é como devemos nos relacionar com o Reino de Deus e com os nossos irmãos.
  • Nos vs. 12 a 19. O tema que o apóstolo se ocupa é afirmar que os sofrimentos próprios da vida cristã só tem sentido quando vividos em defesa da fé.
1. Diante da realidade do fim de todas as coisas! 1 Pedro 4:7 -

"Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração;"

Ora o fim de todas as coisas está próximo, o Apóstolo focalizando o Juízo, impõe uma atitude de autocontrole.
- Sede, portanto criteriosos, calma.
- Vigiai, recorrendo as orações.

Vigiai – grego:  “seja sóbrio vigilante”; não intoxicado com cuidados mundanos e prazeres. A temperança promove a vigília ou vigilância, e ambos promovem a oração. A bebida torna-se sonolenta e a sonolência impede a oração.

Há quem diga que os crentes primitivos apostavam na imediata volta de Jesus (2Vinda), ainda nos seus dias, talvez por ainda crerem em.um Cristo que os libertasse do jugo Romano, ou seja, um Cristo apenas político.

Mas na verdade a Palavra de Pedro é escatológica para o tempo realmente da Volta do Messias, mas no tempo de Deus.

2. Amor uns para os outros. 1 Pedro 4:8

"tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados;"

Tende ardente - um apelo quanto à intensidade do amor que dedicamos uns aos outros.

Aqui vemos o Apóstolo chamar-nos a atenção para o amor divino (gr. Agape - Entrega).

Como em 1°Corintios 13 - O amor perdoa os pecados e erros uns dos outros.

"Se não houver amor..."

"Porque o amor cobre uma multidão de pecados" - A ideia aqui é de um cobertor que esticado para cobrir... Através do amor estendido aos irmãos nós somos instrumentos de Deus para sua restauração.

3. Ser hospitaleiro. 1 Pedro 4:9

"sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração;"

Literalmente amor para com os hóspedes sem murmuração.

Uma referência a experiência dos crentes perseguidos que chegavam nas cidades e precisavam de acolhimento. Isto precisava ser feito "SEM MURMURAÇÃO".

É colocar-se espontaneamente e alegremente à disposição dos outros.

“Sem murmurações – grego: “murmurando”. “Aquele que dá, faça-o com simplicidade”, isso é sinceridade de coração aberto; com cordialidade.

Não secretamente falando contra a pessoa a quem entretemos, ou censurando-o com o favor que lhe conferimos.

4. Servindo uns aos outros. 1 Pedro 4:10

"servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus."

Servir uns aos outros - parece esta a tônica da Palavra desde o principio, o Senhor nos criou para SERVIRMOS UNS AOS OUTROS.

O "Dom" é um Karisma - uma graça vinda de Deus para os seus servos.

Aqui vemos também o compartilhamento das bênçãos recebidas.

Aqueles que recebem o "Dom" tornam-se despenseiros da multiforme graça de Deus.

Um sirva aos outros – grego: Como em 1Pe 4:8, “para vós”; implicando que toda a forma, exceto um corpo, e na busca do bem dos outros membros, estão promovendo o bem de si mesmos.

"MULTIFORME!" - As muitas formas do crente através dos DONS, manifestam a graça divina recebida.

1°Corintios 11.31 "Procurai com zelo os melhores dons" - O melhor DOM é aquele que vem de Deus para você.

"DISPENSEIROS" - O que administra - Aqui aparece a ideia da DIACONIA, ou seja, cada crente deve servir uns aos outros com os seus DONS.

 Aqui esta a participação dedicada de bênçãos espirituais.

5. Ministrando adequadamente: 1 Pedro 4:11

"Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém."

O Apóstolo estende a ideia do verso 10 - neste verso ele define DONS.

Aqui no verso 11 - O Apóstolo dá direção de como usar os dons.

"Se alguém fala" - Aqui está resumido os Dons da Pregação, do Ensino, da Sabedoria, da Comunicação do evangelho.

Está claro no texto a responsabilidade que estes têm quando falam:

"Fale como entregando oráculos de Deus" - Entregando a Palavra de Deus. O que Deus realmente falou na Sua Palavra.

Ou seja, aquele que fala na igreja deve cuidar de apresentar o que Deus diz (gr. LOGIA), e não as suas próprias palavras.

"Se alguém ministra, ministre conforme a força que Deus concede" - Dons de Serviço, misericórdia, do cuidado, etc.

Deve servir com o poder que Deus concede abundantemente aos Servos que desejam Servir.

Sempre deve ter em vista, que através dos nossos Dons Deus deve ser Glorificado.

Pedro parece terminar o capitulo 4 aqui no verso 11, devido a forma da doxologia apresentada:

"em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém."

Mas veremos que a partir do verso 12 o Apóstolo tem algo a acrescentar; parece que quer enfatizar o encorajamento dos crentes diante da perseguição.

 É como uns Pós Escritos que usamos em nossas cartas, ou bilhetes.

Por meio de Jesus Cristo – o mediador através do qual todas as nossas bênçãos chegam até nós, e também através de quem todos os nossos louvores ascendem a Deus. Somente através de Cristo Deus pode ser glorificado em nós e em nossas palavras e ações.

O QUE APRENDEMOS?

Aprendemos que o fim de todas as coisas é uma realidade, não sabemos quando! Mas sabemos que o Senhor vai voltar, devemos estar preparados e servindo no Reino.

Aprendemos que enquanto Jesus não vem, o crente deve agir com critério diante do mundo corrupto; e vigiar com uma vida de oração.

Aprendemos que o amor deve ser a base de todos os nossos relacionamentos no serviço e no trato com os nossos irmãos.

Aprendemos que os crentes devem se colocar a si e aos seus recursos a disposição uns dos outros no Reino.

Aprendemos que o crente é dotado de Dons para servir ao Senhor a partir da Sua Multiforme Graça Manifestado.

Aprendemos que aquele que fala diante da igreja tem o compromisso de dizer o que Deus diz, ou seja, o que A Palavra diz.

Aprendemos que a nossa ministração na igreja deve ser  segundo a força que Deus concede, ou seja, segundo a capacidade recebida do Senhor.

Concluimos, que nossas vidas crucificadas em Cristo, enquanto esperamos a Sua Volta. Passamos a ser para o Seu Serviço no Reino, servindo uns aos outros em amor. Estarmos prontos e capacitados para ministrar a Palavra de Deus como Ele diz! E administrar os Dons aos outros com a capacidade concedida por Deus.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO