É MELHOR SOFRER POR FAZER O BEM


Se sofreis por amor da justiça, sois bem-aventurados.
1ª João 3:13 – 17

“v.13. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes seguidores do bem?
v.14. Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
v.15. Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
v.16. Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
v.17. Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal”.
1 Pedro 3:13-17

No texto de 1ª Pedro 3: O apóstolo Pedro começa ensinando sobre como deve ser os nossos relacionamentos (crentes) para ser aceitos por Deus.

Outro tema: O cristão deve ter um comportamento excelente, ainda assim é possível que ele sofra com a injustiça. De qualquer forma, sofrer por fazer o que é justo diante de Deus é muito mais proveitoso do que sofrer por fazer o mal.

Neste ponto Pedro cita o exemplo de Jesus Cristo, que mesmo não tendo cometido pecado algum, foi injustamente julgado e crucificado no calvário.

No Site Apologética faz um resumo interessante e introdutório de 1ª Pedro 3.

“... Exortações ao amor e tolerância. Conduta correta diante de perseguições por causa da justiça, após o exemplo de Cristo, cuja morte resultou em nos acalentar através de Seu despertar novamente, do qual o batismo é o selo sacramental”.

Esboço de 1ª Pedro 3:

3:01 – 07: Conselhos para as relações conjugais
3:08 – 12: Conselhos para manter a unidade
3:13 – 17: É melhor sofrer por fazer o bem
3:18 – 22: O exemplo de Jesus Cristo

Os versos 13-17: Refere-se ao preparo do crente para pagar o preço da sua santidade: Seguir o bem, Ser Santificados em Deus, Ser bem-aventurado por passar por sofrimento por causa de Jesus (Se assim o Senhor o quiser), e Ter uma boa consciência cristã.

-1. Quer ser seguidor do bem?... v.13

“E qual é aquele que vos fará mal, se fordes seguidores do bem?” 1 Pedro 3:13

- Se fores seguidores do bem!
- Qual é aquele que vos fará mal?

Invertendo a ordem do versículo, entendemos qual o propósito do texto. É que o crente deve saber que o Senhor está no controle de todas as coisas em qualquer circunstância.

Esta pergunta tem a intenção de implicar que, de uma forma geral, os crentes não precisam temer o mal se levarem uma vida reta e benevolente.  A ideia é que Deus os protegerá em geral.

Embora o próximo versículo mostra que está implícito ali que os crentes poderão ser chamados a sofrer “por causa da justiça”.

Mas de antemão no verso 17, tem a afirmativa: “Se Deus assim permitir”

Veja o Salmo 37: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos”. Salmos 37:5-7

2. Se padecerdes por amor... Sois Bem Aventurados... v.14 

“Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis”. 1 Pedro 3:14

Ser bem aventurado por “Sofrer”? É preciso entender que aqui o apóstolo se refere o propósito do sofrimento: “por amor da Justiça”.

Por amor a justiça – “não o sofrimento, mas a causa pela qual alguém sofre, faz o mártir” (Agostinho).

Nem mesmo o sofrimento pode tirar sua bem-aventurança, mas promove-lo.

Um irmão que batizei durante o meu ministério pastoral de 35 anos na Igreja Batista Monte Verde, Magé, Rj., após a sua conversão, ela contava que sofria zombaria dos antigos “amigos”, isto era devido a sua condição de vida antes de se entregar a Jesus. Quando ele era alvo de alguma zombaria, quando me encontrava ele exclamava “Agora sei que sou bem aventurado, por causa da minha fé, recebi zombaria hoje”. É isto que o texto que nos ensinar.

Não temais e nem vos perturbeis – A Segurança do Evangelho dá ao crente um coração assegurado do favor de Deus e, portanto, sereno, em meio a todas as adversidades.

Não apenas não tenha medo, mas nem mesmo seja agitado.

3. Ao contrario de ficar perturbado: Santificai a Deus em vossos corações... v.15

“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. 1 Pedro 3:15

O medo e a agitação são armas do inimigo para tentar nos tirar o foco de testemunhar da nossa fé.

Santificai – santificar; devemos honra-lo como santo em nossos corações.

"Santificai a Cristo" - Sede fieis a Cristo como o Soberano Senhor. (Shedd)

O Senhor Deus – Os manuscritos mais antigos dizem “Cristo”. Traduza: “Santificar a Cristo como Senhor”.

Assim, a santidade de Deus é glorificada em nossos corações como a morada de Seu Espírito.

Resposta – uma resposta em defesa sua fé.

A todo homem que te pede – para todos entre os não crentes que perguntam honestamente.

Com Mansidão – Mostrar o caminho mais efetivo; não impetuosidade autossuficiente. (1Pe 3:4).

“A razão da esperança (fé) que em vós”: Este versículo não impõe uma obrigação de apresentar uma prova instruída e uma defesa lógica da revelação, aqui é para demonstrar pelo exemplo e preparo para responder o significado da sua fé.

Sabemos que os crentes se negam, crucificam o mundo e enfrenta a perseguição, eles devem ser encorajados por uma forte “esperança”; os homens do mundo, que não têm essa esperança, são movidos pela curiosidade a perguntar o segredo dessa esperança; o crente deve estar pronto para dar uma explicação da sua própria experiência.

 “Explicar como esta esperança surgiu nele, o que ela contém e sobre o que ela repousa” (Steiger).

4. Tendo uma boa consciência... v.16

“Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo”. 1 Pedro 3:16

Ou seja, devido a sua boa consciência, boa conduta cristã, os adversários ficarão envergonhados.

“Tendo uma boa consciência” – a fonte secreta de prontidão para dar conta da nossa esperança.

Assim, esperança e boa consciência andam juntas em At 24:15-16 (Paulo falando em defesa).

“v.15. Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos. v.16.E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens”. Atos 24:15,16

Professar a fé sem prática não tem peso. Mas aqueles que têm uma boa consciência podem dar-se conta de sua esperança “com mansidão”.

5. Padecer pelo “Bom Porte em Cristo”... v.16, 17

“Vosso bom porte em Cristo...” v.16

Bom procedimento que dá testemunho de Jesus Cristo.

“Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal”. 1 Pedro 3:17

Padecer “fazendo o bem” – Embora não pareça, mas é uma palavra de encorajamento, é para trazer o entendimento sobre a medida do nosso viver cristão: “se nosso procedimento dá testemunho da fé que professamos em Jesus”.

“Se assim a vontade de Deus quer” - Aqueles que honram a vontade de Deus têm a conforto ao saber que o sofrimento pode ser permissão de Deus (Ele no Controle). (1Pe 2:15, 1Pe 4:19).

O que Aprendemos?

Aprendemos que devemos seguir o bem, ou seja, ser seguidor da vontade de Deus.

Aprendemos que aqueles que fazem o bem: “Qual é aquele que vos fará mal?”

Aprendemos que se o caso de padecer, que seja porque faz a obra de Deus por Amor.

Aprendemos que o sofrimento por fazer a obra de Deus traz ao crente as “Bem aventuranças da Palavra”, ou seja, a alegria da certeza de ser cumpridos da Verdade.

Aprendemos que por nossas atitudes de boa conduta cristã Cristo é Santificado em nós, entende-se assim que: Que o testemunho da Santidade de Cristo é revelado.

Aprendemos que o medo e a agitação que o mundo pode tentar produzir em nossas vidas cristãs, será aniquilado, se estivermos focados no testemunho da nossa fé.

Aprendemos que o nosso testemunho de fé deve revelar a mansidão que o Espirito de Deus produz em nosso espirito.

Aprendemos que a razão da nossa fé, é traduzida pela esperança que temos para a eternidade, que deve ser anunciada (ou testemunhada).

Aprendemos que a esperança e a boa consciência caminham juntas, assim caminhamos professando a nossa fé.

Aprendemos que tudo está sobre o controle de Deus, é Ele que permitirá qualquer circunstância, se assim for necessário, para cumprir o Seu propósito.

Aprendemos que Jesus Cristo é o nosso maior exemplo de “Sofrer” por fazer o bem!

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO