A GRAÇA DA UNIDADE DA IGREJA DE JESUS


Filipenses 2:1-4

“v.1. Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
v.2. Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
v.3. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
v.4. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”.


Filipenses 2:1-4

Alguma perguntas:

Quais são os principios motores da unidade?

Observar o significa de "o mesmo=unidade".

Você sabe qual o valor da humildade na busca da unidade da igreja?

Quem é o "Outro" na pratca da unidade da igreja?

epístola aos Filipenses foi escrita por Paulo durante os dois anos em que ele estava preso em Roma (Fp 1:7-13), provavelmente no início do ano 62dC ou no final de 61dC.

A igreja em Filipos foi o primeiro fruto do trabalho missionário de Paulo e Silas (2ª viagem). Em Filipos aconteceram a conversão do Carcereiro, da Mulher Advinha,  e de Lídia (onde provavelmente a igreja se reuniu – Atos16:11-40).

Seu apego ao apóstolo era muito fervoroso, e assim também era a afeição dele por eles. Só eles de todas as igrejas o ajudaram com suas contribuições, que ele reconhece com gratidão (At 20:33-35; 2Co 11:7-12; 2Ts 3:8).

Filipenses 2: Exortação continuada:
·       À unidade: à humildade
·       Segundo o exemplo de Cristo, cuja glória seguiu sua humilhação:
·       A seriedade na busca da perfeição,

1. Os agentes motores da unidade da Igreja...

“Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões”. Filipenses 2:1

- Portanto, se algum...
- Conforto em Cristo
- Consolação de amor...
- Comunhão no Espírito...
- Entranháveis afetos e compaixão...

a) Portanto...: Uma conjunção conclusiva, que liga o capitulo 2 à revelação do que está no capitulo 1:27-30: Quando Paulo trata sobre “A unidade cristã na luta”

Filipenses 1:27-30

“Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. E em nada vos espanteis dos que resistem o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus. Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim”. Filipenses 1:27-30

Os agentes motores da unidade da igreja:

b) “conforto em Cristo”: isto é, o entendimento de que Cristo é a fonte de toda ação da igreja.

c) “Consolação de amor”: O amor que move a igreja, à medida do amor de Jesus Cristo.

d) “Comunhão no Espírito”: Comunhão é com certeza o combustível da unidade da igreja.

e) “Entranháveis afetos e compaixão”: Forma de demonstrar o amor e a comunhão, ter afeto e compaixão, significa o espirito de acolhimento da igreja.

Paulo encerra a 2ª Carta de Coríntios focando exatamente as características da unidade que ele deseja para a igreja: Graça de Jesus, amor de Deus, e comunhão do Espírito Santo.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém”. 2 Coríntios 13:14

Em 1ª Coríntios 12:13, o apóstolo declara a que a igreja é de Jesus, é um corpo em unidade, independente de como está composta: “quer judeus, quer gregos, quer servos, que livres, todos têm um mesmo Espirito.

“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. 1 Coríntios 12:13

2. O Significado de “o mesmo = a unidade”:

“Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa”. Filipenses 2:2

- Completai a minha alegria...
- Para que sintais “o mesmo” – igual a unidade
- O mesmo amor...
- O mesmo ânimo...
- Sentido uma mesma coisa...

Paulo inicia o verso Fp 2:2 = falando da sua alegria completa: Ver a Igreja de Filipos "uma unidade" – em comunhão.

Era a oração de Paulo: E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento”. Filipenses 1:9

A Ênfase que o apostolo dá é quanto a “Unidade de Propósitos”, e não uniformidade de pensamento.

a) “sendo o mesmo amor – igualmente disposto a amar e ser amado.

b) “sendo de um acordo – literalmente, “com almas unidas”.

Isto combina com o seguinte entendimento:

·       “Sendo de uma só mente”,
·       “Que sejais semelhantes”,
·       “Tendo o mesmo amor”.

3. O Valor da humildade nas nossas relações, para promover a unidade da Igreja

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”. Filipenses 2:3

- Nada façais por contenda...
- Ou por vangloria...
- MAS POR HUMILDADE...
- Cada um considere o outro...
- Superiores a si mesmo...

a) Contendas e vanglória,  Ou melhor, (“intrigas facciosas”, “egoísmo”, ver em Fp 1:16). É o pensamento que caracteriza a ação como boa ou má diante de Deus.


Langston diz que: O “Egoísmo dá origem ao pecado, mas que a desobediência dá consumação ao pecado” 

Contendas e vanglória: comprometem as nossas relações “Verticais e horizontais”.

- Relações Verticais – Formas de nos relacionarmos com Deus.
- Relações Horizontais – Formas de nos relacionarmos com o próximo (ou irmãos na igreja).

Estas referências de relações também são usadas nas definições de relacionamentos em gestões: Com os superiores, e com os iguais, mas aqui o foco é como cuidamos da nossa relação com Deus e com as pessoas ao nosso redor.

b) humildade da mente – A relação direta dessa graça é somente com Deus; é a sensação de dependência da criatura sobre o Criador como tal, e coloca todos os seres criados a esse respeito em um nível.

O homem “humilde da mente” quanto à sua vida espiritual é independente dos homens e livre de todo sentimento servil, embora sensível à sua dependência contínua de Deus. (Ef 4:2Cl 3:12)

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”. Colossenses 3:12

“O humilde de mente: Não se exaltará em sua conduta para com os outros (Neander).

d) “cada um considere os outros superiores a si mesmo”: Em que o outro me completa para o bem da comunidade/Igreja.

Somos diferentes em nossa formação e habilidades, precisamos uns dos outros.

4. O “Outro” – Nosso esforço na busca da unidade.

“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros”. Filipenses 2:4

- Não atente cada um para o que é propriamente seu...
- Mas cada qual também para o que é dos outros

Uma séria de constatação que o apostolo faz: A tendência que as pessoas têm de se voltar para si, na busca de seus próprios prazeres (hedonismo).

O “outro”, o nosso próximo, o nosso irmão... Como estamos acolhendo?

Os manuscritos mais antigos diziam:

a) “Não olhar para cada um de vocês (plural grego): em suas próprias coisas (isto é, não tendo em conta: “eles”),

b) mas cada um de vocês nas coisas dos outros”: Veja Fp 2:21; também o próprio exemplo de Paulo Fp 1:24.

“Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus”. Filipenses 2:21

“Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar vivo". Filipenses 1:24

APRENDEMOS PARA APLICAR:

Aprendemos que: Unidade, e Humildade, caminhão juntos para que se complete o propósito da Igreja no cumprimento da sua missão na terra.

Aprendemos que os agentes motores da unidade da Igreja ão: Ter o entendimento de Jesus, ter amor uns pelos outros, comunhão, afeto e compaixão são as características necessárias para vida comum da igreja.

Aprendemos que a alegria da igreja é completa quando todos caminham juntos: No mesmo amor, no mesmo ânimo, sentido a mesma coisas = Convergência de propósitos.

Aprendemos que a humildade, e a unidade, potencializam as nossas relações Verticais (com Deus), e horizontais (com o próximo/e ou irmãos em Cristo).

Aprendemos que o “outro” pode ser útil no meu ministério: “cada um considere os outros superiores a si mesmo”.

Ilustrando: O Que somo?

Batatas reunidas em um saco? – A batata reunida em um saco tem formas diferentes, mas continuam endurecidas.

Estamos reunidos na igreja com as nossas diferenças, mas será que estar reunidos no mesmo lugar nos torna uma Unidade?

Se as batas forem utilizadas, para cozimento, certamente elas serão selecionadas, cascadas, e limpas para serem uteis.

Se as batatas forem colocadas em uma panela com água, levada ao fogo, ela é cozida e se torna amolecida. Boa paracomer! Mas ainda não está em unidade!

Ou Purê de Batatas? Se as batatas forem colocadas em uma “panela” e amassadas, e temperadas, elas se tornam um deliciosos purê...


Portanto, Batatas simplesmente diferentes reunidas -  Como crentes reunidos, estão juntos, mas podem não estar comprometidas.

Batas reunidas e amassadas em uma “panela”, um purê, de forma que não se percebem mais as diferenças – Assim são crentes que visam a unidade, eles estão comprometidos.


Nossa oração deve ser que a Igreja de Jesus Viva a cada dia A Graça da Unidade, para dar testemunho da fé, até que o Senhor Jesus Volte! E Ele Virá! E deseja encontrar sua igreja em comunhão!

Até porque esta é a oração de Jesus revelado por João 17.
"...Peço que eles sejam UM"

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO