QUANDO MINISTRAMOS NO CULTO...

O que observar?

Colossenses 3.1-16 (v.16)
Efesios 5.19

Ênfase para Colossenses 3:16: "Habite ricamente em vós a Palavra de Cristo; Ensinai e aconselhai uns aos outros com toda a sabedoria, e cantai salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão sem coração".

"Os Hinos que cantamos precisam ter sua raiz na Palavra de Deus". PS.

As letras que cantamos precisam ter uma mensagem clara sobre os valores que cremos.
Isto porque quando vamos à frente para cantar em grupo, ou em solo, e até mesmo quando executamos um instrumento; ou conduzimos o culto, ou pregando a Palavra; neste momento somos usados pelo Senhor para Ministrar às vidas que vieram ao Templo para prestar culto ao Senhor.

Com certeza o Senhor espera que aqueles que ministram cumpram bem o seu ministério! Qualquer que seja o ministério que atuamos, mas destacamos aqui: O MINISTÉRIO DA MÚSICA CRISTÃ!

Paulo escrevendo aos Colossenses 3; e aos Efésios 5, apresenta uma série de recomendações para prática da Vida Cristã, e nos nossos ministérios:

Colossenses 3:1-9. Recomendações para alinharmos as nossas condições comportamentais com a Vontade de Deus.

Inicia afirmando nos Versos 2 e 3.
"Pensai nas coisas que são do céu, e não nas que são da terra. Porque ja estais mortos (para o pecado), E A VOSSA VIDA ESTÁ ESCONDIDA EM CRISTO".

Nos Versos 10, 12, 14. Paulo apresenta as armas da nossa capacitação para cumprir a vontade de Deus:

"Vocês estão vestidos do novo! Que.se renova para o conhecimento;...Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados;...Revesti-vos de amor, que é o vinculo da perfeição".

Nos Versos 13 e15. Somos levados a conhecer que nosso ministério é relacional. Com os nossos irmãos e com Deus.

"V.13. O jeito de termos comunhão uns com outros... Suportar (Ser Suporte)... Perdoar (Como recebemos o perdão de Deus)... Fazer como Cristo fez".

"V.14. O Amor é o vinculo de todo relacionamento, em Cristo".

"V.15. E a paz de Deus, que vos chamou para um mesmo corpo, domine em vossos corações..."

Para sermos eficazes na ministração no Culto: V. 16:

-1. A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente.

A PALAVRA DE CRISTO.  Este texto do evangelho de Cristo nos ensina sobre a nossa liturgia de culto, como também nos fala em como se comportar uns para com os outros no dia a dia de nossa comunhão fraternal.

Uma denominação cristã autêntica pode perder sua essência, se o seu culto passar a dar mais valor a estética e aos mandamentos de homens, do que o que está escrito na palavra de Deus.

Como também um cristão verdadeiro pode se tornar um herege, se ele colocar suas ideologias como verdadeiras, em detrimento do evangelho de Cristo.

- O cristão verdadeiro é amante da palavra de Deus, razão porque ele vive pela palavra, ele pensa conforme a palavra, e o que faz é baseado na palavra de Deus.

MORA EM VÓS ABUNDANTEMENTE. Esta afirmativa do texto sobre a palavra de Cristo, ela está se reportando aos ensinos transmitidos pelo Senhor Jesus durante o seu ministério, como também a mensagem evangelho, trata da nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo.

Está palavra de Cristo precisa estar dentro de nossos corações e na nossa mente, assim como o sangue corre em nossas veias.

O cristão verdadeiro é amante da Palavra de Deus, razão porque ele vive pela Palavra, ele pensa conforme a Palavra, e o que faz é baseado na Palavra de Deus.

- A habitação da Palavra de Cristo proporciona ao crente o cultivo de valores, os quais o enriquecem espiritualmente.

- Na caminhada cristã a Palavra de Cristo, cumpre os propósitos divinos, e orienta com segurança os passos para o crente não tropeçar nem se desviar do caminho que deve seguir.

- A Palavra de Cristo que habita no crente que ministra na casa do Pai, o capacita, na música, por exemplo, conduz na produção e ministração de hinos que ensinam e comunicam os ensinos das Escrituras.

2. Em toda a Sabedoria (do Alto).

EM TODA A SABEDORIA. Para os remidos de Cristo, não há outra fonte mais preciosa de sabedoria.

Quem tem o seu coração transbordante da Palavra de Deus, seus pensamentos, suas ideias, seus conceitos e seu modo de agir tem bases sólidas na verdadeira sabedoria vem alto.

Quem se alimenta da Palavra, respira e vive a Palavra de Deus, se destaca em tudo o que faz e em tudo que fala, porque é perceptível em todos os aspectos o dom da Palavra que se manifesta em mensagens de plena sabedoria.

- O evangelho não é uma revelação da sabedoria humana, mas a revelação da mente de Deus. 1ª Cor. 1.18-20; 2:1-13.

- No texto a motivação do crente é  sua busca por entendimento espiritual profundo dos valores divinos, para ser vivido e testemunhado.

3. Ensinando e orientando-vos uns aos outros. (Conselho Bíblico).

ENSINANDO-VOS E ADMOESTANDO-VOS UNS AOS OUTROS.  Cada um daqueles que são chamados por Cristo para o seu reino se constitui automaticamente em discipuladores.

- A vida e as palavras de um embaixador do reino de Deus aqui na terra é um livro aberto com instruções edificantes para todos aqueles com quem o cristão verdadeiro convive.

- Além do mais, o testemunho de vida de um remido de Cristo sistematicamente serve de espelho para a vida daqueles que o rodeiam.

- No texto o crente é encorajado a ministrar uns aos outros a sua fé, seja ensinando, pregando ou cantando.

4. COM SALMOS. (Revela a Palavra).

Exemplo: Fanny Crosby (1820/1915 - 95 Anos). Cega desde a 4a semana de vida. AUTORA DE HINOS, segundo alguns 8mil hinos. Decorou o Pentateuco, todo o Novo Testamento; e produziu hinos que eram a expressão da sua fé pela Palavra.

Hinos: "A Deus Demos Gloria" - CC 15; HCC 228. "Junto a Ti" - 286/375. "Que Segurança" - 375/417. Quero Estar ao Pé da Cruz" - 289/395. "Quero o Salvador Comigo" - CC 347.

5. COM HINOS. - Salmo 40.3. "E o Senhor pôs um Cântico na Minha boca (renovação). Um hino ao nosso Deus (Unico). Muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor (testemunho)"

6. COM CÂNTICOS ESPIRITUAIS.

- Cânticos que refletem nossas atitudes de corações voltados para o Senhor.

PORTANTO: O que deve prevalecer em nossas liturgias de culto e em nossos momentos de comunhão uns com os outros?

- Os salmos para os seguidores do judaísmo eram a mesma coisa que os hinos oficiais adotados pelas denominações nos dias de hoje.

- Já os cânticos espirituais dos quais se refere o autor, dizem respeito às músicas evangélicas ou avulsas cantadas nos cultos.

- O perfeito louvor deve fazer parte de nossa liturgia de culto, bem como de nossa vida.

7. Cantando ao Senhor com graça em vossos corações.

 O verdadeiro louvor que glorifica a Cristo tem que ser Cristocêntrico, Cristo tem que está sendo honrado por meio de sua mensagem.

O louvor que em sua mensagem não glorifica o nome do Senhor, não se enquadra no que diz respeito a Salmos, hinos e cânticos espirituais.

Infelizmente os profissionais do cântico têm feito da música gospel um comercio da fé.

E no Verso 17. PAULO ensina que tudo é para o Senhor.

"E, quantos fizerem por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai".

- Em tudo que fizermos, deve ser para  glorificar a JESUS!

Aplicação

Nos textos aos Efésios e aos Colossenses o Apostolo Paulo incentiva que na igreja cantemos letras que ensinem nossa pratica de fé!

Portanto, como ministros: Estamos a Serviço do Senhor, devemos cumprir bem a nossa missão; e nossas vidas precisam estar alinhadas com ensinos da vida e práticas cristãs.

E como a ministração da música é a função que entendemos que vai continuar no céu, aproveitemos que enquanto estamos aqui sejamos instrumento de Deus, e através da musica, vamos anunciar o Seu Amor.

Mas que a Palavra do Senhor ocupe lugar de destaque e honra em nossas vidas e nos nossos cultos.

Daí nas nossas celebrações compormos a ordem dos nossos cultos com:
- Salmos (Palavra)
- Orações.
- Hinos e Cânticos Espirituais.

E esta composição deve ser feita de forma harmônica, considerando o tema do culto e o tempo disponível!

NOTAS

3.16 - Ao que parece, a frase a palavra de Cristo habite em vós abundantemente traça um paralelo com a afirmação de Paulo em Efésios 5.18, passagem na qual o apóstolo diz: Enchei-vos do Espírito.

Tanto em Colossenses como em Efésios, estar cheio do Espírito ou da Palavra de Cristo resulta em cânticos (Ef 5.19-21).

Os salmos são aqueles encontrados no Antigo Testamento, o hinário da Igreja do primeiro século como também de Israel.

Portanto, oss hinos são os cânticos da Igreja que refletem a nova verdade em Cristo. Exemplos deles são encontrados em Colossenses 1.15-20; Filipenses 2.5-11 e 1 Timóteo 3.16

A Palavra de Deus deve fazer morada no crente “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia” ( Tg 3:17 ).

Após adquirir sabedoria conforme expõe o apóstolo Tiago, o ensinar e o admoestar se dá através de salmos, hinos e cânticos, ou seja, através da palavra de Deus.

Paulo continua seus conselhos para as igrejas, falando aos irmãos para que a palavra de Cristo, que são seus ensinos, habitasse ricamente neles, para que pudessem instruir e aconselhar uns aos outros em toda sabedoria.

A Palavra também deve levar os irmãos a uma vida de louvor a Deus, com salmos, hinos e cânticos espirituais e com o coração cheio de gratidão por tamanha revelação que a palavra nos trás.


E tudo que os irmãos fazem deve ser para o louvor do nome do Senhor Jesus Cristo, para que ele receba a honra e glória junto com Deus Pai.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO