A GRAÇA DA VOCAÇÃO 2

Diaconato e de todos os ministérios
Efésios 3:1-13

V.8. Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo.

O Apostolo Paulo baseia a sua escritura no fato de ter recebido do Senhor o chamamento e a vocação de ser “ENVIADO” a ministrar aos gentios (pessoas que não eram da origem dos judeus), que, assim como os judeus, necessitavam também, da mensagem da reconciliação com Deus em Cristo.

“A saber, que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho” 3.6

E era para pregação deste EVANGELHO aos gentios, que Paulo era o Apóstolo “Enviado”.

No texto identificamos as características da graça da vocação, que além do chamado apostólico, é para todos que exercem seus ministérios na igreja de Jesus Cristo: Seja: Pastoral; Diaconal; Educação Cristã, Música, etc.

- Graça que nos é concedida misericordiosamente pelo Senhor. V.8


PARA O DIACONATO: Atos 6:1-4
V.1. Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento.
V.2. Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas.
V.3. Irmãos escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa.
V.4. E nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra".

A Graça da vocação:

VOCAÇÃO:

1. Ato ou efeito de chamar(-se); denominação. 2. Apelo ou inclinação para o sacerdócio, para a vida religiosa.

Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. É uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer ...

1. Confiada aos servos leais. “a mim confiado”. 3.2

- Para os ministérios; Paulo apresenta as qualificações que devem ser identificadas naqueles que são comissionados para exercício da sua vocação.

Atos 6.V.3. Irmãos escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa.

2. Para abençoar vidas“Para os outros”. 3.2.

- Entendemos que nossa vocação foi nos dada para servir ao Senhor, mas também para servir uns aos outros.

Atos 6.1. Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento.

- O que motivou a escolha dos DIÁCONOS NA foi a necessidade de cuidar das pessoas, e suas necessidades, os Diáconos têm uma nobre missão servir ao Senhor através dos cuidados das pessoas.

- Com o tempo o Diaconato tem recebido outras responsabilidades, como os cuidados temporais da igreja, isto é justo, até porque são irmãos e irmãs qualificados para esta missão, mas a origem da instituição do diaconato é primordialmente o CUIDAR DE PESSOAS na Igreja. Isto não se pode negar, e não tão pouco negligenciar.

3. Para revelar os mistérios de Cristo. “Discernir os mistérios de Cristo, revelado aos seus santos, para manifestar qual seja a sua vontade pelos séculos”. 3.4, 5 e 9

- É fato que através da nossa vocação somos instrumentos do Senhor no Testemunho da Sua Vontade revelada por sua Palavra.

Atos 6.V.2.“Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas”.

- Os Apóstolos entenderam nesta orientação que os Diáconos cumprem o seu papel nos cuidados das pessoas, e nos serviços temporais, liderando seus pastores para que se dediquem na ministração da Palavra, e oração.

4. Quem convoca e constitui o vocacionado é o Senhor“constituído ministro conforme o Dom  da Graça de Deus”. 3.7

- Quem vocaciona e envia para o ministério é o Senhor. Todos os Chamados devem ter a convicção que estão cumprindo, e obedecendo a determinação do Senhor para o exercício da sua função ministerial.

- É Deus quem convoca e estabelece o serviço na Igreja:

1ª Coríntios 12:28. “Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres...”.

5. Concedida ao humildes. “A mim, o menor dos santos”. 3.8

- A humildade consiste na obediência e dependência de Deus, para ser usado na vocação que recebemos do Senhor.

V4. Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.
V.5. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
V.6. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos.

6. Para consumação do ministério da Igreja. “Para que pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida”. 3.10

- No exercício da nossa vocação precisamos entender: não há ministério fora do âmbito da igreja.

7. Para cumprir os propósitos da redenção em Cristo. “Segundo o Seu Eterno propósito em Cristo Jesus”. 3.11, 12.

- Em todo que realizamos no Reino do Senhor é para cumprir o proposito da anunciação do evangelho da redenção em Jesus Cristo.

APLICAÇÃO

A nossa vocação vem do Senhor, para que o nome de Cristo seja glorificado, no ministério confiado ao vocacionado, e para que vidas sejam edificadas na igreja, e capacitadas para servir ao Senhor, e para frutificar em toda boa obra, principalmente em vidas salvas.

Seja no Diaconato, como em todos os ministérios na Igreja.

Quando assim acontece automaticamente o vocacionado, agraciado pelo Senhor, se sentirá agradecido e recompensado.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO