ORAÇÃO: NOSSA PRATICA DE CADA DIA:

1ª Tess. 5.17 – “Orai sem sessar”

A prática da oração aparece no VT:

Desde os dias dos patriarcas – Adão, Sete, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés.

No período da monarquia (reis) – Saul, Davi, Salomão, Asa, Josafá, Ezequias.

E nos tempos dos profetas – Elias, Eliseu, Jonas, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel, Joel, Amós, Jonas e Habacuque.

A prática da oração no NT:

Estudar a respeito da oração em o Novo Testamento é conhecer o princípio de uma nova fase no relacionamento de DEUS com o homem.

Inicia com o próprio Jesus orando e ensinando a orar.

A ORAÇÃO NO INÍCIO DA IGREJA: JESUS volta ao céu. Os Discípulos estavam reunidos em oração. Oração ante a perseguição.

PRINCÍPIOS DA ORAÇÃO CONGREGACIONAL: O crescimento da obra de DEUS. Outras necessidades. A oração dos líderes.

O APÓSTOLO PAULO E A ORAÇÃO: As revelações do Senhor. O zelo de Paulo pela ordem na igreja. Paulo e a oração.

Enfim: A igreja nasceu e cresceu mediante a oração.

ORAÇÃO NA IGREJA DA COREIA DO SUL:

Para a maioria das igrejas do mundo o “ponto alto” da semana é o culto de domingo.

Porém, na Igreja Presbiteriand Myungsung, em Seul, capital da Coréia do Sul, há 35 anos o encontro dominical é apenas mais um. Com 120 mil membros, eles se reúnem todos os dias da semana, com cultos que começam antes das 6 da manhã e sempre lotados.

Não é difícil ver filas se formando na entrada do templo, enquanto milhares ocupam o local, outras centenas esperam do lado de fora para a próxima celebração. Não importa se é madrugada ou o clima está frio, eles aguardam o sinal para entrar e começar a louvar e orar.

A Igreja Myungsung faz quatro cultos por manhã todos os dias da semana.

Seon Gyoo Kim, um dos anciãos, que trabalha ajudando a organizar as filas rotineiras, explica: Os cristãos não podem viver sem a fé e a oração, nem por um momento. Acredito que a oração da madrugada é bênção de Deus para nós. Então, fico feliz em assistir o culto, mesmo que precisemos esperar algum tempo para isso.

Fonte “Site - Noticia Gospel” agosto/2016: https://noticias.gospelprime.com.br/segredo-igreja-oracao-pastor-120-mil/

PORTANTO:

-1. Orar para o fortalecimento da fé:

Lucas 22.32 (parte a) - “Mas eu orei por você, para que sua fé não desfaleça...”.

O Texto é um diálogo de Jesus com Pedro às véspera da prisão e crucificação.

Jesus afirma sua oração em favor de Pedro, orou para que o seu discípulo não perdesse a fé; para que quando assumisse sua conversão ao Senhor, pudesse ser instrumento nas mãos de Deus para o fortalecimento dos irmãos.

Este diálogo aconteceu na reunião que Jesus promoveu com seus discípulos, para a última refeição, foi quando Jesus revela a Pedro que ele o negaria.

Pela oração e fortalecimento da fé, Pedro depois do Pentecostes, tornou-se o líder que o Senhor desejou que ele pudesse ser: “Apascenta as minhas ovelhas”, palavras de Jesus em outro diálogo com Pedro após a ressurreição.

2. A Oração de Jesus em favor de Pedro, nos mostra:

- Se a fé não falhar podemos suportar as provações.
- Enfrentar tentações
- Fazer grandes coisas.
- A Fé se assemelha aos alicerces de uma casa, em nossas vidas.
- A fé nos move a orar uns pelos outros.

3. Jesus, nosso maior exemplo de vida de oração:

Marcos 1:35  - “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando”. 

4. Ore para que a sua fé e das dos seus irmãos em Cristo, não desfaleça.
Todos nós precisamos que nossa fé seja fortalecida.

Hebreus 11:1 – “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”.
Hebreus 11:6 – “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

5. A condição para orar:

É ser justificado em Cristo:
Tiago 5:16 – “A oração de um justo é poderosa e eficaz”.

6. Jesus ensinou a orar:

6 – “5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão”.
“6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.

Modelo de oração ensinada por Jesus:

Mateus 6:9-13 – “9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;”
“10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;”
“11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje;”
“12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;”
“13 Nos livra da tentação; e livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”.

No “Modelo da Oração”, ensinada por Jesus identificamos as característica que devem ser notadas na oração:

Invocação, Exaltação e Adoração, Submissão, Intercessão e Petição.
E as expressões das necessidades: Materiais, morais e espirituais.

7. Um dos mais clássicos exemplos de oração vem dos Apóstolos Paulo e Silas:

Oração na adversidade: Atos 16:25 – “Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam”.

8. Ore sempre... 1ª Tess. 5.17 – “Orai sem sessar”


Há neste texto uma série de recomendações sobre praticas da vida cristã, como a valorização da ação do Espírito Santo, a importância da Palavra, e inclusive sobre a oração. 

PRINCIPAIS MOTIVOS PARA ORAÇÃO:

9. Orar por uma vida cristã “autêntica”

      Disse Jesus: “quando orardes, não sejais como os hipócritas...” Mt. 6.5
      Ele orienta “entra no quarto”
      Oração: quebrantamento e humildade, sem ostentação.
      Uma conversa intima com o Pai
      Submissão.
      Exercício diário.
      Forma de caminhar e se relacionar com o Senhor.
      Orar a partir de uma vida cristã autentica.

10. Orar para ser guardado da tentação:

“Chegando ao lugar, ele lhes disse: Orem para que vocês não caiam em tentação". Lucas 22:40

Orar para ser perdoador, e para praticar o perdão.

Mateus 6:12, 14,15 –  “Vs.12- E perdoa-nos as nossas dívidas. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós. 15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas”.

Marcos 11:25  - “E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados".

11. Orar em favor uns dos outros:

Tiago 5:16  - “Confessai as vossas culpas uns aos outros, orai uns pelos outros, para que sareis”....

12. JESUS ORAOU PELOS SEUS DISCIPULOS, e orou em favor de todos nós:

João 17:1 -  "Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique”.


Eu rogo por eles. Não estou rogando pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus.

Tudo o que tenho é teu, e tudo o que tens é meu. E eu tenho sido glorificado por meio deles.

Não ficarei mais no mundo, mas eles ainda estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, protege-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como somos um.

Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

Agora vou para ti, mas digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles tenham a plenitude da minha alegria.

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não são do mundo, como eu também não sou.

Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno.
Eles não são do mundo, como eu também não sou.

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.

Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo.

Em favor deles eu me santifico, para que também eles sejam santificados pela verdade.

JESUS OUROU POR MIM E POR VOCÊ: v.20

"Minha oração não é apenas por eles. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles”,

MOTIVO IMPORTANTE: Unidade da Igreja

“Para que todos sejam um”, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

A Oração “Em acordo”

Mateus 18:1 - 9 "Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus”.

APLICAÇÃO:

SE OMEU POVO ORAR:


Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra.

De hoje em diante os meus olhos estarão abertos e os meus ouvidos atentos às orações feitas neste lugar.

Escolhi e consagrei este templo para que o meu nome esteja nele para sempre. Meus olhos e meu coração nele sempre estarão.

DESENVOLVA O HABITO DE ORAR:

Com a vida santificada...
Com a vida cristã autêntica...
Para comunhão permanente com o Pai...
Destaque tempo e lugar para oração em sua vida...


Ore em Nome de Jesus: João14:14 “O que vocês pedirem em meu nome, eu farei".

Todo crente deve desenvolver o habito de orar. Procure ter uma VIDA CRISTÃ DE ORAÇÃO. Dedicando-se à oração todos os dias. Dedique ao Senhor UM TEMPO DE QUALIDADE PARA ORAÇÃO.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB

MEU CHAMADO