AVIVAMENTO COM INTEGRIDADE

2º Crônicas 7:11-22

Nos últimos 10 anos têm surgido uma quantidade considerável de modelos de programas para serem aplicados à igreja com vista ao seu avivamento; o que anoto aqui não é desvalorizando estes programas, mas uma crítica que espero ser construtiva, é que parece que os “Propósitos” bíblicos para igreja, não são suficientes, parece que as mudanças de nossas atitudes e compromisso que assumimos com a obediência da Palavra não são mais “Radicais”; parece que não mais produzem a transformação (“metanoia”) das nossas vidas.
E as atitudes de supervalorização desses modelos, parecem traduzir que nossas instituições na igreja local, como EBD, Escola de Crescimento Cristão, Organizações Missionárias, perderam importância, porque já não as temos mais em muitas igrejas que se envolveram com programas chamados de “Crescimento”, e ainda, a ausência em nossos plenários convencionais, a meu ver, deve-se ao fato de que em muitos casos, líderes e irmãos que estão engajados nestes programas perderam a visão da cooperação denominacional (não me refiro ao Plano Cooperativo, e sim a presença), que pelo menos para nós batistas é defendida como bandeira; além disso, tenho observado que os líderes das igrejas que não se envolveram, ou que estão determinados a não se envolver nestes programas, são de alguma forma taxados de retrógrados.
Para muitos o avivamento só acontece quando líderes e igrejas adotam as “Novidades” e eventos! Avivamento não é um evento! Avivamento é um processo na vida dos crentes, que acontece através pregações nos púlpitos de nossas igrejas e a aplicação dos programas de educação cristã à luz da Palavra de Deus, praticados pela igreja do Senhor desde o seu nascedouro, são, como sempre foram a fonte suficiente do AVIVAMENTO COM INTEGRIDADE!

Em que momento o texto é produzido?

Trata da experiência do Rei Salomão após construção do templo de Jerusalém.
Privilégio que não foi concedido a seu Pai Davi, e sim a Salomão seu filho.

AVIVAMENTO VERDADEIRO.
Há verdades neste texto que são aplicadas à nossa compreensão sobre o verdadeiro avivamento, com integridade e saudável à experiência cristã.

A forma como os verbos se apresentam no seu tempo mostram para nós que avivamento são atitudes coerentes na vida de um crente responsável.

Avivamento precisa ser entendido como um processo em nossas vidas cristãs.
Não pode ser um evento esporádico! Como os chamados “Cultos de Avivamento”.

1. O AVIMENTO É VERDADEIRO E INTEGRO

Quando fazemos parte do povo de Deus.
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome...” 2º Crônicas 7:14
“E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus”. Jeremias 32:38

É fazer parte do povo de Deus, do corpo de Cristo – A Igreja.

Quando nos quebrantamos diante de Deus.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar...2º Crônicas 7:14

É estar inteiramente na dependência de Deus, todos os dias e em todas as horas.

Quando temos uma vida de oração.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar...” 2º Crônicas 7:14. “Orai sem cessar” 1ª Tessalonicenses 5:17.

É ter uma vida devocional que nos aproxima de Deus a cada dia.
Nossa experiência de oração precisa retratar a nossa intimidade e comunhão com o Senhor que ouve e que quer responder o nosso clamor.

Quando buscamos a face de Deus.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face... 2º Crônicas 7:14. “Eles se apartaram da imundícia dos gentios da terra, para buscarem o SENHOR Deus de Israel... Esdras 6:21

É andar na presença de Deus todos os instantes. Andar conhecendo a Deus e fazendo a sua vontade.

Quando nos convertemos ao Senhor todos os dias.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos...2º Crônicas 7:14. “Todas as famílias de Israel se converterão ao Senhor” Salmos 22:7

É deixar todo o caminho de maldade e desobediência e voltar-se com integridade para o Senhor e dar ouvidos à sua Palavra.

2. AS AÇÕES DIVINAS PARA ACONTECER O AVIMENTO COM INTEGRIDADE.

Deus ouve o servo fiel.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus...2º Crônicas 7:14

Deus ouviu o clamor de Salomão porquanto ele foi fiel. “E o SENHOR apareceu de noite a Salomão, e disse-lhe: Ouvi a tua oração, e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício”. 2º Crônicas 7:12

Temos um Deus que nos ouve quando clamamos, basta termos um coração sincero e fiel a Ele.

Deus transforma as situações para que haja o avivamento integro.
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. 2º Crônicas 7:14. “Porque agora escolhi e santifiquei esta casa..”  2º Crônicas 7:16

A ação divina em nos capacitar para o avivamento verdadeiro: é perdoar-nos os pecados quando se arrependidos confessamos a Ele as nossas faltas. É sarar-nos de toda sentimento mau. É nos santificar como casas espirituais para ser habitação do Espírito Santo.

Deus faz com que o seu nome seja lembrado no meio do seu povo.
“Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente...” 2º Crônicas 7:16.

O nome de Deus deve ser lembrado e proclamado em todos os nossos cultos, nos nossos louvores e na proclamação da sua Palavra: “Assim diz a Palavra do Senhor”.

Deus tem seus olhares e seu coração voltados para o seu povo todos os dias.
“Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias”. 2º Crônicas 7:16.

O avivamento cristão depende disto dos olhos cuidadosos do Senhor e do seu coração bondoso voltado para sua igreja todos dos dias.

3. O QUE PODE IMPEDIR-NOS DE EXPERIMENTAR O AVIVAMENTO COM INTEGRIDADE?

O texto mostra-nos o que pode impedir ou até interromper o verdadeiro avivamento da igreja.

“Porém se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos, e os meus mandamentos, que vos tenho proposto...” 2º Crônicas 7:19.

Muitos movimentos chamados de “AVIVAMENTO” não têm sido com integridade hoje; porque têm se desviados dos ensinos propostos pelo Senhor.

Os mandamentos do Senhor precisam ser obedecidos com a integridade. È Ele quem dá as ordens.

Mesmo diante de tanto relativismos hoje, a Palavra do Senhor é absoluta, não como relativizar as Escrituras Sagradas. A Bíblia diz:

“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna”. Mateus 5:37.  Mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação”. Tiago 5:12.

APLICAÇÃO
O Avivamento com integridade precisa ser uma constante na experiência da igreja e dos crentes que desejam ser fieis, comprometidos, sinceros e obedientes ao Senhor Deus.

Através de uma vida cristã integra os crentes em suas igrejas vão experimentar o verdadeiro avivamento.

Vejam as bênçãos prometidas a Salomão, por sua integridade e fidelidade ao Senhor:

“E, quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi teu pai, e fizeres conforme a tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,
Também confirmarei o trono do teu reino, conforme a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel.” 2º Crônicas 7:17-18

Se andarmos diante do Senhor.
Se fizermos tudo quanto Ele nos ordenou.
Se guardarmos os seus estatutos.
Ele confirmará a nossa FÉ, a nossa ALIANÇA em Cristo Jesus.

Não faltarão crentes e igrejas AVIVADAS com integridade!

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

ODG RÁDIO WEB

O VERDADEIRO EVANGELHO

MEU CHAMADO