VENCER O MALIGNO


A Vitória sobre as investidas do Maligno.
1João 2:12-14

1Jo. 2:1-2 – Andar na Verdade
1Jo. 2:3-6 – Guardar o mandamento (Separados do mundo)
1Jo. 2:7-11 – O Mandamento: O amor fraternal.
1Jo. 2:12-14 – A Vitória sobre o Maligno
1Jo. 2:15-17 – O Cristão não deve ser mundano
1Jo. 2:18-27 – A ação dos anticristos.
1Jo. 2: 28-29 – Os verdadeiros filhos de Deus.

“v.12. Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.

v. 13. Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno.

v.14. Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno”.
1 João 2:12-14

Andar na Verdade, estar separado do mundanismo, guardar os mandamentos, são revelações do capitulo 2 importantes para uma vida cristã autêntica.

Mas nenhum crente desconhece que o Diabo, continua com sua astucia, desejando a “quem possa tragar” (1ª Pedro 5:8).

Fantástico, a forma de abordagem do autor:

- “Filhinhos” – Forma carinhosa de se dirigir aos filhos na fé! João foi o mais jovem dentre os doze apóstolos que conviveram com Jesus. Ele tinha o hábito carinhoso de reclinar-se sobre o peito do Mestre.

- “Pais eu lhes escrevo” – Foco na valorização da educação em família, regra básica na educação dos filhos nas famílias de Israel (Dt. 6).

- “Jovens eu lhes escrevo” – João reconhece a força dos jovens, que deve ser conduzida na direção da obediência à Palavra, para estar pronta para vencer o inimigo.

1. “Filhinhos... Seus pecados foram perdoados”

Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus”. 1 João 2:12

a) “Vossos pecados são perdoados“foram e são perdoados”: TODOS os filhos e filhas de Deus desfrutam deste privilégio.

Vejamos a Palavra:

Paulo - v.23. pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, v. 24. sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Romanos 3:23,24

Paulo - Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23

Paulo - Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus. Efésios 1:7

2. “Pais, eu lhes escrevo... Jovens, eu lhes escrevo”

Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno”. 1 João 2:13

-a) João Diz aos Pais: “aquele que é desde o princípio – Cristo: “o que era desde o princípio”.

Pais crentes precisam do conhecimento a respeito do Cristo, como indispensável, para cumprir a missão de passar às futuras gerações os valores cristãos.

b) João diz aos jovens: “vocês venceram o Maligno” – A capacidade de vencer oriunda dos ensinos recebidos dos pais, e a disposição de obedecer.

Vejamos a Palavra:

Jesus - "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". Mateus 26:41

Tiago – “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês”. Tiago 4:7

3. “Filhinhos... Pais... E Jovens que vencem o inimigo”

“Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno”.  1 João 2:14

-a) “Jovensfortes” – A fé é a vitória que supera o mundo. Este termo “vencestes” é peculiarmente de João, adotado de seu amado Senhor.

Ocorre dezesseis vezes no Apocalipse, seis vezes na Primeira Epístola, apenas três vezes no resto do Novo Testamento.

Para vencer o mundo na força do sangue do Salvador, devemos estar dispostos, como Cristo, a nos separar de qualquer coisa que nos seja do mundo: Não ameis o mundo, nem as coisas… no mundo”.

O segredo da força dos jovens: a palavra do Evangelho, revestida de poder vivo pelo Espírito que é permanentemente neles; esta é “a espada do Espírito” empunhada em oração dependente de Deus.

Contraste a mera força física dos homens jovens (Is 40:30-31).

O ensino oral preparou esses jovens para o uso proveitoso da palavra quando escrita. “O Anticristo não pode colocar você em perigo, nem Satanás arranca de você a palavra de Deus.” (1Jo 2:18)

b) “o maligno” – J.A. Bengel pensa que João se refere especialmente à notável constância exibida pelos jovens na perseguição de Domiciano.

O Jovem crente precisa se aperceber que o “príncipe deste mundo”, cativa “o mundo” (grego, “o iníquo”), especialmente os jovens. 1Jo 2: 5-171Jo 5:19.

Cristo veio para destruir o “príncipe do mundo”.

Os crentes alcançam a primeira grande conquista quando passam das trevas para a luz, mas depois precisam manter forte diante dos ataques do inimigo, olhando para Deus por quem eles são mantidos em segurança.

O QUE APRENDEMOS?

Aprendemos que perdão é indispensável para nossa relação e cuidados vindos do Senhor.

Aprendemos que pais crentes que conhecem a Cristo e seus ensinos, são responsáveis para educar seus filhos “no caminho que devem andar” (Pv.22.6)

Aprendemos que a força física dos jovens é primordial na realização das tarefas domestica, e também na igreja, Mas a primordial força é a espiritual que o faz VENCER OS ATAQUES E CILADAS DO INIMIGO.

Aprendemos que o Inimigo é astuto, e tem a intensão de matar, roubar e destruir. Mas eis a chave do sucesso: Cristo veio para destruir o “príncipe do mundo”.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB