SER FILHO DE DEUS


As características dos verdadeiros filhos de Deus.
1ª João 2:28-29

1Jo. 2:1-2 – Andar na Verdade
1Jo. 2:3-6 – Guardar o mandamento (Separados do mundo)
1Jo. 2:7-11 – O Mandamento do amor fraternal.
1Jo. 2:12-14 – A Vitória sobre o Maligno
1Jo. 2:15-17 – O Cristão não deve ser mundano
1Jo. 2:18-27 – A ação dos anticristos.
1Jo. 2: 28-29 – Os verdadeiros filhos de Deus.

Sabemos que para ser filho de Deus, está bem clara a revelação do próprio João no Evangelho que também leva o seu nome:

“v.12. Contudo, aos que o receberam aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus; v.13. Os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus”. João 1:12,13

Mas na sua primeira carta no capítulo dois o Apostolo João trata das características dos verdadeiros filhos de Deus à luz dos ensinos deste capitulo: Verdade em Cristo, conhecer e guardar os mandamentos, viver e demostrar o amor fraternal, preparados para vencer os ataques do inimigo, inclusive amando mais a Deus, rejeitando as praticas do mundo, preparados para confrontar e vencer os Anticristos, e assim permanecer em Cristo:

-1. Permanecendo nEle... Tendo confiança...

“Filhinhos, agora permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda”. 1 João 2:28

-a) “filhinhos” – crentes de todos os estágios e idades, a forma carinhosa de se dirigir aos filhos na fé; como em 1Jo 2:12
b) “permanecei nele” – em Cristo. João repete sua advertência com uma apelação amorosa.

c) “Quando Ele se manifestar” – Declaração que aparece para conduzir os crentes à atitude de vigilância.

d) “Tenhamos confiança” – Confiar só no Senhor, e na Sua Lealdade em cumprir suas promessas em favor do crente fiel.

2. Nascido dEle...

“Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele”. 1 João 2:29

O título da segunda divisão da Epístola: “Deus é justo; portanto, todo aquele que pratica a justiça é nascido Dele”.

O amor é a grande característica e princípio da “justiça”. 1Jo 2:29-3:3.

a) “Se sabeis quesabeis que” – verbos gregos distintos: “se estais conscientes (possuidores do conhecimento)… estais discernindo ou apreendendo também isso”, etc.

b) todo aquele que pratica a justiça é nascido dele – Deus é justo e, portanto, a fonte da justiça; quando, pois, o homem pratica a justiça, sabemos que a fonte de sua justiça é Deus, de modo que ele adquiriu por novo nascimento de Deus aquela retidão que ele não possuía por natureza.

O justo produz o justo. Nunca se diz que nascemos de novo de Cristo, mas de Deus, com quem Cristo é um.

Hollaz citado por Alford define a justiça de Deus: “É a energia divina por cujo poder Deus quer e faz que todas as coisas estejam de acordo com Sua lei eterna, prescreve leis adequadas às Suas criaturas, cumpre Suas promessas aos homens, recompensa os bons, e castiga os ímpios”.

Portanto:

"Permaneçam nele como ele os ensinou" (1Jo.2:27). Permaneçam em Jesus como Jesus ensinou.

Quando voltamos aos Evangelhos, vemos que explicitamente Jesus fez o mesmo convite. Pouco antes de ser crucificado, o Mestre ensinou a mesma verdade aos seus discípulos (João 15.1-17)

O QUE APRENDEMOS?

Aprendemos que somos filhos de Deus, porque recebemos a Sua Palavra, e crendo em Cristo o aceitamos como nosso Salvador e Senhor. (Jo.1:12)

Aprendemos que os Verdadeiros Filhos de Deus, são identificados por suas características:

- Permanecem identificados com Cristo.
- Permanecem confiados nas promessas recebidas do Senhor para suas vidas.
- Não são confundidos com os ímpios (Trevas).
- São movidos pela justiça divina.
- É Nascido de Deus!

Nunca devemos nos esquecer de que a prova do que somos não é o que dizemos, mas o que praticamos.

Os que obedecem a Palavra e praticam o evangelho são os verdadeiros filhos de Deus.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB