A AÇÃO DOS ANTICRISTOS


A manifestação dos Anticristos, a igreja precisa vigiar.
1ª João 2:18-27

1Jo. 2:1-2 – Andar na Verdade
1Jo. 2:3-6 – Guardar o mandamento (Separados do mundo)
1Jo. 2:7-11 – O Mandamento do amor fraternal.
1Jo. 2:12-14 – A Vitória sobre o Maligno
1Jo. 2:15-17 – O Cristão não deve ser mundano
1Jo. 2:18-27 – A ação dos anticristos.
1Jo. 2: 28-29 – Os verdadeiros filhos de Deus.

Não há como negar. A igreja está vivendo à proximidade da Volta de Jesus.

Todos os sinais evidenciam a volta triunfal de Jesus para o dia do Juízo.

As forças opositoras do mal se levantam com veemência contra os justos tentando impor sua cultura à uma igreja fragilizada e inerte, porém, ainda há cristãos verdadeiros que honram a Palavra de Deus e permanecem fiéis as escrituras sagradas.

Em nossas igrejas, hoje em dia, existem anticristos entre nós? 

Há aqueles que fingem conhecer Cristo e pretendem seguir seus ensinamentos, mas na realidade eles não são verdadeiros crentes.

No entanto, João nos ensina que eles não serão capazes de permanecer ocultos para sempre, mas que eles vão revelar-se falsos quando deixam as coisas que a Bíblia ensina e abraçam o sistema mundial e suas ideais e saem do vínculo e companheirismo que é encontrado com outros crentes.

Esta é uma experiência muito dolorosa na vida de uma comunidade que crê na Bíblia, quando um líder, professor, ou pastor supostamente cristão decide abandonar sua fé ou até mesmo ensina contra ela. Esse tipo de coisa ocorre muitas vezes, e obviamente cria perguntas difíceis.

É importante, portanto, para todos os que professam ser crentes a “empenhar-se ainda mais para consolidar o chamado de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,” (2 Pedro 1:10).

Devemos estar “enraizados e edificados em Cristo” (Colossenses 2:7), e: 

“Santificai em vossos corações a Cristo como Senhor; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” (1 Pedro 3:15).

Por isso, temos que estudar a Santa Escritura para que não sejamos enganados por esses anticristos.

Nossa fé deve ser firmemente enraizada. Deve ser firme, sem vacilar, sempre reafirmando que: 

v.16. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, v.1. 7para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)

Portanto, a Igreja precisa estar preparada e vigilante contra as ações nefastas dos anticristos:

1. Já agora muitos anticristos têm surgido.

“Filhinhos, esta é a última hora; e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora”. 1 João 2:18

a) O anticristo vem – ou seja, fora de seu próprio lugar.

Como já vimos: O Anticristo é interpretado de duas maneiras: um falso Cristo literalmente, “em vez de Cristo”; ou um adversário de Cristo, literalmente, “contra Cristo”. (Mt 24:5,24),  

O Anticristo é um adversário de Cristo, reivindicando a si mesmo o que pertence a Cristo e desejando substituir-se a Cristo como o supremo objetivo de adoração. O anticristo não apenas nega o Filho, como também age em nome do Filho, 

 “que se opõe (grego,“ANTI-keimenos”) a tudo o que se chama Deus”. 2Ts 2:4.

b) já agora muitos anticristos chegaram – grego, “começaram a existir”; surgiram. Esses “muitos anticristos” respondem ao “espírito da iniquidade já operando”.

Como “vem” é usado em relação a Cristo, assim também aqui do Anticristo, a personificação em sua própria pessoa de todas as características anticristãs e espírito daqueles “muitos anticristos” que foram, e são, seus precursores.

"Ele" - provavelmente João se refere:

Visão de Daniel: “Chifre pequeno tendo os olhos de um homem, e falando grandes coisas (Dn 7:8,20); 

Afirmativa de Paulo: “O homem do pecado, o filho da perdição” (2Ts 2:3); 

E a sua própria visão no Apocalipse: “A besta que sobe do abismo” (Ap 11:7Ap 17:8).

2. Saíram de nós...

Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos”. 1 João 2:19

a) “Eles saíram do nosso meio” – da nossa comunhão cristã.

Não necessariamente uma separação formal ou saída: assim como Roma saiu espiritualmente, embora formalmente ainda permaneça entendida como uma Igreja Cristã.

João parece admitir que “O, ou os ANTICRISTOS”, há de surgir do meio do “cristianismo”.

b) “mas não eram dos nossos – pela comunhão espiritual

Comunhão pela revelação: “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos”. (1Jo 1:3). 

“Eles são como maus elementos no corpo de Cristo, a Igreja: quando são vomitados, o corpo fica aliviado; o corpo de Cristo está agora ainda sob tratamento, e ainda não alcançou a perfeita solidez que terá somente na ressurreição” (Agostinho, dez homilias sobre a primeira epístola de João).

3. Mas vocês têm a unção...

“Mas vocês têm uma unção que procede do Santo, e todos vocês têm conhecimento”. 1 João 2:20

a) “Vocês têm uma unção” - Ele aqui declara os meios que eles, como crentes, têm para resistir O Anticristos (1Jo 2:18). 

Unção -  ou “ungir com óleo”, ou seja, o Espírito Santo (mais claramente mencionado mais adiante, como João faz com frequência, 1Jo 3:241Jo 4:131Jo 5:6).

b) “e todos vós tendes conhecimento – necessários para agir corretamente contra as seduções do Anticristo, e para a vida cristã e piedade. Na mesma medida que alguém tem o Espírito, nessa medida (nem mais nem menos) ele conhece todas essas coisas.

4. Unção permanente...

“Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele recebida, que é verdadeira e não falsa, os ensina acerca de todas as coisas, permaneçam nele como ele os ensinou”. 1 João 2:27

-a) “que recebeste dele” – Então, “somos para Deus um cheiro suave de Cristo”. (Jo 1:16).

b) “Continua em vós” – Ele implicitamente adverte-os:, quando tentados por sedutores, há como resistir, porque a unção é permanente. 


“A unção habita em nós, não precisamos de um professor, pois temos o Espírito Santo como nosso mestre,  nos ensina a verdade; nesse ensinamento nós permaneceremos” (J.A. Bengel).

IMPORTANTE: Nos versos 21 a 26, João se ocupa em mostrar que os crentes conhecem a Verdade, e que estão preparados para confrontar a mentira dos Anticristos, diante dos ensinos, e mandamentos que permanecem para sempre (“unção”) em suas vidas.

O QUE APRENDEMOS?

Aprendemos que muitos Anticristos se manifestam desde o principio, com a intensão de trazer confusão no meio da igreja.

Aprendemos que eles agem como precursores do Anticristo que está revelado para aparecer ao fim dos tempos.

Aprendemos que “Anticristo” é tudo ou todos que se apresentam contrários a Cristo, ou desejando ser adorado.

Aprendemos que os crentes têm a unção do Espírito Santo para resistir os ataques anticristãos que surgem.

Aprendemos que esta unção vem do conhecimento e guarda dos mandamentos “A Verdade”.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB