ENQUANTO JESUS NÃO VEM


1ª Tessalonicense 5:12-22

O que motivou o Apostolo Paulo ao escrever à Igreja de Tessalônica era a existência de desvio sobre a Volta de Jesus, o apostolo desejou esclarecer o assunto em suas cartas; tratou também sobre a vida de santidade do crente.

O Apostolo Paulo fala aos crentes e encoraja-os a estar constantemente preparados.

Vigilância e sobriedade são atitudes próprias, enquanto a fé, o amor e a esperança são indispensáveis na vida e pratica do cristão.

Enquanto a igreja aguarda a chegada o “Rei Jesus”, os ensinos e mandamentos da Palavra precisam ser proclamados e observados:

Esboço do Capitulo 5

- A vida do Senhor Jesus é certa e repentina – 5:1-3
- A necessidade de vigilância – 5:4-11
- Diversos preceitos – 5:12-22
- Expectativa apostólica – 5:23-24
- A saudação apostólica – 5:25-28

1. O tempo da Volta de Jesus.

“v.1. Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes. v.2. pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite. v.3. Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão”. 1 Tessalonicenses 5:1-3

a)não necessitais de que – “Aqueles que vigiam não precisam ser avisados ​​quando a hora chegar, pois estão sempre prontos” (J.A. Bengel).

b) “como um ladrão de noite – Os apóstolos, nesta imagem seguem a parábola de seu Senhor, expressando como a vinda do Senhor tomará os homens de surpresa (Mt 24:432Pe 3:10). 

“A noite é onde quer que haja silenciosa indiferença” (J.A. Bengel).

“Como um ladrão” - O ladrão não avisa da sua abordagem, e também toma todas as precauções para evitar a família saber disso. Assim o Senhor Virá! (Ap 16:15).

Os sinais precedem a vinda, para confirmar a paciente esperança do crente atento; mas a própria vinda será súbita (Mt 24:32-36Lc 21:25-32,35).

 c) “de maneira nenhuma escaparão” – grego, “absolutamente não escaparão”. Então, não haverá nenhuma possibilidade de evitar isso.

2. Vigilância Permanente.

“V.4. Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.
v.5. Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.
v.6. Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;
v.7. pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite.
v.8. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
v.9. Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
v.10. Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele.
v.11. Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo”
. 1 Tessalonicenses 5:4-11

a) “Portanto, não durmamos” - “Sono” aqui é apatia mundana às coisas espirituais (Rm 13:11Ef 5:14).

b) “vigiemos” – para a vinda de Cristo; literalmente, “estejamos atentos”. O mesmo ensino original ocorre em 1Co 15:342Tm 2:26.

c) “sejamos sóbrios” – abstenham-se da satisfação carnal, mental ou sensual (1Pe 5:8).

PORTANTO, ENQUANTO JESUS VEM:

3. Os Preceitos (ou Ensinos) devem ser observados:

3.1. “Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham”. 1 Tessalonicenses 5:12

a) “reconheçais” – ter uma consideração e respeito. Reconheça seu ofício e trate-os de acordo (compare 1Co 16:18) com reverência e com liberalidade em suprir suas necessidades (1Tm 5:17).

b) os que trabalhamque liderame vos advertem – Aqueles que o Senhor chama e designa para a Igreja: Trabalham, lideram, e ensinam.

3.2. “v.13. Vivam em paz uns com os outros. V.14. Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos”. 1 Tessalonicenses 5:13,14

a) tenhais paciência com todos – Não há crente que não precise do exercício da paciência para com ele; não há ninguém a quem um crente não deva demonstrar; muitos mostram mais a estranhos do que a suas próprias famílias, mais aos grandes do que aos humildes; mas devemos mostrar “para todos os homens”  (J.A. Bengel). Compare com “a longanimidade de nosso Senhor” (2Co 10:12Pe 3:15).

3.3. “V.15. Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos”. 1 Tessalonicenses 5:15

a)tanto uns com os outros, como com todos – seja cristão ou pagão, por maior que seja a provocação.

3.4. “v.16. Alegrem-se sempre”. 1 Tessalonicenses 5:16

a) Aquele que está acostumado a agradecer a Deus por todas as coisas, terá alegria contínua.

“Alegrai-vos no Senhor… pela oração e súplica com ação de graças”. Ef 6:18Fp 4:46.

3.5. v. 17. Orem continuamente”. 1 Tessalonicenses 5:17

a) Oração constante perseverante.

“Pois (o crente) é santificado pela palavra de Deus e pela oração”. 1 Timóteo 4:5

3.6. “v.18. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. 1 Tessalonicenses 5:18

a)em tudo” (em todas circunstâncias) – até o que parece adverso: é ser sabendo que Deus está no controle.

b) “Vontade de Deus” – Perfeita e soberana. 

3.7. “v.10. Não apaguem o Espírito”.  1 Tessalonicenses 5:19

a) O Espírito que age com poder: “onde está o Espírito, Ele age com poder”  (Mt 3:11At 2:3At 7:51).

b) “Não apagueis” - Não jogue água fria sobre aqueles que, sob extraordinária inspiração do Espírito são usados poderosamente para agir no Reino de Deus.

3.8. Não tratem com desprezo as profecias”. 1 Tessalonicenses 5:20

a) “profecias – que é exercida no ensino inspirado da Palavra.

No caso nos dia dos Apóstolos, podemos entender alusões aos profetas do seu tempo, hoje temos a Palavra completa, daí equivale dizer “Não desprezeis a Palavra”.

3.9. “V. 21. Examinai tudo. Retende o bem”. 1 Tessalonicenses 5:21

a) Como resultado de você “examinar tudo”, e especificamente todas as profecias, “mantende o que é bom (Lc 8:15; 1Co 11: 2; Hb 2: 1).

3.10. “v. 22. Abstende-vos de toda a aparência do mal”. 1 Tessalonicenses 5:22

a) Este versículo é usado para afirmar que os cristãos devem evitar se envolver em ações que parecem ser impróprias ou pecaminosas.

3. Santificados e Irrepreensíveis.

“v.23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. v.24. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”. 1 Tessalonicenses 5:23,24

a) “o próprio Deus da paz” – Aquele que pode fazer por você pelo seu próprio poder.
Ou seja, guardá-lo de todo o mal e dar-lhe tudo o que é bom.

b) “vos santifique” – porque a santidade é a condição necessária da “paz” (Fp 4:6-9).

c) “em tudo” – “(de modo que você seja) perfeito em todos os aspectos” (J.A.H. Tittmann).

d) “irrepreensíveis na Vida do Nosso Senhor” –  Vindo o Senhor, encontrará o Servo em condição de “ter atingido perfeitamente o fim moral”, ou seja, ser um homem (ou crente) maduro em Cristo.

APLICAÇÃO

Estes ensinos podem ser aplicados às situações de vida atual da igreja de Cristo; para que seja conduzida à confiança de que, como crentes no Senhor, quer estejamos vivos ou mortos quando Cristo Voltar; estaremos com Ele. – 1Tess. 4:13-18.

Concede ao crente a certeza que a Sua fidelidade ao Senhor terá como resultado a proteção do Senhor no dia Juízo – 1Tess. 5:8-9.

E esses ensinos fornecem ensinamentos aos crentes de como se apresenta diante de Deus como Sua Vida Santa. 1Tess. Capítulos 4 e 5.

Assim sendo, precisamos entender:

Que a rapidez de como Cristo vem é motivo suficiente de vigilância. O texto foca para nós os vários preceitos que devem ser observados enquanto Jesus não Vem:
·       Oração por ser encontrado sem culpa,
·       Corpo, e vida espiritual saudável,
·       Para vinda de Cristo.

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB