Estudo Concílios - Pastores Batistas
(Téo = Deus, Logia = Estudo): Estudo Sobre Deus – O fim da teologia não é criar fatos, mas, descobri-los a partir da revelação de Deus e organizá-los num sistema.
Ela se divide: Bíblica, sistemática, dogmática, histórica e prática.
• Teologia = Sistematização de fatos bíblicos.
• Cristologia = Estudo sobre a Pessoa de Cristo.
• Pneumatologia = Estudo sobre a Pessoa do Espírito Santo.
• Bibliologia = Estudo sobre a bíblia.
• Hamartiologia = Estudo sobre o pecado.
• Soteriologia = Estudo sobre a salvação.
• Eclesiologia = Estudo sobre a Igreja.
• Escatologia = Estudo sobre os últimos acontecimentos.
• Angeologia = Estudo sobre os anjos.
2. Bíblia:
Vem do grego bíblos = rolo, coleção de livros. Contém 66 livros e se divide em duas partes:
1) Velho Testamento HEBRAICO (39 livros) – Livros da Lei, históricos, proféticos, poéticos. São a soma da literatura sagrada do povo hebraico.
2) Novo Testamento GREGO (27 livros) – Os quatro Evangelhos que tratam da biografia de Jesus, Atos dos apóstolos, cartas dos apóstolos às Igrejas.
Inspiração: É a verdade de Deus sendo transmitida a outros. (2Pe 1:21)
A bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus!
As referências bíblicas que sustentam isso são:
Referências Bíblicas: 2 Sm 23:2; Jr 30:4; Am 3:1; Jo 10:35;2Tm 3:16; 2 Pe 1:20-21.
Obs.: Pode-se ter inspiração sem revelação?
Referências Bíblicas: Lc 1:1-4; 1Jo 1:1-4
Os autores registram o que presenciaram e receberam do Senhor.
Revelação: É a manifestação de Deus ao homem de maneira progressiva, ou seja, Deus informa ao homem a respeito de Sua Pessoa, primeiro na vida dos homens depois nas Escrituras.
A maior revelação está em Jesus Cristo!
Referência Bíblica: Sl 19:1; Sl 103:7; Hb 1:1; Jo 3:16; 17:3
Iluminação: Entendo iluminação como sendo a capacidade do homem entender as verdades de Deus já reveladas.
Referência Bíblica: 1Co 2:12
Inerrância: Tenho como sendo destituída de erro toda a bíblia, pois, se trata da Palavra de Deus!
Referência Bíblica: Jr 1:12; 2Tm 3:16
3. Definição de Deus:
O finito (homem) não pode definir O Infinito (Deus)! A.B. Langston diz:
“Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo.”
Me é agradável esta definição, pois:
• A natureza de Deus: Ele é Espírito Pessoal. (Jo 4:24)
• O caráter Deus: Ele é perfeitamente bom. (Lc 18:19)
• Sua relação com o Universo: Cria, Sustenta e dirige. (Cl 1:16)
• Relação de Deus para com tudo: Santo Amor. (1Jo 4:8)
A classificação dos atributos de Deus são:
• Incomunicáveis
• Comunicáveis
Atributos incomunicáveis: São modos de atividade e qualidades do seu caráter.
Onipresença – Ele age com a mesma facilidade com que pensa e quer, porque para Deus não há espaço nem tempo. (Sl 139:7-10)
Onisciência – Como em sua onipresença não há espaço, igualmente em sua onisciência não há desconhecido. (Mt 10:30)
Onipotência – Há, pois, em Deus, duas formas de onipotência: onipotência moral, que se refere a ele próprio (Não mente, não pode ser tentado).
Onipotência física, que se relaciona com tudo já criado “Ele criou, sustenta e governa tudo”. (Sl 147:5)
Unidade – Mesmo se manifestando em três formas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo) É um único Deus! (1 Tm 2:5)
Infinidade – Não há limites para sua presença, não há limites para sua onisciência e não há limites para sua onipotência. Deus é infinito! (Sl 102:12)
Imutabilidade – Ele não muda de propósito, de natureza, é sempre o mesmo ontem, hoje e eternamente. (Hb 6:17)
Atributos comunicáveis de Deus: São modos de atividade e qualidade do seu ser partilhado com o homem. Estes são:
Santidade – É a plenitude gloriosa da excelência moral de Deus, princípio básico de suas ações e aferidor único e verdadeiro de suas criaturas. (1Pe 1:15)
Amor – Amor é mais que um sentimento, é a atitude firme de dar-se ao ente ou objeto amado, e de possuí-lo em íntima comunhão. (Jo 13:34)
Justiça – Deus é justo em todos seus atos, Ele é fiel a si mesmo e à sua criação, baseando-se sempre em Santidade e Amor. (Sl 139:137; Rm 5:9)
Deus é conhecido por vários nomes:
• Jeová Jireh = O Senhor proverá. (Gn 22:14)
• Jeová Nissi = O Senhor é a minha bandeira. (Ê 17:15)
• Jeová Shalon = O Senhor é a minha Paz. ( Jz 6:24)
• Jeová Raah = O Senhor é o meu pastor. (Sl 23:1)
• El-Elion = O Deus altíssimo. (Gn 14:18)
Obs: Entre outros.
Imanência: Ele está presente e ativo a favor da sua criação.
• Deus opera milagres no meio do seu povo. ( Gl 3:5)
• Deus livra seu povo do perigo. (Dn 6:27)
• Deus se mostra a todos através de sua criação. (Sl 19:1)
Deus se revela de duas maneiras:
1) Revelação geral: É a maneira que Deus se faz conhecido a todos através de sua criação.
Referência Bíblica: Sl 19:1-6; Rm 1:2023; At 14:15-17; 17:22-31.
2) Revelação especial: É a maneira que Deus se faz conhecido individualmente.
Referência Bíblica: Gn 12:1-9; Gn 3:1-4; 1Sm 3:10
As revelações especiais se dão através dos:
• Milagres (João 2:11)
• Urim Tumim (Êx 28:30)
• Teofanias (Jz 13:17-18)
• Profetas ( Jr 1:4-10)
• Bíblia (2Tm 3:16-17)
• Cristo (Is 7:14)
E de muitas outras maneiras!
Obs.: lembrando que para o ser finito é impossível conhecer exaustivamente O Infinito.
Antropomorfismo: É tudo o que as Escrituras dizem a respeito de Deus usando termos humanos.
Exemplo:
• Mãos (Sl 8:3-6)
• Boca (Dt 8:3)
• Coração (Os 11:8)
• Ouvido (Is 37:17)
• Olhos (Sl 33:18)
Decreto de Deus:
Entendo como decreto a boa, perfeita, santa e agradável vontade de Deus sendo manifestada. É a vontade de Deus sendo executada.
Decretos de Deus no plano físico.
• Decreto de criar o universo e o homem. (Gn 1:26; Sl 33:6-11; Pv 8:22-31; Is 45:18)
• Decreto de estabelecer a terra (Sl 119:90-91), e as estações do ano (Gn 8:22).
• Decreto de não mais destruir a população do mundo pelo dilúvio (Gn 9:8-17).
• Decreto de distribuir as nações pela terra (Dt 32:8).
Decretos de Deus no plano moral.
• Decretou permitir o pecado (At 14:16).
• Decretou derrotar o pecado pelo bem (Sl 33:10-11).
• Decretou salvar do pecado. (At 4:11-12).
Obs.: As ações humanas estão incluídas no plano de Deus, mas entre os teólogos existem divergências no entendimento quanto à inclusão destas ações.
Principais posições a respeito são:
• Calvinista – Prega que o plano de Deus é logicamente anterior e que as decisões humanas são conseqüência (incondicional).
• Arminiana – Dá mais valor à liberdade humana. Deus permite e espera que os seres humanos exerçam a vontade que receberam (condicional).
Existem coisas as quais Deus nunca fará:
• Negar a Si mesmo. (2 Tm 2:13)
• Mentir: (Hb 6:18)
• Tentar o homem. (Tg 1:13)
4. Criação.
É a perfeita obra de Deus ao trazer à existência, sem uso de material preexistente, tudo o que existe, segundo sua vontade soberana e para sua própria glória.
Deus criou o universo do nada; este era originalmente muito bom, e ele criou para glorificar a si mesmo.
Referência Bíblica: Gn 1:1; Sl 33:6,9; Is 43:7; Cl 1:16; Hb 11:3.
Divergências em relação à criação.
• Dualismo - Doutrina na qual tanto a criação do mundo como seu governo, são o resultado de dois poderes opostos.
• Emanação - O universo teria se desprendido de Deus, mediante uma emanação deliberada ou acidental de sua própria substância.
• Evolução -Sustenta que os organismos vivos apareceram pelo processo da evolução.
5. Angeologia.
Criação no mundo espiritual.
• Anjos: São seres espirituais criados antes do sétimo dia (Gn 2:1), dotados de juízo moral e alta inteligência, mas desprovidos de corpo físico.
Classificação.
• Anjos
• Querubins
• Serafins
• Arcanjos
Demônios: São anjos maus que pecaram contra Deus e hoje continuamente praticam o mal no mundo.
Satanás: É o nome do chefe dos demônios (Jó 1:7, 2:7).
Também conhecido como:
• Diabo. (Mt 4:1; 13:39; Ap 12:9)
• Serpente. (Gn 3:1; 2Co 11:3; Ap 20:2)
• Belzebu. (Mt 10:25; Lc 11:15)
• Príncipe deste mundo. (Jo 12:31; 14:30)
• Príncipe da potestade do ar. (Ef 2:2)
• Maligno. (Mt 13:19; 1Jo 2:13)
Obs.: Satanás originou o pecado e tenta os outros ao pecado (Egoísmo/Desobediência). Os demônios se opõem a toda obra de Deus, tentando destruí-la.
6. O homem.
• Deus criou o homem, o fez e o formou do pó da Terra. O corpo do homem foi criado do pó da Terra; e a sua natureza imaterial, pelo sopro de Deus (Gn 1:26; Gn 2:7).
• A bíblia diz que Deus criou o homem para sua própria glória. (Is 43:7)
• O principal propósito do homem em sua existência é glorificar a Deus.
• O que distingue o homem dos outros seres criados é porque foi um solene conselho Divino (Gn 1:26), foi com diferentes elementos da natureza humana (Gn 2:7). Isso coloca o homem imediatamente numa posição exaltada (Gn 1:28).
A natureza do homem:
Para a tricotomia: Corpo físico, Alma, Espírito
A dicotomia: Corpo, Alma ou Espírito
Referência Bíblica: Lucas 1:46-47; 1Ts 5:23; Hb 4:12
Imagem de Deus no homem.
A imagem de Deus no homem (do Latim Imagos Dei) é o que distingue o homem de toda a criação e o faz ponto culminante dela.
• O significado do homem ser a imagem de Deus significa que ele é semelhante a Deus e o representa.
• Esta semelhança não é uma semelhança física, mas está ligada aos aspectos morais, espirituais, mentais e relacionais.
• Os elementos da imagem de Deus no homem são: Justiça original, constituição moral, espiritual e imortalidade.
7. Pecado.
Pecado é qualquer falta de conformidade com, ou transgressão de qualquer lei de Deus, dada como regra à criatura racional, seja manifesta por ato, disposição ou estado.
• O pecado se originou numa rebelião de anjos, posteriormente em um livre ato de revolta do homem contra Deus. (Is 14:12-13; Gn 3:1-24)
Lei de Deus.
• É a expressão da vontade Divina.
Transmissão do pecado.
• Deus em virtude da unidade orgânica da raça humana em Adão, imputa o pecado de Adão imediatamente a toda sua posteridade. (Gn 3:17; Rm 3:23; 6:23)
8. Pneumatologia.
O Espírito Santo é Deus, assim como o Pai e o Filho!
A palavra "espírito" é a tradução, no Velho Testamento, da palavra Hebraica "ruach" e, no Novo Testamento, da palavra Grega "pneuma".
Ele é chamado Espírito Santo por que:
- A Sua natureza é eterna e essencialmente santa.
- Ele é o autor de toda a santidade no homem.
- O Consolador.
- Títulos que revelam o Seu relacionamento com o Pai: Espírito de Deus (Mt 3:16), Espírito do Senhor (Lc 4:18, Jz 3:10) e Espírito do vosso Pai (Mt 10:20).
- Títulos que revelam o Seu relacionamento com o Filho: Espírito de Cristo (Rm 8:9), Espírito de Jesus Cristo (Fp 1:19) e Espírito de Seu Filho (Gl 4:6).
- Títulos que revelam os Seus atributos: Espírito eterno (Hb 9:14), Espírito de santificação (Rm 1:4) e os Sete Espíritos (Ap 3:1). [Isto mostra a Sua perfeição].
- Títulos que revelam a Sua obra: Espírito da verdade (Jo 14:17), Espírito de vida (Rm 8:2), Espírito de graça (Hb 10:29) e Espírito de adoção (Rm 8:15).
Novo Testamento - O Espírito Santo age das seguintes maneiras nos cristãos:
• Batiza no Corpo de Cristo (No ato da Salvação - Jo 1:32-34; 1Co 12:12-13)
• Regenera. (Jo 3:3-6; Tt 3:5; 1Pe 1:23)
• Habita. (1Co 6:15; Rm 8:9)
• Enche. (Ef 5:18-20; Jo 7:38-39)
• Equipa para o trabalho. (1Co 12:12-14)
• Possibilita os frutos necessários a uma vida santa. (Gl 5:22-23)
• Derrama o amor de Deus nos corações. (Rm 5:5)
• Intercede. (Rm 8:26)
• Reveste do poder necessário para proclamação do Evangelho. (At 1:8)
No Antigo Testamento.
• A origem de habilidades sobrenaturais. (Gn 41:38)
• A inspiração da profecia. (1Sm 19:20,23)
• O que equipa os mensageiros de Deus. (Mq 3:8)
• A purificação do coração para uma vida santa. (Ez 36:25-29)
Na Palavra escrita.
• Inspirou as Sagradas Escrituras. (2Tm 3:16; 2Pe 1:21)
A bíblia é procedente de Deus por meio dos homens que a escreveram (2Pe1:21).
Cristo atestou o fato de que a inspiração se estende até às suas palavras (Mt 5:18; Jo 10:35).
Pentecoste.
• A descida do Espírito Santo representa uma nova ação dEle com o povo de Deus.
Pois Ele agia de maneira menos expressiva antes. Notem que Apolo (Atos 18:25) era “fervoroso de espírito” mas conhecia somente o batismo de João, ou seja ele não precisava do Espírito Santo para ser "fervoroso"; Priscila e Áquila instruíram ele (v26) sobre “no caminho de Deus”.
Qual é o “caminho de Deus”? (Jo 14:6) “Eu sou o caminho...”, esse casal ensinou Apolo a seguir "o caminho" (Jesus Cristo).
Em Pentecostes eles receberam uma nova capacitação (para uma melhor compreensão do povo), embora fosse a segunda experiência, receberam ali “poder” (At 1:8) para "ser testemunhas".
O resultado da obra do Espírito Santo em Pentecostes está em (At 2:14) onde Pedro começou a pregar, (v37-41) houve acréscimo de três mil convertidos, finalizando com os (vs 46-47).
9. Trindade.
Fala das três pessoas de Deus (Há um só Deus), que são iguais em sua essência, mas diferenciadas nos seus papéis.
Base bíblica que sustenta a Trindade:
• No Antigo Testamento, quando usado o plural. (Gn 1:26)
• No batismo de Jesus. (Mt 3:16-17)
• Jesus menciona os três na Grande Comissão. (Mt 28:18-20)
10. Cristologia:
Jesus Cristo é Deus, assim como o Pai e o Espírito Santo!
Jesus encarnou para:
• Revelar Deus aos homens. (Jo 1:18)
• Prover sacrifício pelos pecados. (Hb 10:1-10)
• Destruir as obras do diabo. (1Jo 3:8)
• Tornar-se Sumo Sacerdote. (Hb 5:1-2)
• Ser o Único Mediador entre Deus e os homens. (1Tm 2:5)
A encarnação trouxe expiação pelos nossos pecados, ou seja, a anulação ou remoção da culpa por meio da ação na cruz!
Jesus sendo Deus encarnou como homem e a união destas duas naturezas chamamos de: União Hipotástica.
Algumas características da natureza humana de Cristo são:
• Jesus teve fome. (Mt 4:2)
• Jesus teve sede. ( Jo 19:28)
• Jesus ficou cansado.(Jo 4:6)
• Jesus chorou. (Jo 11:35)
Algumas características da natureza Divina de Cristo são:
• Jesus é Imutável. (Hb 13:8)
• Jesus é Onipotente. (Mt 8:26-27)
• Jesus é Onisciente. (Jo 2:25)
• Jesus se declarou ser igual ao Pai. (Jo 10:30)
A encarnação de Cristo se deu em dois estados:
• Humilhação.
Implica em sua renuncia Divina para entrar na condição humana, até a sua morte.
• Exaltação.
Implica o ato da ressurreição, ascensão e ir para a destra de Deus e sua volta triunfal em poder e glória.
Jesus veio para exercer três ofícios:
• Profeta.
Jesus revela o Pai e a verdade celestial. (Jo 14:9-10)
Ele prediz acontecimentos futuros (Mt 24:29-31)
• Sacerdote.
Ele torna a salvação possível, pois, ofereceu sacrifício perfeito. (Hb 7:26-27)
• Rei.
Jesus Cristo reinará para todo o sempre! (Ap 11:15)
Teofania:
São aparições de Cristo em forma de Anjo. Exemplo: (Jz 6:21-22)
• Passagens que acompanham o artigo definido “O” Anjo entende-se falar de Cristo.
11. Soteriologia.
• Salvação é a aplicação da obra de Cristo na vida do indivíduo.
• A Palavra de Deus é o meio pelo qual nos apresenta a salvação encontrada em Cristo, e a fé é o meio pelo qual recebemos a salvação.
• A salvação tanto restabelece nosso relacionamento com Deus como transforma a natureza radicalmente corrupta de nosso coração.
• O único meio de salvação da humanidade é por intermédio de Jesus Cristo nosso Senhor!
Base bíblica que sustenta isso: (Jo 3:16; 14:6; Ef 2:8-9; Rm 6:23)
Aspectos da salvação através da morte e ressurreição de Jesus na vida do homem salvo.
• Substituição – Cristo morreu no lugar dos pecadores (1Pe 3:18)
• Redenção – Cristo pagou o preço na cruz pelo pecado de todo o que crê (Jo 3:16-18; Gl 3:13; 2Pe 2:1).
• Reconciliação – Em Cristo temos reconciliação com Deus. (Rm 3:23-24; 6:22-23)
• Propiciação – Oferta que afasta a ira de Deus dirigida contra o pecado. (Rm 3:25; 1Jo 4:10)
• Justificação – Declarar justo todo o que crê. (Rm 5:9; 10:8-11; Ef 2:8-10; 2Pe 3:9)
• Santificação – Envolve um ato inicial, ou santificação posicional, no momento em que alguém crê em Cristo. (1Ts 5:23-24; 2Ts 2:13)
• Glorificação – O passo final da aplicação da redenção; na volta de Cristo. (Jo 5:28-29; 1Co 15:51-52; 1Ts 4:16; Fl 3:20; Rm 8:11)
Graça comum: São bênçãos comuns à todos os seres, exemplo: a chuva, o sol, o ar, etc...
Graça especial: Trata-se da revelação especial de Deus no coração humano de maneira que ele aceita a salvação através do sacrifício de Cristo. (Jo 3:16; Ef 2:8-9)
Conversão:
É um ato único que possui dois aspectos distintos, mas inseparáveis: O arrependimento e a fé.
Trata-se de uma resposta espontânea ao Evangelho.
Base bíblica que sustenta isso: (Jo 12:47; Rm 10:8-10,17).
Os elementos que caracterizam a fé são:
• Conhecimento (intelectual).
• Assentimento (emocional).
• Confiança (volitivo).
Os elementos que caracterizam o arrependimento são:
• Mudança de conceito (intelectual).
• Mudança de sentimento (emocional).
• Mudança de propósito (volitivo).
Regeneração:
É a transformação que Deus opera nos indivíduos que crêem.
Ele reveste suas tendências naturais, dá uma nova vitalidade espiritual à vida deles, restaura-os ao que se desejava de início que fossem.
Adoção: É um ato pelo qual Deus nos fez membros de sua família. (Rm 8:15; Gl 4:15; Ef 1:5)
12. Escatologia.
Concepções sobre o estado intermediário:
• O sono da alma (adventistas)
• O purgatório (católicos)
• A ressurreição instantânea (ortodoxos)
A concepção ortodoxa sobre o estado intermediário é que há um estado em que crentes e incrédulos experimentam, respectivamente, a presença e a ausência de Deus após a sua morte física (Lc 16:19-31).
A segunda vinda de Cristo se dará:
• Pessoal (At 1:11)
• Física (Hb 9:28)
• Visível (Mt 24:30)
• Repentina (1Ts 5:2)
• Gloriosa e Triunfal (1Co 15:25)
Concepções a respeito do milênio.
• Pós-milenismo – É a concepção de que a pregação do Evangelho será tão bem sucedida que o mundo se converterá. Quando o Evangelho tiver produzido todo o efeito, Cristo retornará (após o milênio).
• Pré-milenismo – É a concepção que crê num reinado terreno de Jesus Cristo com duração de 1000 anos. Cristo retornará de forma pessoal para iniciar o milênio e estará fisicamente presente durante este tempo.
• Amilenismo – É a concepção que defende que não haverá um milênio, um reinado terreno de Cristo. O julgamento final seguir-se-á imediatamente à Segunda Vinda e resultará nos estados finais dos justos e dos ímpios.
Dispensação:
Modos de atividades realizados por Deus em diferentes épocas.
• Inocência (Gn 1:26-28; 2:15-17)
• Consciência (Gn 3:5-7,22; 4:4)
• Governo humano (Gn 9:1; 11:1-4)
• Promessa (Gn 12:1-7; Êx 1:8-14)
• Lei (Êx 19:3-8; 2Rs 17:7-20)
• Graça (Jo 1:12; Rm 8:1-14)
• Reino (Is 11:3-5; Ap 20:11-15)
Céu: É o lugar em que Deus torna conhecida da forma mais completa a sua presença para abençoar.
Inferno: É lugar de castigo eterno, onde haverá plena consciência, feito para o diabo e seus anjos e para os incrédulos (aqueles que rejeitaram a Cristo).
1. Igreja:
Vem do grego ( Εκκλησία, ekklesia) significa Igreja ou assembleia.
• É o povo escolhido de Deus, a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos.
• Sua função é adoração, edificação e preocupação social.
• Podemos ve-la como um organismo vivo e como uma organização.
- IGREJA LOCAL... Segundo o Novo Testamento
2. Governo da Igreja.
• Temos como oficial, alguém publicamente conhecido como detentor do direito de desempenhar certas funções para o benefício de toda a Igreja.
• Estes oficiais são: Pastores e diáconos.
• As formas existentes de governo nas Igrejas são: Episcopal, presbiteriano e congregacional.
A Igreja Batista adota o Governo Congregacional (ou Democrático)
3. Disciplina.
• Formativa. ( que leva o membro a ser comunicado verbalmente)
• Corretiva. (que leva o membro a ter acompanhamento pessoal)
• Cirúrgica. (que leva o membro a ser excluído)
4. Propósito da disciplina.
• Restaurar o pecador. (Mt 18:15)
• Manter a pureza do corpo. (1Co 5:6-11)
• Dissuadir outros ao pecado. (1Tm 5:20)
5. Ordenanças.
• Batismo (Mt 28:19)
• Ceia (Mt 26:26-29)
Posições existentes sobre ceia.
• Transubstanciação – Os elementos se tornam o corpo e o sangue de Cristo (Católicos)
• Consubstanciação – O corpo físico de Cristo está presente “em, com e sob” os elementos da ceia. (Luteranos)
• Presença mística – Protestantes reformados. (Pentecostais)
• Simbolismo – Apenas um memorial. (Batistas)
Participações na ceia.
• Ceia livre, qualquer um pode participar.
• Ceia restrita, membros da mesma denominação participam.
• Ceia ultra restrita, somente membros da Igreja local participam.
6. Batismo.
• O significado da palavra batismo é “emergir em água”, que simboliza o sepultamento do indivíduo para o mundo e a ressurreição para a vida em Cristo.
• Serão batizados aqueles que se arrependerem de seus pecados e aceitarem o sacrifício salvífica de Jesus Cristo (At 2:38)
Relação da Igreja com a Denominação.
Relação da Igreja com outras igreas de outra denominação.
Relação da Igreja e o Estado.
Ética do Pastor:
A Ética Pastoral pode ser definida como, conjunto de normas e preceitos legalmente estatuídos e que se destina a promover o aprimoramento moral no exercício do pastorado.
- Importante que o pastor conheça o Código de Ética da OPBB
DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO MINISTERIAL
Certo do meu Chamado para o Ministério Pastoral.
Eu... (Nome)
Prometo:
Ø
Ser fiel à Deus, Senhor da
minha vida e ministério;
Ø
Submeter-me aos Mandamentos do
Senhor Jesus meu pastor supremo;
Ø
Deixar-me ser guiado e ensinado
pelo Espírito Santo, agente da minha santificação;
Ø
Ter a Palavra de Deus como meu
manual de fé e prática;
Ø
PREGAR as verdades bíblicas com
absoluta convicção e fidelidade;
Ø
Ter uma Vida de oração e culto
devocional;
Ø
Cuidar da Igreja de Jesus com
compromisso, dedicação e amor;
Ø
Zelar pelo bom relacionamento
ético para com os colegas de ministério; e
Ø
Cooperar no desenvolvimento
Denominacional Batista no Brasil e no Mundo.
Ø
Sou grato à Deus que me
confiou esse honroso ministério.
Amém!
Clique no Link Abaixo e Veja o Vídeo como Exemplo:
O Pastor uma vez consagrado ao Ministério pastoral deve cooperar com a Ordem dos Pastores, Associação e Convenção Batista.
Veja os Sites:
Convenção Batista Brasileira
OPBB
OPBB Fluminense
Convenção Batista Fluminense
Bibliografia:
Shedd, Russell P. Bíblia Shedd Antigo e Novo Testamentos. São Paulo: Edições Vida Nova, 2002.
Fonte: Blog Cristão - Pr. Márcio Silva
Excelente conteúdo! Muito oportuno, Parabéns!
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