RAZÃOES DA NOSSA VITÓRIA
A Vitória sobre as investidas do Maligno.
1João 2:12-14
“v.12. Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus
v. 13. Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno
v.14. Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno”. 1 João 2:12-14
TOPICOS IMPORTANTES
1Jo.
2:1-2 – Andar na Verdade
1Jo.
2:3-6 – Guardar o mandamento (Separados do mundo)
1Jo.
2:7-11 – O Mandamento: O amor fraternal.
1Jo.
2:12-14 – A Vitória sobre o Maligno
1Jo.
2:15-17 – O Cristão não deve ser mundano
1Jo.
2:18-27 – A ação dos anticristos.
1Jo. 2: 28-29 – Os verdadeiros filhos de Deus.
Andar na Verdade, estar separado do mundanismo, guardar os mandamentos, são revelações do capitulo 2 importantes para uma vida cristã autêntica.
Mas nenhum crente desconhece que o Diabo, continua com sua astucia, desejando a “quem possa tragar” (1ª Pedro 5:8).
Fantástico, a forma de abordagem do autor:
- “Filhinhos” – Filhos de Deus - Forma carinhosa de se dirigir aos filhos na fé!
João foi o mais jovem dentre os doze apóstolos que conviveram com Jesus.
Ele tinha o hábito carinhoso de reclinar-se sobre o peito do Mestre.
- “Pais eu lhes escrevo” – Foco na valorização da educação em família, regra básica na educação dos filhos nas famílias de Israel (Dt. 6).
- “Jovens eu lhes escrevo” – João reconhece a força dos jovens, que deve ser conduzida na direção da obediência à Palavra, para estar pronta para vencer o inimigo.
1. “Filhinhos... Seus pecados foram perdoados”
1 João 2:12 - “Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus”
-
Os Seus Pecados foram Perdoados
- Graças ao nome de JESUS
a) “Vossos pecados são perdoados” – “foram e são perdoados”: TODOS os filhos e filhas de Deus desfrutam deste privilégio.
Vejamos a Palavra:
Romanos 3:23,24 - Paulo - v.23. pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, v. 24. sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 6:23 - Paulo - Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Efésios 1:7 - Paulo - Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus.
2. “Pais, eu lhes escrevo... Jovens, eu lhes escrevo”
1 João 2:13 - “Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno”.
-
Vocês conhecem aquele que é desde o
principio.
- Por Ele vocês vencem o Maligno.
-a) João Diz aos Pais: “aquele que é desde o princípio” – Cristo: “o que era desde o princípio”.
Pais crentes precisam do conhecimento a respeito do Cristo, como indispensável, para cumprir a missão de passar às futuras gerações os valores cristãos.
b) João diz aos jovens: “vocês venceram o Maligno” – A capacidade de vencer oriunda dos ensinos recebidos dos pais, e a disposição de obedecer.
Vejamos a Palavra:
Mateus 26:41 - Jesus - "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca".
Tiago 4:7 - Tiago – “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês”.
3. “Filhinhos... Pais... E Jovens que vencem o inimigo”
1 João 2:14 - Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno”.
-
Conhecer a Deus – que é desde o príncipio.
- Através do Senhor e da Sua Palavra Escrita – Vocês são Fortes
-a) “Jovens…fortes” – A fé é a vitória que supera o mundo.
Este termo “vencestes” é peculiarmente de João, adotado de seu amado Senhor.
“Venceste” - Ocorre dezesseis vezes no Apocalipse, seis vezes na Primeira Epístola, apenas três vezes no resto do Novo Testamento.
Para vencer o mundo na força do sangue do Salvador, devemos estar dispostos, como Cristo, a nos separar de qualquer coisa que nos seja do mundo:
(1ª João 2:15)
“Não ameis o mundo, nem as coisas… no mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele ”.
O segredo da força dos jovens: a palavra do Evangelho, revestida de poder vivo pelo Espírito que é permanentemente neles; esta é: “a espada do Espírito” empunhada em oração dependente de Deus.
Contraste a mera força física dos homens jovens
(Is 40:30-31).
Isaías 40:30,31
v.30
- Os jovens se cansarão e se fatigarão,
e os moços certamente cairão;
v.31 - Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.
O ensino da Verdade prepara a TODOS, mas no caso os jovens para o uso proveitoso da Palavra da Verdade para vencer falsos profetas, ideologias progressistas, e teologia liberal progressista; que distorcem os Ensinos Sagrados, e as ações do Anticristo.
Esses ataques não pode colocar você em perigo, nem Satanás arranca de você a palavra de Deus.
1 João 2:17,18
v.17
- E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
v.18 - Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
b) “o maligno” – J.A. Bengel – Teólogo alemão - pensa que João se refere especialmente à notável constância exibida pelos jovens cristãos na perseguição de Domiciano.
Todos, mas à luz de João, principalmente o Jovem crente precisa se aperceber que o “príncipe deste mundo”, cativa “o mundo” (grego, Original -- “o iníquo”), especialmente os jovens.
Veja - 1Jo 2: 5-17; 1Jo 5:19.
1 João 5:19
v.19. Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno
Cristo veio para destruir o “príncipe do mundo”.
Portanto, os crentes alcançam a primeira grande conquista quando passam das trevas para a luz.
Mas depois precisam manter forte diante dos ataques do inimigo, olhando para Deus por quem eles são mantidos em segurança.
O QUE APRENDEMOS?
Aprendemos que perdão é indispensável para nossa relação e cuidados vindos do Senhor.
Aprendemos que pais crentes que conhecem a Cristo e seus ensinos, são responsáveis para educar seus filhos “no caminho que devem andar” (Pv.22.6)
Aprendemos que a força física dos jovens é primordial na realização das tarefas domestica, e também na igreja, Mas a primordial força é a espiritual que o faz VENCER OS ATAQUES E CILADAS DO INIMIGO.
Aprendemos que o Inimigo é astuto, e tem a intensão de matar, roubar e destruir. Mas eis a chave do sucesso: Cristo veio para destruir o “príncipe do mundo”.
Pr. Ozéas Dias Gomes – Agosto 2023
Comentários
Postar um comentário