MARCADOS POR CRISTO E PARA CRISTO (2)

Gálatas 6:17

“Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”. Gálatas 6:17

“...Porque eu Trago no corpo as marcas de Jesus” 6.17.(b)

Carta aos Gálatas.

Autor: Apostolo Paulo

Data: 51 a 53 dC

Porque Paulo a escreveu:

Evidencias judaizante dos cristãos de Jerusalém  influenciando os convertidos de Antioquia (Gentios), quando iam visita-los (Circuncisão)

Tema Principal – LIBERDADE CRISTÃ

Curiosidade a respeito da Carta aos Gálatas – Primeira Carta escrita pelo Apostolo Paulo.

Objetivos:

- Para Paulo a questão não era a circuncisão (Leis dos Judeus, e não dos gentios).

- A questão era o espirito de “Ser Nova Criatura”  - Circunciso, ou não.

Marcas de Cristo x Marcas da Circuncisão

(Importante é ser Nova Criatura - 6:15)

2Co. 5:17, 18

17. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 18. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação”.

2 Coríntios 5:17,18

- Outra questão que Paulo defende como objetivo na Sua Carta aos Gálatas – É a realidade efetiva da nossa justificação pela fé.

- Paulo apresenta na Carta o entendimento da Universalidade da Salvação, e a liberdade cristã no testemunho da fé.

Tópicos Principais da Carta aos Gálatas.

- Paulo fala sobre o Seu Chamado Apostólico – Cap. 1 a 2 (parte).

- Confronto da Verdade sobre Liberdade Cristã em Cristo – (Embate entre Pedro e Paulo)  - Cap. 2.11 a 2.21.

- Apresentação da revelação da eficácia da FÉ para salvação. E não a Obra.

(Não significa contrariar Tiago No Capitulo 2 que ensina Que as Obras são as Manifestações da Fé).

- E A REVELAÇAO DA GRAÇA NA Obra da Salvação. Cap. 5 e 6.

É esta Graça que encoraja o Apostolo Paulo afirmar:

“Eu trago no meu corpo as marcas do Meu Senhor Jesus” 6:1

1. Ter a Marca de Cristo:

- Seguir os passos do Senhor Jesus

- Ser Submisso: Jesus foi “obediente até à morte, e morte de cruz” 

- Na experiência de Pedro em Atos 4, 5: “È necessário Obedecer antes a Deus do que aos homens” – Pedro Atos 5:29

- É amar como Cristo Amou

- É Perdoar como Cristo Perdoou

- É Andar como Cristo Andou.

Titulo de um Livro: “Em Seus passos que faria Jesus?”

2. Eu tenho a Marca de Cristo em Mim.

Na Visão de Paulo Gálatas 6

TENHO A MARCA DE CRISTO:

a) Auxiliar mutuamente e ter responsabilidade pessoal:

- Auxilio Mútuo: “Levar a Carga uns dos outros” – 6:1-3

- Responsabilidade Pessoal: “Mas prove cada um o Seu Labor” 6:4-5.

TENHO A MARCA DE CRISTO:

b) Reconhecer a Instrução Recebida:

- Reconhecer a instrução recebida, e ser grato àquele que o instruiu. 6.6

- Fazer o bem – Não se canse, ou seja não desista de fazer o bem – 6:9, e 10

“Enquanto tivermos oportunidade façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” v.10.

Gálatas 6:9

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”. Gálatas 6:9

- Fazer o Bem – Uns aos outros? Sim! – Mas também fazer O que é correto!

- Perseverança,

- Resistencia, em qualquer circunstância 

TENHO A MARCA DE CRISTO:

c) Cuidar da semeadura – Qual semente que estamos semeando?

Gálatas 6:7, 8

7. Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. 8. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6:7,8

- Não ERREIS: “Deus não se deixa zombar” 6.7.

Quando Deus é zombado: Que Atitudes podem denunciar uma zombaria a Deus?

a) Quando Ele é desobedecido em seus mandamentos.

b) Quando Ele é “DESPREZADO” diante de seguimentos diversos Da sociedade moderna, desprovida da Verdade Absoluta, onde tudo é relativizado.

c) Quando o nome de Deus é SITADO em tom irônico, por quem quer que seja: autoridades, personalidades, ou em salas de aulas, ou até mesmo nos muitos púlpitos, onde se fala “Em Nome de Deus”, quando Deus não falou!

Ironizar o nome de Deus, ou a Sua Palavra da Verdade! É Zombar de Deus! Tem resultados – Veja os versos 6.7, 8

- Deus não se deixa escarnecer – Zombar.

- O que semear; isto também colherá.

- O que semear na carne, colhera os resultados da  sua carnalidade – corrupção! – Perdição Eterna!.

- O que semear no Espírito, colherá os resultados da semeadura no Espirito Santo – Vida Eterna! 

TENHO A MARCA DE CRISTO:

d) Gloriar-se na Cruz de Cristo.

Gálatas 6:14

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”. Gálatas 6:14

- Ou seja: Toda a Glória é do Senhor Jesus Cristo.

- Paulo chama a atenção para os que se deixavam passar pela circuncisão apenas para não ser perseguido!

 - Seria como não andar na Contra Mão das Ideologias deste Século para não ser perseguido.

- Paulo deixa claro que a Marca da Cruz em Sua Vida estava no fato de pagar o preço da Sua Fidelidade à Palavra da Verdade – Ao Senhor Jesus!

Apc. 2:10 – “Se Fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” – mesmo que tenha que morrer!

- Atente para esta afirmativa de Paulo:

“Gloriar-me Na Cruz de Cristo.... pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo” v.14

- Retrata a responsabilidade pessoal de Paulo com a Pregação da Palavra como Recebida do Senhor!

TENHO A MARCA DE CRISTO:

e) Quando me posiciono ao lado da defesa da Palavra da Verdade

Gálatas 6:17

- “Quanto ao mais ninguém me moleste”: Ou seja, ninguém tenha duvidas da minha fé.

- “Eu trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus Cristo” – Estou identificado com Cristo.

a) Marcas no seu sofrimento pela pregação do Evangelho de Cristo,

b) Tanto a Judeus, como a Gentios.

c) Marcas da rejeição, em alguns momentos, até mesmo entre os “iguais”.

Mas nada dessas experiências tirou o foco do Ap. Paulo – Sua Missão Ele Cumpriu fazendo valer – “As Marcas de Jesus em Sua Vida”.

Portanto o que aprendemos e aplicamos:

- Que ao escrever aos Gálatas, o apostolo estava interessado na firmeza dos irmãos convertidos, mesmo diante das ameaças do seu tempo.

- Que os exemplos de Paulo, de compromisso com a mensagem da cruz, são para ser observados e seguidos.

- Que as marcas de Cristo, vão além da minha certeza de salvação (indispensável sim).

Mas devem expressar o preço a ser pago por nossa fidelidade ao Senhor.

Concluímos que:  A graça revelada por Cristo, que alcança as nossas vidas para salvação, se expressam na capacidade de portarmos a MARCA DE JESUS  em nosso viver cristão até que Jesus Volte.

Texto para concluir.

Um Alerta para os que rejeitam ser Marcados por Cristo!

1 Timóteo 4:1

"O Espírito afirma claramente que nos últimos tempos alguns se desviarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a ensinamentos de demônios"

 https://bibliajfa.com.br/app/nvt/54N/4/1

Três perguntas para levar com Você.

1. Qual a Sua Experiência pessoal quando você recebeu a Marca de Cristo?

2. De que forma você tem  cuidado para que a Marca de Cristo seja relevante em Sua Vida?

3. Quais os frutos que a Marca de Cristo tem produzindo em Sua Vida?

Cantar e Viver: “Eu Tenho a Marca de Cristo”

Cântico: “Eu Tenho a Marca de Cristo em Mim”.

Eu tenho a Marca de Cristo em mim

- Em meu coração está escrito Seu nome.

- Seguir os Seus passos é o desejo meu.

- E corresponder ao Chamado de Deus.

- Prossigo vencendo como Ele venceu.

- Persigo o destino escrito pra mim
De herdar o Seu reino.

- E correspondendo ao chamado de Deus.

- Na minha fraqueza me fortaleci
Na tua presença,
Senhor.

- Na tua palavra encontro poder.

Pr. Ozéas Dias Gomes – Fevereiro 2023

Programas Diários (24H no Ar):  
Com Louvores, Reflexões Bíblica.

Noticias e Muito mais...

Comentários

ODG RÁDIO WEB

Postagens mais visitadas deste blog

MEU CHAMADO

O VERDADEIRO EVANGELHO

ODG RÁDIO WEB