Lição 7 – O Batismo no Espírito Santo
Textos bíblicos – Colossenses 3.1-17; Atos 1.4-8; 2.1-4; 8.14-25; 10.34-48 . Texto áureo – Atos 10.44
Introdução: O Batismo no Espírito Santo é entendido na conversão, quando o Espírito Santo entra na vida da pessoa. Para todos os salvos: homens, mulheres, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Uma promessa que abarca “todos aqueles que o Senhor, nosso Deus, chamar” (At 2.39). O Batismo no Espírito é uma extraordinária experiência com Deus através do seu Filho Jesus Cristo. Uma experiência pessoal e de fé. “Todos ficaram cheios do Espírito Santo” (At 2.4). O segundo capítulo de Atos dos Apóstolos revela que os crentes que receberam o Batismo no Espírito Santo eram lavados e remidos no Sangue do Cordeiro. (At 8.14-19; 9.17,18; 19.1-7).Joel 2,
1 – Uma profecia esperada desde os tempos de Joel: Posição de Joel no Cânon Sagrado. A ordem dos Profetas Menores nas versões da Bíblia é a mesma do Cânon Judaico e da Vulgata Latina, mas não é cronológica. Joel é o segundo livro, situado entre Oseias e Amós, mas na Septuaginta há uma diferença na ordem dos primeiros seis livros: Oseias, Amós, Miqueias, Joel, Obadias, Jonas. Vejamos os Texto Joel 2:28-32: “28. E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. 29. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. 30. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. 31. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. 32. E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar”. Joel 2:28-32
Quando o Espírito Santo foi derramado sobre a Igreja, em Jerusalém, muitas pessoas ficaram atônitas com o fenômeno, pois viram gente simples falando da mensagem de Jesus de forma ser entendidos pelos ouvintes. Outros, no entanto, zombavam, afirmando que essas pessoas estavam “cheias de mosto” ou “embriagadas”. Nessa ocasião, o apóstolo Pedro se levantou junto dos demais apóstolos (Atos 2.14) e pregou efetivamente os pontos vitais da revelação de Deus através de Jesus Cristo.
Pedro evocou a profecia de Joel a respeito do derramamento do Espírito Santo (At 2.15-21), e conclamou-os: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (Atos 2.38,39).
2 – Significado do batismo no Espírito Santo: A nossa Declaração Doutrinária assim diz: “No dia de Pentecostes, em cumprimento final da profecia e das promessas quanto à descida do Espírito Santo. Ele se manifestou de maneira singular, quando os primeiros discípulos foram batizados no Espírito, passando a fazer parte do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Suas outras manifestações, constantes no livro Atos dos Apóstolos, confirmam a evidência de universalidade do dom do Espírito Santo a todos os que creem em Cristo. O recebimento do Espírito Santo sempre ocorre quando os pecadores se convertem a Jesus Cristo, que os integra, regenerados pelo Espírito, à Igreja”.
“Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. 1 Coríntios 12:13. “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”; João 14:16. “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir”. João 16:13. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Efésios 4:30.
3 – Sua historicidade no livro de Atos: O livro de Atos reconta a ascensão e a disseminação do Cristianismo, começando em Jerusalém, e terminando em Roma. Os acontecimentos descritos em Atos ocorreram dentro de um período de 30 anos (cerca de 30–62 d.C.) e têm como foco principal o ministério de Pedro (Atos 1–12); e de Paulo (Atos 13–28). Sem o livro de Atos, o conhecimento sobre a Efetiva Ação do Espírito Santo, e do início da história da Igreja seria limitado às poucas epístolas do Novo Testamento. Além disso, Atos fornece um valioso contexto histórico para as epístolas de Paulo.
O Espírito Santo se faz presente em toda a Ação descrito por Lucas ao escrever o Livro de Atos. Veja resumidamente os acontecimentos em Atos: Atos 1–2: Jesus Cristo está com os discípulos por 40 dias depois de Sua Ressurreição e, então, ascende ao céu. Por inspiração, os apóstolos chamam Matias para ocupar a vaga no Quadro dos Doze Apóstolos. O Espírito Santo se manifesta de forma marcante no dia de Pentecostes. Pedro testifica ousadamente do Salvador ressurreto e cerca de 3 mil pessoas são convertidas. Atos 3–8 Pedro e João curam um homem que havia nascido coxo. Pedro e João são presos por pregar e curar em nome de Jesus Cristo e são libertados da prisão. Os apóstolos chamam sete homens para auxiliá-los no ministério; um desses homens, Estevão, testifica perante o conselho judeu e os membros do conselho o condenam à morte. Filipe prega em Samaria. Atos 9–12 Saulo tem o seu encontro com o Senhor Jesus no caminho de Damasco, é convertido e inicia seu ministério. Ao ter uma visão, Pedro aprende que o evangelho deve ser pregado aos gentios. Herodes Agripa I condena o Apóstolo Tiago à morte (irmão de João) e prende Pedro. Atos 13–15 Saulo e Barnabé são separados pelo Esperto Santo como missionários. Eles encontram oposição dos judeus e são aceitos por alguns gentios. Os líderes da Igreja se reúnem em Jerusalém e determinam que os conversos gentios não precisam ser circuncidados (ou continuar a observar a lei de Moisés) quando eles se unem à Igreja. Paulo (como Saulo é chamado agora) parte em sua segunda viagem missionária, com Silas. Atos 16–20 Paulo e Silas fortalecem várias igrejas que foram estabelecidas anteriormente. No Areópago, em Atenas, Paulo prega que “somos geração de Deus” (Atos 17:29). Paulo termina sua segunda missão e parte em uma terceira missão pela Ásia Menor. Paulo decide voltar para Jerusalém. Atos 21–28 Em Jerusalém, Paulo é preso e continua a testificar de Jesus Cristo. O Senhor aparece novamente a Paulo. Muitos judeus planejam matar Paulo. Em Cesareia, ele testifica perante Félix, Festo e Agripa. Paulo naufraga a caminho de Roma. Paulo prega o evangelho enquanto está em prisão domiciliar em Roma.
4 – Sua evidência no testemunho cristão: Em todo
o livro de Atos, o Espírito Santo estava poderosamente presente. Ele atuou
poderosamente nos cristãos e por meio deles enquanto eles testemunhavam sobre
seu Senhor. O Espírito Santo fortaleceu avida dos crentes para que enfrentassem
as provações e os desafios de testemunhar em meio às diversidades do seu tempo.
O Espírito Santo os guiou às pessoas que buscavam conhecer a verdade e preparou
o coração dos ouvintes em seus locais antes que os testemunhos pregados
chegassem. O Espírito Santo permitiu oportunidade com as quais nossos missionários
nunca sonharam e deu poder às suas palavras e ações.
O Espírito Santo atuou na igreja do Novo
Testamento e está também atuando na vida da igreja hoje. Ele está pronto a capacitar
os crentes nas igrejas de Jesus, fortalecer, ensinar, guiar, unificar e enviar
à missão mais importante do mundo, que é levar homens e mulheres a Jesus e à Sua
verdade. Deve a Igreja ter em mente de que o Espírito ainda está ativo e
atuando em nosso tempo, exatamente como nos dias e tempo dos apóstolos e da
igreja primitiva. Assim cada crente deve está sensível ao poder do Espírito
Santo, e se deixar ser capacitado por Ele para atuar na Igreja e na vida das
pessoas em nosso tempo.
Conclusão: Ser batizado no Espírito Santo é um privilégio concedido a todo crente que foi alcançado pela Graça para a Salvação em Cristo Jesus; Quando aceitamos a salvação através de Jesus e somos tomados pelo Espírito, porque fomos perdoados de nossos pecados. E na Caminhada cristão o Espirito Santo caminha com a Igreja capacitando para o testemunho da sua Fé, e cumprimento da Sua Missão. Deixe Deus, por meio do Espírito Santo, fazer como Ele quiser em sua vida. É por Ele que o Senhor concede os diferentes DONS para atender as necessidades de sua Igreja. Deixa do Espírito Santo te capacita!
Texto Bíblico para concluir: Atos 1:4-8: O Poder do Espírito que se manifesta: “Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo. Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel? Ele lhes respondeu: Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra"
Semana |
Leituras
diárias |
Segunda |
Joel
2.28-32 |
Terça |
João 16.12-14 |
Quarta |
Atos 1.1-8 |
Quinta |
Atos 2.1-13 |
Sexta |
Atos 8.1-17 |
Sábado |
Atos 10.23-48 |
Domingo |
Atos 19.1-7 |
Pr. Ozéas Dias Gomes - Agosto 2022
Comentários
Postar um comentário